Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo promove I Seminário de Economia Criativa no Casarão do Padre

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), deu início, nesta quarta-feira (1), ao “I Seminário de Economia Criativa de Cabedelo”.

O evento, que acontece até a sexta-feira (3), no Casarão do Padre Espaço Criativo, marca o lançamento oficial do Plano Municipal de Economia Criativa – Cabedelo + Criativa  e a abertura oficial para visitação do Casarão do Padre – Espaço Criativo, como símbolo material do marco zero da cultura popular de Cabedelo.

As atividades estão sendo realizadas em formato híbrido (presencial com 50% da capacidade e transmissão online para os demais participantes inscritos)  no novo espaço cultural da cidade, situado na Praça Getúlio Vargas. As inscrições para quem deseja participar seguem abertas, pelo link https://www.even3.com.br/isdecdc2021/.

O lançamento do Plano Municipal, objetivo maior do Seminário, visa a qualificação da oferta de recursos que contribuam para o desenvolvimento e a produtividade de empreendimentos criativos e o fortalecimento do sentimento de pertencimento da cidade de Cabedelo, através da valorização da identidade local, da diversidade cultural, da inovação, do trabalho colaborativo e da produção associada ao turismo.

O prefeito Vitor Hugo, acompanhado da primeira-dama Daniela Ronconi, esteve presente à abertura das atividades e destacou a confiança que deposita nos agentes culturais, bem como a importância do Turismo e da Cultura no desenvolvimento de Cabedelo.

“Essa noite é de alegria e de avanço, pois estamos proporcionando um bem gigantesco para Cabedelo. Aqui começamos a contar outra história, de uma cultura que está mais valorizada, e que gera produtos que serão melhor explorados com o tempo e com organização, pois é através da cultura que se vende o turismo. A economia criativa abre portas para todos aqueles que querem crescer e contar as histórias do nosso povo”, disse.

De acordo com secretário de Cultura Igobergh Bernardo, a ideia do seminário é sensibilizar e estimular a sociedade e a classe artística para a execução do plano Cabedelo Mais Criativa, promovendo uma integração entre os setores culturais da cidade.

“Nós tivemos esse sonho de economia criativa desde o ano 2013.  Estamos tentando promover essa efervescência cultural e fazer agora o que o Padre Alfredo fazia com menos recursos lá nas décadas de 30 e 40.  E isso não é possível sem o ator, artesão, músico, dançarina, produtor ou ativista cultural.  Precisamos estar todos juntos para espalhar cultura pela cidade. A arte é uma política séria de desenvolvimento econômico, social e urbano e não pode se perder numa política partidária que provoque a descontinuidade. Estamos reformulando nossos conceitos e fazendo com os artistas desenvolvam produtos para que tenhamos assim o tão sonhado desenvolvimento turístico”, ressaltou.

O Seminário conta com a participação de Nicole Facuri, representante do Ministério do Turismo, que falou da satisfação e expectativa com o projeto na cidade.

“Sonhando juntos, alcançaremos resultados incríveis. Tivemos em 2019, lá em Brasília, a primeira conversa sobre Economia Criativa em Cabedelo. E ali eu tive um encantamento com esta cidade, sem nem conhecê-la, e hoje estou tendo o prazer de estar aqui. A economia criativa abrange uma diversidade de setores que, se forem trabalhados e agregados aos produtos turísticos, teremos resultados impressionantes. Espero que Cabedelo integre a nossa futura rede brasileira de cidades criativas e que isso agregue mais valores ao nosso patrimônio. Os gestores desta cidade estão muito a fim de realizar e por isso tem a minha admiração. Temos que profissionalizar e monetizar o turismo em todo o Brasil de forma adequada e, pra isso, precisamos de planejamento. Nesse sentido, Cabedelo está no caminho certo”, disse.

 Programação – A primeira noite do evento teve início com apresentações de musicistas como a violinista Tatiane Costa, em performance com o pianista Leonam Braga. Também se apresentou o saxofonista Valdomiro Gomes (Miro do Sax).

Na sequência, o secretário Igobergh Bernardo explanou sobre o lançamento do “Plano Cabedelo Mais Criativa”. As palestras iniciais abordaram temas como “Inovação e Criatividade” com Vera Simões, mestra em Turismo e Administração; e “Memória como integrante da Economia Criativa”, por Bernardina Freire, Mestre em Ciência da Informação e Especialista em Organização de Arquivos.

A primeira noite do evento foi encerrada com a participação dos grupos culturais Farol da Pedra Seca e do Ballet Popular de Cabedelo, além da performance sempre divertida da comediante Ceicinha.

O seminário terá sequência com palestras, exposições, amostras de feiras de empreendedores criativos, além das apresentações culturais acontecendo em paralelo com a montagem do Plano Municipal de Economia Criativa – Cabedelo Mais Criativa.

Casarão do Padre – O Casarão do Padre / Espaço Criativo situa-se na antiga Casa Paroquial da cidade, localizada na Praça Getúlio Vargas, n° 85 – Centro, Cabedelo. O Casarão ficou conhecido pelo período em que abrigou o então pároco da cidade e o grande incentivador da cultura local, Padre Alfredo Barbosa. Mais uma vez, o Casarão do padre terá papel fundamental no fomento e promoção dos saberes e fazeres locais, assim como fora realizado na década de 50.

