Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura realiza congresso preparatório para a Copa João Pessoa de Futebol

Publicado

em

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (20) o congresso preparatório para a Copa João Pessoa de Futebol 2021, competição esportiva envolvendo times de bairros que será iniciada no próximo dia 5 de outubro com 64 equipes. O evento, realizado no auditório da Uniesp, foi oportunidade para o sorteio dos confrontos e contou com a presença do prefeito Cícero Lucena.

“Tenho a felicidade em gestões anteriores de ter iniciado essa atividade na disputa entre os bairros. A gente sentia a alegria da população, das comunidades, em participar e ter a oportunidade de ver a prática dos atletas, seja veteranos ou a juventude. Neste instante tem um significado ainda maior pelo pós-pandemia, onde estamos ansiosos para voltar a nossa vida normal tendo o cuidado, cautela e a preocupação sanitária. Se Deus quiser vai ser um grande evento dentro do projeto que nós temos de oferecer a cidade de João Pessoa uma capital do esporte saudável”, comentou Cícero Lucena.

O congresso foi a oportunidade para, junto aos representantes das equipes, fazer os últimos ajustes para a competição. Foram repassadas instruções e todas as informações necessárias para o bom desenvolvimento do campeonato. As equipes ainda receberam bolas para treinamento.

O número de times é uma das novidades da edição, superando em 12 o total de inscrições da realização anterior, em 2019, ainda intitulada Copa de Seleções de Bairros. Outro ponto é a disputa pelo terceiro lugar, que vai acontecer pela primeira vez.

Ao todo são 64 jogos movimentando o futebol amador da Capital, que vão ser realizados em três estádios da Prefeitura de João Pessoa: Graça, em Cruz das Armas, Wilsão, em Mangabeira, e Ivan Tomaz, no Valentina. A partida de abertura será entre Roger, atual campeão, e Cidade Verde. O secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Kaio Márcio, espera que o torneio seja um trampolim na formação de jogadores.

“Fico muito feliz em oferecer essa oportunidade. É um campeonato amador, porém, alguns jogadores tendem a se tornar profissionais e têm essa chance de mostrar o seu talento. Queremos dar mais oportunidades e oferecer essa escadinha para que o jogador possa chegar ao profissional. Além de ser uma confraternização entre os times e os bairros da cidade. É uma grande festa, principalmente para o futebol”, disse Kaio Márcio.

Regulamento – A Copa João Pessoa de Futebol vai ter seis fases, sendo sempre decidida em jogo único.

Confira o cronograma das fases:

1ª fase – 5 a 31 de outubro
2ª fase – 4 a 16 de novembro
Oitavas de final – 18 a 25 de novembro
Quartas de final – 27 e 28 de novembro
Semifinais – 30 de novembro e 2 de dezembro
Final – 5 de dezembro

Veja a lista dos 64 times:

Altiplano
Alto do Céu
Alto do Mateus
Anatólia
Bairro das Indústrias
Bairro dos Novais
Bancários
Bessa
Boa Esperança
Castelo Branco
Cidade Maravilhosa
Cidade Verde
Colibris
Colinas do Sul
Costa e Silva
Cristo Redentor
Cruz das Armas
Distrito Industrial
Engenho Velho
Ernani Sátiro
Ernesto Geisel
Esplanada
Funcionários I
Funcionários II
Funcionários IV
Gauchinha
Gervásio Maia
Gramame
Grotão
Ilha do Bispo
Jaguaribe
Jardim 13 de Maio
Jardim Planalto
Jardim Veneza
João Agripino
João Paulo II
José Américo
Jardim Itabaiana
Manaíra
Mandacaru
Mangabeira
Mangabeira II
Mangabeira IV e V
Muçumagro
Nova República
Oitizeiro
Padre Zé
Paratibe
Parque do Sol
Parque do Sul
Penha
Portal do Sol
Porto do Capim
Rangel
Roger
Santa Bárbara
São José
São Rafael
Tambiá
Timbó
Torre
Valentina Figueiredo
Varadouro
Vista Alegre

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo