Nos acompanhe

Paraíba

Projeto Colorindo Campina quer transformar Rua da Escadaria no Rosa Mística com foco na 1ª infância

Publicado

em

Nas terça e quarta-feira, 14 e 15 de setembro, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio de equipes da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou a aplicação de uma pesquisa junto aos moradores na rua da Escadaria no bairro Rosa Mística, com o objetivo de coletar informações do perfil das famílias e ao mesmo tempo, sensibilizar esses moradores para a adesão ao projeto Colorindo Campina, que será implantando oficialmente no local, no dia 29 deste mês.

Idealizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transparência em parceria com as Secretarias da Semas, Seduc, Sejel e Cultura, o projeto Colorindo Campina, trata-se de uma intervenção, formato piloto na comunidade Rosa Mística, com foco em espaços públicos amigáveis às crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos).

A iniciativa tem como principal objetivo: Transformar microvazios urbanos; Promover sustentabilidade e resiliência; Reiventar a relação morador com a sua comunidade; Promover uma mudança de comportamento; Implantação e integração de políticas públicas; além de integrar os diferentes órgãos e secretarias do município (iluminação, escadarias, calçadas, becos e vielas), sob a perspectiva das crianças, especialmente na primeira infância.

No local, a equipe da Semas formada pela supervisão do Programa Criança Feliz, que atende crianças na primeira infância, além de sete visitadoras do programa, sob a coordenação da diretora de Proteção Social Básica Joelma Martins, visitou 43 casas na rua para fazer o devido levantamento.

A aposentada Maria Francisca Trindade, 86 anos, que tem 11 netos e 13 bisnetos, (dois moram com ela), foi uma das primeiras moradoras do bairro Rosa Mística há 54 anos. Ela ficou curiosa e ao mesmo tempo feliz ao ver, através de fotos, como a localidade ficará colorida e com tantos atrativos para a sua família e vizinhança. Principalmente, quando puder receber a visita dos netos que moram em outros locais.

A aposentada, fraturou a bacia há dois anos depois de sofrer uma queda dentro de casa e hoje se locomove, inclusive utilizando as escadarias, com o auxilio de um andador. “Quando cheguei aqui tinha um grande esgoto no meio da rua e o local, sempre foi muito acidentado. Há 30 anos, foi construída a escadaria e agora com essa nova adequação, ficará muito melhor”, argumentou.

Para o Secretário Valker Neves, “é importante destacar o trabalho conjunto que está sendo realizado pelas secretarias em prol de viabilizar essa importante iniciativa por parte da Prefeitura Municipal. Enaltecer também o trabalho da equipe da Semas, que dá esse pontapé inicial, ouvindo os moradores sobre as expectativas de cada um, para que tenham uma vida mais digna e com qualidade para todas as famílias na comunidade”, argumentou.

Para Joelma Martins, diretora de Proteção Básica da Semas, “o projeto em si é fruto de um trabalho de pesquisa realizado pelo prefeito Bruno Cunha Lima em outros municípios no sentido de melhorar o dia a dia das comunidades. O benefício de um projeto como esse com alto impacto social e baixo custo, vai fazer diferença na vida das pessoas que moram no bairro”, salientou.

Nesta quinta e sexta (16 e 17 de setembro), a Secretaria de Planejamento (Seplan), vai realizar oficinas com a participação dos moradores que aderiram e querem inclusive contribuir com o andamento do projeto, que será entregue no final do mês, como parte da programação da campanha Setembro Amarelo, promovida pela PMCG, por meio da Coordenadoria de Saúde Mental.

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Tibério cumpre agenda em cidades da Região Metropolitana e referenda nomes do grupo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira, cumpriu uma extensa agenda este fim de semana para referendar candidaturas do grupo nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os compromissos ocorreram em Conde, na qual o partido apoia o projeto de reeleição da prefeita Karla Pimentel; já em Cabedelo, o grupo referenda o nome de André Coutinho (Avante); no litoral norte, em Mataraca, Tibério reforça a candidatura de Benedito Matinhas (PSB); em João Pessoa o apoio é ao atual prefeito que busca à reeleição, Cícero Lucena (PP); e por último, em Guarabira, o projeto apoiado pelo gestor é o de Raniery Paulino (Republicanos).

“Estaremos lado a lado, guiados pelo trabalho e a transparência nas administrações públicas!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Trios de forró pé de serra tornam-se patrimônio cultural imaterial de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei que reconhece os trios de forró pé de serra como patrimônio cultural de natureza imaterial do município.

Para os parlamentares, os profissionais sempre contribuíram com a cultura pessoense, incentivando as tradições e valores regionais, bem como o turismo local. O esperado é que o reconhecimento obtido com o título de patrimônio cultural seja refletido também no salário desses profissionais que propagam a cultura nordestina.

A matéria é de autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), que enalteceu a importância do gênero musical à cultura pessoense e de toda região Nordeste.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa a adotar o sistema Pix no pagamento de tributos, como ICMS e ITCD. A medida é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba que desburocratiza o ambiente de negócios, gerando facilidades para os empresários e os cidadãos paraibanos.

Durante o anúncio, feito no Programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara em rede, João Azevêdo destacou a facilidade e a segurança dos pagamentos de tributos e taxas na modalidade Pix. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil — e nós trouxemos para a nossa estrutura de Governo exatamente essa facilidade de se fazer o pagamento através do Pix. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, destacou.

“É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor paraibano.

Para optar pela modalidade Pix, o contribuinte não precisa fazer cadastro, pois o novo sistema de pagamento está disponível no portal da Receita (www.sefaz.pb.gov.br), via SERVirtual, no ATF, na funcionalidade da “Arrecadação”, como já é realizado o pagamento nas outras modalidades — DAR, Ficha de Compensação e DAR-Avulso. Para pagar via Pix, basta o contribuinte escolher a modalidade no ato de emissão da guia.

Vantagens do Pix — Além de poder ser feito em qualquer instituição financeira, com os aplicativos dos bancos, como ressaltou o governador João Azevêdo, a compensação dos pagamentos via Pix quase que imediata — ao contrário da modalidade ficha de compensação, que exige um tempo para o registro e o pagamento só é compensado no dia seguinte.

Outra vantagem da opção Pix é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e a baixa no sistema da Sefaz é praticamente imediata. Além disso, ao optar por essa modalidade de pagamento, evitam-se ainda os erros de duplicidade de pagamento, pois o sistema Pix informa que o documento já foi pago.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o DAR e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF)  e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Continue Lendo