A Casa paroquial foi construída, provavelmente, no final da década de 30 e/ou início da década de 40, registrada em cartório de Registro de imóveis de João Pessoa em 03 de março de 1945, em nome da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A Arquitetura da Casa paroquial traz a memória, duas fortes características preponderante do estilo da arquitetura clássica e eclética. O estilo, que mistura diversas vertentes, tem forte influência desses dois marcos arquitetônicos históricos.

Aberto pra visitação, o Casarão contará periodicamente com vivências e experiências culturais, funcionamento da Biblioteca Municipal, Memorial do Padre, Saraus poéticos, apresentações musicais e culturais, projetos de contação de estórias, feiras de artesanato e exposições de grupos culturais.

Continue Lendo

Paraíba

Missa de ação de graças pela liberdade de Lauremília reúne família no Mosteiro de São Bento; confira imagens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena e a primeira-dama Lauremília Lucena participaram nesta terça-feira (1º) de uma missa de ação de graças no Mosteiro de São Bento, Centro da Capital, pela decisão judicial que reparou a injustiça cometida contra a família Lucena.

“Na casa de Deus, demonstro minha gratidão à Justiça por restaurar a verdade. Lauremília é uma mulher de 67 anos, mãe, avó e com uma vida dedicada a acolher os que mais precisam. João Pessoa a conhece e não é de hoje”, afirmou Cícero, que também esteve acompanhado de netos e dos filhos Janine, Mersinho e Mateus Lucena.

A celebração foi conduzida pelo monsenhor Robson Bezerra, acompanhado do monsenhor Ivônio Cassiano e o padre Ednaldo. Reuniu o vice-prefeito Leo Bezerra, parlamentares, amigos e apoiadores de Cícero Lucena. “Em nome da família Lucena, agradeço a todos que participaram da missa das 15h, celebrada todos os dias aqui no Mosteiro de São Bento. Quero rogar a Deus e pedir bençãos a todos e, especialmente à família Lucena, para que tenham paz e felicidade”, afirmou monsenhor Robson, diante da igreja lotada.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Três Câmaras Municipais e o Procon de Esperança têm suas contas aprovadas pela 2ª Câmara do TCE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta terça-feira (01), aprovou as prestações de contas anuais encaminhadas a seu exame pelas Câmaras de Vereadores de Gurjão, Santana de Mangueira e Parari, referentes ao exercício de 2023.

Houve aprovação, ainda, às contas da Autarquia Municipal de Proteção e Defesa do Município de Esperança (2023) e, em fase de recurso, o afastamento da multa imposta ao então gestor do Instituto de Previdência de Nazarezinho, Francisco de Assis Pedrosa Ribeiro, falecido seis dias antes do julgamento das contas de 2021 sob sua responsabilidade.

O órgão fracionário do TCE decidiu pela perda de objeto de denúncia relacionada a falhas estruturais na Escola Cidadã Integral de São José de Princesa, em razão de já terem sido os problemas ali solucionados (Processo nº 00993/24). A gestora de Riachão do Poço, Maria Auxiliadora Dias do Rego, que já sofreu multa de R$ 2 mil, tem prazo de 30 dias para solucionar problemas com o telhado e a energia elétrica de uma das escolas municipais. O processo decorreu da última Auditoria Coordenada em Educação realizada pelo TCE.

Integram a 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros André Carlo Torres Pontes (presidente), Arnóbio Viana e Marcus Vinicius Carvalho Farias (substituto). O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Manoel Antonio dos Santos Neto. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa terá transporte gratuito com todas as linhas de ônibus em circulação no domingo das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com base em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manterá todas as linhas de ônibus em circulação no próximo domingo (6) em João Pessoa, quando ocorrerão as eleições municipais 2024 por todo o país. Outra medida importante concedida para o dia do pleito será a gratuidade no embarque para toda a população.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de trânsito e transporte, assegurar a oferta para os deslocamentos dos passageiros no dia da eleição auxilia que cada eleitor acesse o próprio local de votação e participe deste importante processo democrático. “Assim como ocorreu nas eleições em 2022, estaremos com todas as linhas ativas, proporcionando desta forma, viagens seguras e gratuitas, para que todos os eleitores cumpram seus papéis como cidadãos”, finalizou Expedito Leite Filho.

O embarque nos ônibus com gratuidade da tarifa poderá ser realizado por qualquer pessoa, portando o Passe Legal e o título de eleitor, entre às 6h e às 20h, proporcionando tempo suficiente para que cada passageiros possa ir, votar e retornar para casa. Para conferir todas as linhas, horários e itinerários, a recomendação é que os usuários do transporte público acessem as informações através do site: portal.semojp.pb.gov.br .

O decreto nº 10.772 de 1º de outubro de 2024 determina a suspensão da cobrança da tarifa pública no serviço público de transporte coletivo urbano do município de João Pessoa, na data de 06 de outubro de 2024 (primeiro turno das eleições municipais). Para ter acesso, os cidadãos precisam, no ato de embarque, apresentar o Cartão Passe Legal e o título de eleitor relativo à circunscrição do Município de João Pessoa.

Fiscalização – Agentes de mobilidade também estarão fiscalizando a operacionalidade dos ônibus e, caso seja observada qualquer necessidade de intervenção, as empresas serão acionadas. Os usuários também podem entrar em contato com o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT/SemobJP), enviando mensagens (WhatsApp): 83 98760-2134 .

Continue Lendo