Nos acompanhe

Paraíba

Crises financeira e de gestão na UFPB são destaques na imprensa nacional

Publicado

em

A crise instalada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em grande parte das Universidades Federais instaladas no Brasil voltou ao centro das atenções nos últimos dias a partir da divulgação de cenários de conflito e dificuldades em parte das instituições provocados por cortes de verbas autorizado pelo Governo Federal nos últimos anos e pela nomeação de reitores considerados ‘interventores’ bolsonaristas nas UFs.

Dados financeiros mostram que após dois anos e meio da gestão do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a redução orçamentária direcionada às verbas de todas as 69 (sessenta e nove) Universidades Federais, realizadas entre os anos 2019 e 2021 foi de quase 20%.

O outro ponto de crise apontado por especialistas está na nomeação de reitores menos votados pelas comunidades acadêmicas em seus respectivos processos eletivos, fato este que simboliza a quebra da autonomia institucional, antes sempre respeitada.

UFPB

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2020, a nomeação do menos votado nas eleições para a Reitoria, Valdiney Gouveia, último colocado no pleito com apenas 5% dos votos, foi recebida com insatisfação e muitos protestos.

Leia também: UFPB: universitários iniciam onda de protestos contra nomeação de Valdiney Gouveia

Leia também: Bolsonaro surpreende e nomeia chapa menos votada para comando da Reitoria na UFPB

De lá para cá, a gestão universitária tem sido apontada com insatisfação por muitos que integram a instituição tanto, ao ponto de entidades representativas ligadas a UFPB protocolarem um dossiê de gestão dos 10 meses do reitor Valdiney Gouveia a frente da Universidade questionando sua nomeação, bem como atos da gestão e a prática de censura contra entidades representativas.

Leia também: Comitê protocola dossiê contra reitor da UFPB Valdiney Gouveia

De acordo com informações de servidores da UFPB, na instituição, além do cenário conflituoso delicado, ainda existe uma crise financeira que faz faltar até álcool em gel no local.

O vice-diretor do centro de Educação da universidade, Roberto Rondon, fez duras críticas ao atual reitor da UFPB durante entrevista ao Estadão que, por sua vez, procurou Gouveia que não respondeu aos pedidos de entrevista para dar a sua versão.

Segundo Rondon, o reitor teme discutir a volta presencial das aulas porque teria que admitir cortes promovidos pela gestão Federal e comprar briga com o MEC, tudo o que um nomeado por vontade unilateral do atual presidente não desejaria fazer.

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo