Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba obtém melhor Índice de Ensino à Distância do Brasil em pesquisa da RPS

Publicado

em

A Paraíba é o Estado que possui o melhor Índice de Ensino à Distância (IEAD) em todo o Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela série ‘Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade”, produzida pela Rede de Pesquisa Solidária (RPS), da qual o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) faz parte. Em 2021, o IEAD da Paraíba atingiu 8,89 pontos – um aumento de três pontos em relação ao ano passado; enquanto a segunda posição ficou com o Distrito Federal, com um IEAD de 8,33; e na terceira posição, os Estados de Minas Gerais e do Paraná, com IEAD de 7,78.

Mais uma vez, a Educação oferecida no Estado da Paraíba foi reconhecida nacionalmente pelos esforços empregados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), para promover um Ensino Remoto inclusivo e de qualidade para todos os estudantes da Rede Estadual durante a pandemia. Anteriormente, pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou a Educação da Paraíba como a que melhor oferece oportunidades de Ensino Remoto aos alunos.

IEAD – Concebido por pesquisadores ligados à RPS com base no exame de documentos oficiais publicados pelos governos estaduais e pelas secretarias de educação (e, na falta destes, notícias e comunicados à imprensa), o IEAD mede, diariamente, a amplitude e o potencial de alcance dos programas de ensino a distância desenvolvidos pelos estados após o fechamento das escolas.

Em nota técnica, a RPS explica que o IEAD resume informações que são, por natureza, qualitativas em uma única medida quantitativa. “Assim, simplifica o acompanhamento dos planos estaduais e permite uma comparação das estratégias de cada uma das unidades da federação. A coleta de dados é baseada em decretos publicados pelos governos estaduais e pelas capitais e por publicações oficiais nos sites das secretarias de educação”.

O índice é formado por quatro componentes: meios de transmissão (os meios e canais utilizados para oferecer aulas a distância, vídeos ou conteúdo educacional aos estudantes, como rádio, televisão ou internet); formas de acesso (materiais, dispositivos e tecnologias disponibilizados para oferecer a alunos e professores acesso às aulas e aos conteúdos, como celulares, tablets, apostilas ou quaisquer formas de subsídio à internet); supervisão dos alunos (as responsabilidades de supervisionar e garantir a frequência dos alunos nas aulas, além do monitoramento das atividades propostas, são atribuídas a professores e escolas, às instituições educacionais dos governos, ou a ambos); e cobertura (os níveis educacionais cobertos, como infantil, fundamental e médio).

Evolução – O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, celebrou os índices e destacou a universalização da Educação na Rede Estadual de Ensino. “Essa pesquisa foi muito importante porque fez o levantamento dos sistemas remotos de todo o Brasil, e mostrou a evolução que nossa Educação teve. Já tínhamos uma boa colocação no ano de 2020, mas esse ano chegamos à maior nota do país. Isso nos dá uma responsabilidade muito grande para que na volta ao Ensino Híbrido possamos, cada vez mais, atender aos nossos alunos e universalizar este acesso à educação de qualidade”, comentou o secretário.

Regime Especial de Ensino na PB – Desde o dia 17 de março de 2020, foi instaurado na Paraíba o Regime Especial de Ensino, que é composto por uma série de ferramentas, ações e instrumentos que têm por objetivo continuar oferecendo Educação de qualidade aos estudantes da Rede Estadual de Ensino mesmo durante a pandemia.

Ao longo deste período, se destacam várias ações como a Plataforma Paraíba Educa, que integra professores e alunos em todo o Estado; a TV Paraíba Educa, que disponibiliza aulas pela televisão aberta que alcança 45 municípios, 296 escolas e 150 mil alunos; o uso do Google Classroom para aulas; o Aplicativo Paraíba Educa, com dados patrocinados para professores e alunos; e mais recentemente, o Programa Paulo Freire, que tem por objetivo promover a inclusão digital dos educadores através da cessão de computadores portáteis para todos os professores ativos da Rede Estadual de Ensino.

Continue Lendo

Paraíba

Banco do Nordeste premia quatro empresas da Paraíba pela sustenbtabilidade e desempenho econômico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta quinta-feira, 3, o Banco do Nordeste realiza a solenidade do 10º Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa (MPE). Na Paraíba, a premiação ocorrerá às 9h, no Hotel Manaíra, em João
Pessoa. O evento reconhece o desempenho de quatro categorias empresariais: microempresa, empresa de pequeno porte, empreendedorismo feminino e inovação.

Na atual edição, as empresas vencedoras são todas do interior do estado. A escolha ocorreu por análise de um grupo de jurados de entidades parceiras, com participação da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação do Comércio de Bens e de Serviços do
Estado da Paraíba (Fecomércio).

As micro e pequenas empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões se destacaram pela capacidade produtiva, inovação e contribuição para o desenvolvimento da região. A análise leva em conta critérios adotados, como sustentabilidade e impacto econômico, medido pelo aumento de receitas e geração de empregos.

SERVIÇO:
10º Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa
Dia: 03/10/2024
Hora: 9h
Local: Auditório Térreo do Hotel Manaíra

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo assume compromisso de implantar programas de educação integral em Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta terça-feira (01/10) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o investimento na educação do munícipio, tendo como prioridade à educação integral. Serão atividades extracurriculares nas áreas de artes, ciências e esportes, além de parcerias com instituições culturais, para que haja inclusão social no ambiente escolar mas também fora dele.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio reforça projeto de reeleição em Alagoa Nova

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e presidente do PSB na Paraíba, Gervásio Maia, esteve nesta terça-feira (01/10) no município de Alagoa Nova para referenda o projeto de reeleição de Francinildo Pimentel (PSB).

Na oportunidade, Gervásio participou de compromisso de campanha na comunidade do Juá ao lado do gestor, do vice-prefeito Júnior de Walfredo, de vereadores da base, lideranças políticas locais e apoiadores.

“Com benção de Deus e a força do povo, o verdureiro que mudou a história da cidade vai continuar realizando obras, ações e serviços. E nosso mandato continuará junto desse time trabalhando ainda mais”, afirmou o deputado.

Confira:

Continue Lendo