Os secretários municipais Raymundo Asfora Neto (Educação) e Laryssa Almeida (Ciência, Tecnologia e Inovação), de Campina Grande, conseguiram uma importante vitória do ponto de vista profissional-institucional: foram selecionados para o Renova BR, a maior escola de formação de novas lideranças do Brasil.
A disputa por vagas no Renova é acirrada e, dos mais de 12 mil inscritos de todo o país, apenas 150 foram aprovados. Desses, apenas três são da Paraíba, destacando-se os dois jovens integrantes da equipe do prefeito Bruno Cunha Lima.
No site oficial, o Renova BR apresenta-se como uma escola de formação mantida por cidadãos que acreditam em uma democracia mais saudável, participativa e representativa. Atuar de forma independente, em meio aos inúmeros atores, agendas e demandas políticas e sociais, é a marca do trabalho da instituição. Desta forma, visa a receber contribuições dos mais diversos setores e qualificar futuras lideranças, independente de suas origens, crenças e posicionamentos.
Os alunos selecionados para o Renova BR participaram de um processo seletivo inédito na escola, com formação durante a própria seleção, e conquistaram suas vagas após sete meses de avaliação de um currículo com competências socio-emocionais.
“É uma oportunidade importante para o aprimoramento e aprofundamento dos aprovados no debate sobre políticas públicas. Esta tarefa é mais do que um compromisso. É uma verdadeira paixão, alimentada desde os tempos em que atuei, ao lado da secretária Larissa Almeida, no movimento estudantil de Campina Grande”, destacou Asfora.
Já Laryssa Almeida, que tem feito importantes avanços em parcerias do Município com instituições nacionais e internacionais das áreas de Ciência e Tecnologia, ressalta o valor da conquista por permitir que haja um “up grade” profissional para dois componentes do Governo Bruno, que tem estimulado permanentemente a qualificação dos quadros que servem ao Município, em postos-chave.