Nos acompanhe

Paraíba

Grupos de Pombal são reconhecidos como patrimônio cultural e imaterial pela ALPB

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta terça-feira (21), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 3.042/2021, que reconhece os grupos Irmandade do Rosário, Pontões, Congos e Reisado do município de Pombal como patrimônio cultural e imaterial do estado da Paraíba. Agora, o projeto segue para sanção por parte do Governo do Estado. A matéria é de autoria da deputada estadual Pollyanna Dutra, que destacou a importância dos movimentos culturais que marcam a fundação do estado da Paraíba.

“A Festa do Rosário de Pombal, tradição que se mantém no município há mais de 120 anos, é também o momento da reunião de diversos grupos que carregam a história e a cultura do município e do Estado da Paraíba. Pelo menos uma vez por ano, ocupam as ruas e as praças centrais pombalenses a Irmandade do Rosário e os grupos Pontões, Reisado e Congos, trazendo consigo as marcas de um passado de resistência, fé e luta da população local”, destacou a parlamentar, na justificativa da sua matéria.

Pombal foi o primeiro núcleo de colonização do Sertão da Paraíba e a resistência desses grupos culturais demarca a relevância dessa história, conforme Dutra. “Esses grupos são remanescentes de africanos e são movimentos que foram trazidos da África por negros convertidos. Eles, ao longo dos anos, por meio dos grupos, faziam filantropia e utilizavam dinheiro para libertar negros escravizados e amparar famílias desassistidas. Essa é apenas uma parte dessa rica história que, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que tem características barrocas e completa 300 anos em 2021, preserva uma cultura, uma história que precisa ser contada à Paraíba. São mais de 300 anos da nossa igreja e mais de 100 anos desses grupos, que demonstram a riqueza que nossa terra carrega”, explicou Pollyanna.

“Essa é uma relíquia que temos que preservar. Como filha da terra, como sertaneja, como paraibana, vejo a importância de destacar a relevância cultural desses grupos culturais e de tudo que está arraigado nesta terra, que não podemos deixar o vento levar. Fico muito feliz em poder homenagear e mostrar à Paraíba o que representam para nós esses grupos. História linda que temos a contar a todo o Estado. Eu não poderia deixar de homenagear esses grupos tão importantes, sobretudo neste ano, em que comemoramos os 300 anos da Igreja do Rosário”, finalizou.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça defere liminar e proíbe Walber Virgolino de usar carros da ALPB e equipamentos da Polícia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cerco está se fechando contra o Deputado Estadual e candidato a Prefeito de Cabedelo, Walber Virgolino (PL).

O juíz eleitoral da 57ª vara de Cabedelo deferiu liminar na manhã desta terça-feira (01), proibindo o investigado de utilizar os veículos locados pela Assembleia Legislativa ou qualquer outro bem móvel custeado por recursos públicos.

Além dos carros, a justiça também proibiu o candidato de fazer uso de símbolos, frases ou imagens associadas a órgãos de segurança pública que possam ser confundidas com elementos oficiais.

Ao fim do processo, se condenado, Walber poderá perder o mandato de Deputado e ficar inelegível para futuras eleições.

A ação contra Walber surgiu após ele postar em suas redes sociais vídeos utilizando coletes balísticos e demais equipamentos da Policia Civil, além de diversos vídeos fazendo uso de carros locados pela ALPB para fins eleitorais.

Clique AQUI e leia a decisão na íntegra

Continue Lendo

Paraíba

Raíssa Lacerda tem prisão revogada pela Justiça e cumprirá medidas cautelares

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A vereadora de João Pessoa, Raíssa Lacerda (PSB), que foi presa no último dia 26 de setembro teve o habeas corpus concedido nesta terça-feira (01/10) após uma decisão da Justiça Eleitoral por meio da 64ª Zona Eleitoral. A juíza Maria de Fatima Lucia Ramalho determinou a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, como o monitoramento por tornozeleira eletrônica.

A decisão ocorreu devido a vereadora ter renunciado a disputa pela reeleição no pleito do próximo dia 06 de outubro. A Corte entendeu que que Raíssa não tem mais influência no desequilíbrio e lisura nas eleições.

Ela foi presa na segunda fase da operação Território Livre, deflagrada pela Polícia Federal e Ministério Público da Paraíba (MPPB) que investiga o aliciamento violento de eleitores no pleito de 2024.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça revoga prisão da primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça revogou, nesta terça-feira (01/10), a prisão da primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, bem como da assessora Tereza Cristina Barbosa de Albuquerque.

Elas tinham sido presas na terceira fase da operação deflagrada com objetivo de investigar supostos crimes de aliciamento violento de eleitores e organização criminosa nas Eleições 2024.

A revogação foi autorizada pela juíza Maria de Fátima Ramalho, da 64ª Zona Eleitoral de João Pessoa. Ambas as prisões foram convertidas em medidas cautelares.

Constato que as investigadas são primárias, possuem residência fixa e ocupação lícita, além de que, constituindo advogados, demonstram comprometimento com a Justiça, não contribuindo com a destruição de provas, estas já devidamente coletadas por ocasião do cumprimento dos mandados de busca e apreensão em suas residências”, afirmou a magistrada.

Continue Lendo