Nos acompanhe

Paraíba

Polícia Civil indicia Antônia Fontenelle por prática de preconceito contra paraibanos

Publicado

em

A Polícia Civil da Paraíba (PCPB), através da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Homofóbicos, Raciais e de Intolerância Religiosa (DECHRADI) indiciou a vlogueira, youtuber e ex-atriz da Globo, Antônia Fontenelle pela prática de declarações preconceituosas, xenofóbicas, contra os paraibanos.

A pena para o crime previsto no art. 20 da Lei nº 7.716/1989, da Lei do Racismo, por preconceito ou descriminação, prevê a aplicação da pena de reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, além do pagamento de multa.

Durante interrogatório realizado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que colaborou com a investigação, Fontenelle teria dito que não teve intenção de ofender aos paraibanos e que teria proferido os termos “no auge de uma indignação”.

Leia também: Polícia Civil paraibana aciona Polícia carioca e segue com investigação contra Antonia Fontenelle

O caso

Na primeira quinzena do último mês de julho, a apresentadora fez uma postagem em suas redes sociais para criticar a agressão praticada pelo DJ Ivis, paraibano, contra a esposa.

Na ocasião, Antonia Fontenelle utilizou o termo ‘Paraíba’ de forma pejorativa e, após ser criticada, piorou a situação ao usar o termo ‘paraibada’ também de modo pejorativo.

“Esses paraíbas fazem um pouquinho de sucesso e acham que podem tudo”, escreveu Fontenelle.

Repercussão

O fato chegou a repercutir no Congresso Nacional quando o deputado federal paraibano Julian Lemos (PSL), repudiou de forma veemente o episódio e reafirmou seu amor pela Paraíba e cobrou respeito a todos os paraibanos.

“Nunca, nunca seja arrogante com os humildes, nem humilde com os arrogantes. Sou Paraíba raiz, tenho convicção que nasci no melhor lugar do mundo, e jamais irei NEGAR a defesa dos meus e da minha terra”, enfatizou o parlamentar.

Leia também: Xenofobia praticada por Antonia Fontenelle contra paraibanos repercute no Congresso Nacional

Reincidência

De acordo com informações publicadas no UOL, o caso da ‘paraibada’ não teria sido a primeira vez que a youtuber é acusada da prática desse tipo de crime, uma vez que, no último mês de fevereiro, Fontenelle foi indiciada pelos crimes de racismo e xenofobia pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro por causa de ofensas contra a atriz Giselle Itié, nascida no México.

Ainda segundo a matéria, o advogado de Itié, André Perecmanis, Fontenelle havia chamado Giselle “de covarde, a desqualificou como atriz, mulher, praticando crime contra a honra e injúria”.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Brito busca expansão do setor industrial em Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (30/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é a expansão do setor industrial. Com ações de melhorias na infraestrutura, novas vias de acesso, incentivos fiscais e investimentos na qualificação da mão de obra local por meio de parceria com instituições de ensino técnico e universidades.

“Vamos atrair mais empresas e gerar empregos”, enfatizou Eduardo.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

‘A Casa é Sua’: Adjamir apresenta projeto de programa habitacional para Curral de Cima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), apresentou, em publicação feita nas redes sociais, o projeto ‘A Casa é Sua’, um programa habitacional que garantiu implantar na cidade caso assuma a chefia do Executivo.

De acordo com o prefeitável, as ações ocorrerão por meio de uma força-tarefa com recursos próprios e parcerias com Governo do Estado e o Governo Federal na busca por garantia de dignidade habitacional à população curralense de cima.

“Levaremos dignidade às famílias através do programa ‘A Casa é Sua’. O programa atenderá às famílias que precisam de uma casa para morar, e àquelas que necessitam fazer uma reforma e não têm condições”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Mô Lima destaca carinho e apoio da população na reta final da campanha eleitoral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), destacou todo apoio e carinho que tem recebido da população por onde passou no período de campanha eleitoral. O parlamentar, que busca a reeleição nas eleições do próximo dia 06 de outubro, cumpriu uma série de agenda em diversos bairros da cidade dialogando e ouvindo demandas dos pessoenses.

“Estamos na reta final e eu só consigo agradecer por todo carinho que venho recebendo durante todo este período! Conto com o seu apoio para que, juntos, possamos colaborar ainda mais com o crescimento da nossa João Pessoa”, afirmou Mô em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (30/09).

Sobre 

Mô Lima é cantor, compositor, musicista. É filho do saudoso Pinto do Acordeon, instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro, natural de Conceição, no Vale do Piancó. Pinto foi eleito vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997. Já Mô Lima, seguindo os passos do pai, em 2020 foi candidato a vereador, não obtendo êxito na disputa, onde alcançou quase três mil votos e ficou na suplência. Também ocupou o cargo de diretor na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Confira:

Continue Lendo