Uma denúncia de que os funcionários da Energisa estariam fraudando a leitura de energia no bairro Manaíra, em João Pessoa, começou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (27).
Um vídeo gravado por uma pessoa não identificada, mostra os leitoristas sentados em frente a um shopping da capital, imprimindo e envelopando as contas. Na visão do denunciante, isso seria um crime, pois as leituras estariam sendo tiradas ‘pela média’.
Segundo reportagem de Marília Dooomingues, do Portal Paraíba.com.br, o Diretor Técnico da Energisa, Dr. Jairo, afirmou que foi feita uma auditoria com as leituras coletadas e horários das coletas, impressões e parada para almoço e retorno, tudo dentro do procedimento no qual foram treinados.
“Os leituristas coletaram a leitura de um prédio na quadra em frente ao Manaíra Shopping e quando finalizou já era o horário de parada para o almoço, então, eles foram almoçar em um daqueles restaurantes em frente ao Shopping e quando finalizaram, colocaram o lote de impressão para ser impresso e envelopado e assim que foi finalizado, ele retornou para rota de onde parou, entregou todas as faturas devidamente envelopadas na guarita do prédio, nas mãos do porteiro que por sua vez colocou em cada uma das caixas de correspondência dos apartamentos. Em seguida, continuou coletando leitura e entregando as contas a partir da unidade vizinha ao prédio, finalizando a rota De 16h45min”, disse.
A empresa também enviou uma nota à imprensa:
Sobre o vídeo que circula, via whatsapp, registrando o trabalho de impressão de contas de energia por colaboradores da Energisa, a empresa esclarece que não há nenhuma irregularidade no caso.
Na quarta-feira, 20 de dezembro, a dupla realizou a leitura de unidades consumidoras de um prédio em frente ao Manaíra Shopping, imprimiu todo o lote para, em seguida, entregá-lo na portaria do edifício. Como é rotina, o procedimento foi checado pela Área da Qualidade, que visitou os clientes, auditou as leituras coletadas, o horário da coleta e constatou que tudo ocorreu dentro dos procedimentos determinados na capacitação dos leituristas.
A Energisa reafirma o seu compromisso em prestar um serviço de qualidade, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e de forma transparente. Todos seus processos são robustos e seguros, o que levou a empresa a conquistar o titulo de Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil em 2017, pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).