A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) convida os representantes de Blocos Alternativos do Carnaval de Bairros da Capital que precisam de apoio durante o período carnavalesco para fazerem as solicitações, que devem ser protocoladas na sede da Funjope (Rua Duque de Caxias, 352, Centro) a partir desta quinta-feira (28) até o dia 15 de janeiro, no período da manhã.
Consideram-se Blocos Alternativos, os grupos que compõem a programação do carnaval de bairros de João Pessoa, não filiados à Associação Folia de Rua, à Liga Carnavalesca de João Pessoa e a Associação dos Ursos Carnavalescos de João Pessoa.
Podem solicitar apoio pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes e domiciliados em João Pessoa há pelo menos 02 (dois) anos, que representem um Bloco Carnavalesco, assim como pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins econômicos, com sede e foro em João Pessoa há pelo menos 01 (um) ano, e que apresentem, expressa em seus atos constitutivos, finalidade.
Para se inscrever, é necessário apresentar ofício devidamente protocolado na Funjope, documentos pessoais (CPF, RG), Certidão Negativa de Tributos Municipais do responsável, hora do evento, breve histórico do evento, fotos das edições anteriores, layout do evento e no mínimo dois número de celular para contato.
Para evento realizado em local público é necessária a liberação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e, quando for o caso, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Patrimônio da União.
A Funjope esclarece que se o apoio solicitado for apenas para a infraestrutura (palco, som e luz), deve-se apresentar a programação detalhada dos grupos, artistas ou bandas, com o local e horário da apresentação, para o devido planejamento.
Já se o apoio for apenas para contratação artística deve informar o local e horário da apresentação, conter o tipo, estilo ou gênero artístico, de modo que a escolha do artista, grupo ou banda fique a cargo da Funjope, podendo estes constar ou não no Banco de Dados de Funjope.