O vereador Chico de Alcides (PROS), mais votado no município de Ingá nas Eleições 2020, afirma que estaria sendo vítima de diversos tipos de perseguições políticas por ser o único parlamentar da oposição na cidade.
O parlamentar conta que, ao passar a ser procurado diariamente por populares que o buscam para relatar irregularidades, decidiu realizar um trabalho intenso de fiscalização acerca das ações da atual gestão municipal comandada pelo prefeito Robério Burity (PDT), fato que, segundo ele, tem incomodado bastante aos integrantes da situação e ao próprio gestor municipal.
Fiscalizações
De acordo com o vereador, no início do último mês de abril, ele realizou uma fiscalização nas dependências da Secretaria Municipal da Saúde após receber denúncias referentes a falta de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), ausência de psiquiatra no CAPS (Centro de Atenção de Psicossocial), sucateamento do ambiente de descanso dos profissionais da saúde e redução da remuneração de profissionais que estavam na linha de frente ao combate do vírus da Covid-19 no município.
Ao constatar a veracidade dos fatos, o parlamentar decidiu filmar e postar o resultado da sua fiscalização para que os relatos se tornassem de amplo conhecimento público e, assim, unir forças com a população para cobrar as devidas providências por parte do prefeito. Para tanto, fez postagens do que viu em seu perfil pessoal no Facebook.
Confira os vídeos:
https://www.facebook.com/francisco.guedes.182/videos/879063416282567
https://www.facebook.com/francisco.guedes.182/videos/879084422947133
https://www.facebook.com/francisco.guedes.182/videos/878934729628769
Reação
A partir da publicação dos vídeos, o parlamentar conta que passou a ser duramente perseguido pelo atual gestor que, por sua vez, chegou a emitir documento requerendo a perda de mandato do vereador.
Clique aqui e confira a íntegra do documento.
O requerimento foi aprovado na Câmara e Chico de Alcides, único integrante da oposição na Casa, foi afastado do cargo por 30 (trinta) dias por falta de decoro parlamentar, fato que só foi revertido a partir da impetração de um mandado de segurança por parte do vereador junto à Comarca de Ingá, com pedido de Tutela Antecipada, para retomada de suas atividades parlamentares.
A partir da concessão da liminar para que o vereador retomasse as suas funções junto à Câmara Municipal, o presidente da Casa, decidiu recorrer da decisão judicial pedindo a suspensão da dita liminar que autorizava a volta do vereador aos trabalhos parlamentares.
Persistência
Apesar de todo o ocorrido, ao retomar as atividades, o vereador Chico de Alcides afirma ter decidido continuar recebendo denúncias de populares e realizar fiscalizações.
Dentre várias outras denúncias que recebeu acerca de falhas graves registradas pela população acerca dos serviços prestados pela Secretaria Municipal da Saúde, estavam as que se referiam a falta de medicamentos básicos para fornecimento à pessoas mais carentes; falta de estrutura local que obrigava pacientes a se deslocarem para o município de Campina Grande para realizar sessões de hemodiálise; falta de cardiologistas, ortopedistas e de técnicos de ultrassom no município.
Nova reação
Após solicitar providências por parte da secretária Virgínia Maria Leite da Costa, o vereador conta que a gestora só o atenderia em uma reunião privada, em uma sala onde ele estaria só e ela acompanhada por dois comissionados da pasta, proposta esta imediatamente recusada pelo parlamentar que temia ser acusado de algo de modo injusto e não ter como se defender, uma vez, que teria sido barrada a condição de levar alguém de sua confiança para também acompanhar a reunião.
O fato foi registrado em vídeo e publicado no Facebook do vereador conforme pode ser conferido através do link: https://www.facebook.com/francisco.guedes.182/videos/290750596137453.
Diante do fato, o vereador foi acusado pela dita chefe da pasta de praticar atos machistas, desrespeitosos e caluniosos a seu respeito e, por tanto, foi alvo da publicação de uma Nota de Repúdio emitida pela secretária.
Clique aqui e confira a íntegra da Nota de Repúdio distribuída pela Secretaria Municipal da Saúde de Ingá.
Expectativa
O vereador Alcides afirma que diante do ocorrido deverá ser, mais uma vez, alvo de um novo processo administrativo na Câmara Municipal de Ingá que será apresentado por um dos vereadores da situação, Rey Lira (PP) que, por sua vez, já anunciou através de postagem nas redes sociais sua intenção.
Confira abaixo a postagem feita pelo parlamentar:
O outro lado
A redação do RádioBlog deixa espaço aberto caso os citados pelo vereador nesta matéria queiram se manifestar sobre os fatos.