Nos acompanhe

Paraíba

CMJP aprova criação da Central de Conciliação e normatiza arbitragem no município

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na manhã desta quinta-feira (9), o Projeto de Lei Complementar (PLC) do Executivo Municipal que cria a Central de Conciliação da Capital e normatiza a arbitragem no âmbito do município. Os vereadores aprovaram mais três PLcs e três Projetos de Lei Ordinárias (PLO) do Executivo. Também tiveram aprovação quatro matérias de autoria dos vereadores, dos quais foram dois PLOs com denominações de ruas, um Projeto de Resolução e um Projeto de Decreto Legislativo (PDL). Ainda nesta votação, foram acatados três recursos regimentais a pareceres da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Part icipativa (CCJ) da Casa.

O PLC 12/2021 do Executivo cria a Central de Conciliação da Capital e normatiza a arbitragem no âmbito do município. Em documento enviado à Câmara, o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) afirma que o projeto segue a tendência nacional de evitar a judicialização de conflitos. O projeto foi aprovado com emendas modificativas e aditivas ao texto original do projeto, apresentadas pelo vereador Thiago Lucena (PRTB).

Os outros três Projetos de Lei Complementar (8, 9 e 10/2021), do Executivo, alteram o Código Tributário. Também de iniciativa do Executivo foram aprovados três Projetos Lei Ordinária (PLO). Dois deles autorizando abertura de crédito e remanejamentos orçamentários: o 574/2021 com a abertura de crédito especial na Secretaria do Trabalho, Produção e Renda / Banco Cidadão, no valor de R$ 5,15 milhões e o 626/2021 libera realocações de dotações orçamentárias na CMJP e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS)/Fundo Municipal de Saúde (FMS) através dos instrumentos de transposição e da transferência de recursos de uma categoria de programação para outra, no vigente orçamento no montante de R$ 7.527.595,44.  Já o PLO 588/2021, que dispõe sobre a Lei Municipal de Saneamento, autoriza o Poder Municipal a celebrar convênio de cooperação para o fim de estabelecer uma colaboração federativa na organização, regulação, fiscalização e prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no seu espaço territorial.

O PR 9/2021, de autoria da Mesa Diretora da CMJP, cria a Procuradoria da Mulher no âmbito da CMJP, a qual compete zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e atividades da Câmara e ainda: receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas de governo municipal que visem a promo& ccedil;ão da igualdade de gênero, cooperar para implantação de políticas para mulheres e promover pesquisas, seminários, palestras, estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como seu déficit de representação na política para divulgação pública e para servir de subsídios às Comissões da CMJP.

Já o PDL 15/2021, de autoria do vereador Marcos Henriques (PT), modifica a redação dos diplomas Mulher Cidadã – Maria Ednalva Bezerra de Lima emitidos a Sandra Marrocos, Mãe Renilda e Verônica Silva de Oliveira, devido as homenageadas terem assumido, ao longo de sua história, outros nomes identificados com suas marcas artísticas, profissionais e/ou políticas.

Recursos acatados

Ainda na votação desta quinta-feira, foram acatados três recursos regimentais a pareceres da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Casa. O recurso 9/2021, do vereador Bruno Farias (Cidadania), retorna à tramitação legislativa da Casa o PLO 49/2021 que dispõe sobre a proibição da emissão de ruídos sonoros provenientes de escapamento de motocicletas fora das normas estabelecidas em lei; o 10/2021, do vereador Marcílio do HBE (Patriota), para retorno à tramitação do PLO 163/2021 determinando que as recargas do cartão de transporte coletivo ‘Passe Legal’ sejam rea lizadas pelo cartão de débito ou crédito nos 40 pontos físicos distribuídos pela cidade; e o 13/2021, do vereador Carlão (Patriota), retornando à tramitação o PLO 29/2021 que dispõe sobre a exigência para que a rede hospitalar da circunscrição do Município de João Pessoa implante programas de acompanhamento, orientação e informação sobre as consequências do aborto, às gestantes que estejam autorizadas legalmente à sua prática

Continue Lendo

Paraíba

Cícero vota e mostra confiança no reconhecimento da população ao trabalho realizado pela sua gestão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que disputa a reeleição neste 2º turno das Eleições 2024, votou no final da manhã deste domingo (27/10), nas dependências de uma escola particular instalada no bairro do Bessa, na Capital paraibana.

Cícero Lucena chegou ao lado do governador João Azevêdo se mostrando confiante na vitória uma vez que, segundo declarou à imprensa, o trabalho realizado até o momento pela sua gestão fez com que a cidade avançasse ainda mais e ser “reconhecida a nível nacional com uma das melhores qualidade de vida do país“.

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (26/10), mostrou que as intenções de votos na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa apontam vitória do atual prefeito, Cícero Lucena (PP), com 60%. Marcelo Queiroga (PL) tem 40% de acordo com o levantamento.

Leia também: Pesquisa Quaest: Cícero tem 60% contra 40% de Queiroga em João Pessoa

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro turno, Cícero obteve 205.122 votos, número que representa 49,16 % da preferência do eleitorado pessoense. Já Queiroga, 90.840 votos, total que corresponde a 21,77 %.

Continue Lendo

Paraíba

TRE-PB registra substituição de urnas em João Pessoa e Campina Grande, neste 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já registrou substituição de urnas nas cidades de João Pessoa, e Campina Grande, nas primeiras horas de realização do segundo turno das Eleições 2024.

De acordo com as informações, pelo menos, quatro urnas eletrônicas, duas em JP e duas em CG, já precisaram ser substituídas.

Apesar das ocorrências, a manhã do segundo turno eleitoral nas duas cidades paraibanas está sendo considerada tranquila em termos de questões técnicas.

A Justiça Eleitoral disponibiliza de, pelo menos, 300 (trezentos) técnicos para monitoramento de urnas eletrônicas e pronto atendimento junto à quaisquer eventualidades referentes ao sistema de registro de votos.

Continue Lendo

Paraíba

“Vá votar. Você escolhe e determina o seu futuro”, diz João ao estimular exercício do voto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), votou na manhã deste domingo (27/10), nas dependências de uma escola particular localizada no bairro do Bessa, na Capital paraibana.

Na ocasião, o gestor chegou acompanhado pelo prefeito aliado e candidato à reeleição, em João Pessoa, Cícero Lucena (PP), bem como pelos deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos) e incentivou o exercício do voto.

Vá votar. Saia de casa e faça sua escola. A democracia nos permite isso. Você escolhe e determina o seu futuro“, enfatizou o governador.

João Azevêdo trabalha pela reeleição de Cícero, em território pessoense e, em Campina Grande, para a eleição de Jhony Bezerra (PSB).

 

Continue Lendo