Nos acompanhe

Paraíba

Órgãos de fiscalização identificam 7,29 hectares de Mata Atlântica desmatados na PB

Publicado

em

Mais de 7 hectares de Mata Atlântica desmatados em seis áreas localizadas nos municípios de João Pessoa, Alagoa Nova, Massaranduba e Areia; cinco autuações, nos termos dos artigos 51 e 64 do Decreto Federal 6.514/08; uma notificação para apresentação e comprovação de licença e uma apreensão de material usado para a supressão de vegetação remanescente. Esse foi o balanço parcial da Operação ‘Mata Atlântica em Pé’ na Paraíba.

A ação nacional voltada ao combate ao desmatamento e à recuperação de áreas degradadas foi deflagrada na última semana em 17 estados brasileiros que integram o bioma.

A operação é coordenada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), em articulação com as a unidades do MP dos demais estados, a exemplo do Ministério Público da Paraíba.

Na Paraíba, a operação contou com a participação do Centro de Apoio Operacional do MPPB em matéria de meio ambiente (CAO Meio Ambiente), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), do Batalhão de Polícia Ambiental, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente.

As inspeções foram iniciadas na segunda-feira (20/09) e o balanço parcial do trabalho foi apresentado em reunião realizada na sede da Sudema, da qual participaram a coordenadora do CAO Meio Ambiente, a promotora de Justiça Fabiana Lobo; o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti; a diretora administrativa, Elisete Andreoli, e o procurador jurídico do órgão ambiental, Daniel Lucena, além de agentes de fiscalização.

Segundo a Sudema, dos 7,29 hectares de Mata Atlântica desmatados nesses seis pontos de alerta, 2,5 hectares estão localizados em João Pessoa. Já em Alagoa Nova, foram apreendidos um galão com 20 litros de veneno e cinco vaporizadores, material usado para suprimir mata remanescente.

Responsabilização

Conforme explicou Fabiana Lobo, imagens de satélite geraram 14 alertas no Estado da Paraíba, que passaram por uma triagem dos órgãos de fiscalização locais, uma vez que alguns já tinham sido alvos de autuações. Seis pontos foram fiscalizados pela Sudema e outros três designados para inspeção ao Ibama, que ainda não enviou os relatórios de fiscalização ao MPPB.

Nos seis pontos vistoriados pela Sudema foi constatada a supressão ilegal de Mata Atlântica.

“A operação na Paraíba foi bastante positiva. Obviamente que o melhor cenário seria chegar nesses pontos de alerta e não detectar que houve o desmatamento ilegal, mas, infelizmente, isso ocorreu. O objetivo da operação era identificar o dano ambiental, fazer cessar o ilícito e responsabilizar de forma administrativa, cível e penal os responsáveis pelo desmatamento de Mata Atlântica de forma irregular. O MPPB e os órgãos de fiscalização alertam também que essa fiscalização não se resume à operação ‘Mata Atlântica em Pé’ e que se trata de uma ação continuada em defesa do meio ambiente e especialmente em defesa da Mata Atlântica no estado da Paraíba”, disse.

O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, lamentou os pontos de desmatamento irregular no Estado.

“Infelizmente, registramos esses pontos de desmatamento, o que é lamentável. Estaremos sempre atentos, junto com o Ministério Público e os demais órgãos de fiscalização e controle, para evitar cada vez mais esse tipo de ação”, disse.

Continue Lendo

Paraíba

Cantor da banda Limão Com Mel reforça apoio à candidatura de Mô Lima em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador e músico de profissão, Mô Lima (PP), recebeu um importante apoio a sua candidatura no projeto de reeleição à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (01/10), o cantor da banda Limão Com Mel, Edson Lima, endossou o nome do colega na disputa eleitoral.

“Passando aqui pra dizer a vocês que meu vereador em João Pessoa com certeza é Mô Lima”, enfatizou.

Sobre 

Mô Lima é cantor, compositor, musicista. É filho do saudoso Pinto do Acordeon, instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro, natural de Conceição, no Vale do Piancó. Pinto foi eleito vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997. Já Mô Lima, seguindo os passos do pai, em 2020 foi candidato a vereador, não obtendo êxito na disputa, onde alcançou quase três mil votos e ficou na suplência. Também ocupou o cargo de diretor na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caso Fernando Cunha Lima: Justiça paraibana marca primeira Audiência de Instrução; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça paraibana marcou a primeira Audiência de Instrução do caso do médico pediatra Fernando Cunha Lima para o dia 29 de outubro de 2024, na 4ª Vara Criminal de João Pessoa. O agendamento foi assinado pelo juiz José Guedes Cavalcanti.

Fernando Cunha Lima, que tem 80 (oitenta) anos de idade, é acusado de abusar sexualmente de diversas crianças em seu próprio consultório instalado na Capital paraibana. Até o momento sabe-se que, pelo menos, oito pessoas deporão em favor do pediatra. A defesa, porém, chegou a indicar 38 (trinta e oito).

O médico já teve os bens imóveis bloqueados para garantir indenizações às vítimas caso sejam determinadas pela Justiça.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

 

Continue Lendo

Paraíba

Matuta Fest: comício de Rúbia leva multidão às ruas de Princesa Isabel; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata de oposição em Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), promoveu na noite desta terça-feira (01/10) o ‘Matuta Fest’. O evento arrastou uma multidão de apoiadores e populares pelas ruas do município até a concentração no Centro da cidade.

Na oportunidade, Rúbia reafirmou a força política que tem conquistado com os princesensses e comprovando na prática o que dizem as últimas pesquisas de intenção de votos na qual mostra ela com o apoio da maioria da população.

“Princesa já resolveu! Quer mudança, quer transformação, quer o melhor para a nossa cidade, quer o pra melhorar a vida do nosso povo”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo