A nova diretoria da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas na Paraíba (Abracrim-PB) vai dar continuidade ao trabalho de interiorização e diálogo com instituições jurídicas da Paraíba e do país. Durante cerimônia de posse da liderança, ocorrida nesta quarta-feira (14), o novo presidente da Associação, Rafael Vilhena, definiu as pautas que serão prioritárias entre 2021 e 2023, período de sua gestão. Ele substituiu o advogado Sheyner Asfóra, que deixa a direção estadual da entidade para assumir uma missão nacional junto à categoria.
A cerimônia empossou a nova diretoria e os diretores regionais da Abracrim. Foram empossados por Sheyner Asfóra, então presidente da entidade, o presidente, Rafael Vilhena; a vice-presidente, Natália Alves; o secretário-geral, Arthur Asfóra; a secretária-geral adjunta, Jarlany Vasconcelos; os conselheiros Alberdan Coelho, Pedro Ivo Queiroz, Junior Moura; o procurador de prerrogativas José Luiz Queiroz; o procurador de prerrogativas adjunto, Rômulo Leal Costa e a ouvidora Érika Bruns. Diretores regionais também foram conduzidos aos cargos.
“Nosso objetivo é fazer com que a Abracrim esteja presente em todos os cantos da Paraíba, de modo que sempre que um advogado criminalista precisar, a Associação estará presente. Vamos dialogar com instituições, apontar e enxergar pontos de convergências. Somos todos operadores do Direito em busca da justiça”, considerou Rafael Vilhena.
O advogado elencou ainda o fortalecimento da Procuradoria de Prerrogativas como uma de suas prioridades.
Vice-presidente nacional da Abracrim, Sheyner Asfóra fez um balanço da sua atuação à frente da entidade na Paraíba. Há cinco anos como presidente da Abracrim no Estado, ele foi responsável por iniciar o processo de interiorização, estabelecer a Comissão de Acadêmicos de Direito e Estágio Profissional da Paraíba (Cadep) e realizar parcerias, oficinas e debates para capacitação dos associados.
Ao empossar os advogados, Sheyner destacou a importância do profissional do Direito na sociedade para garantir o cumprimento da Constituição Federal e combater os excessos. “A democracia não pode ser abalada e estamos vigilantes para manter a ordem constitucional em nosso país”, pontuou.
Presente no encontro, o presidente nacional da Abracrim, Elias Mattar Assad, destacou a estratégia de interiorização como referência para as Associações de todo o país. Ele parabenizou a nova equipe e elogiou a gestão de Asfóra. “Que todos os estados sigam esse exemplo”, sugeriu.
Homenagem – A solenidade teve a participação do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro, que foi homenageado pelos presentes. Agora aposentado do cargo, tem atuado como advogado criminalista e enalteceu a profissão. “Estou muito feliz e honrado em ser advogado, honra ainda maior quando tento me inserir como advogado criminalista. Tenho visto coragem e dedicação para resultados eficientes mesmo em tempo de processo repressivo”, considerou.
A cerimônia contou com a participação do vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, o ex-presidente da IAB, Técio Lins e Silva, o presidente do Tribunal Desportivo da Paraíba, Raoni Vita e outros nomes da advocacia paraibana e do Brasil.
Diretores regionais empossados:
Cajazeiras – Paulo Sabino de Santana
Sousa -João marques estrela e Silva
Pombal – Francivaldo Gomes Moura
Catolé do Rocha – Vinicius Fernandes de Almeida
Vale do Piancó – Max Willy Cabral de Araújo
Patos – Taciano Fontes de Oliveira Freitas
Santa Luzia – Paulo Andrade da Nóbrega
Cariri – Yanny Veloso do Rêgo
Soledade – José Beckenbaner Gouveia da Silva
Campina Grande – Jarlany Vasconcelos
Esperança – Matheus José Araújo de Lima
Solânea – Jovelino Carolino Delgado Neto
Guarabira – José Gouveia Lima Neto