Nos acompanhe

Paraíba

“Laranjas”: MPE perde prazo em ação que questiona 68 candidaturas nas Eleições 2018 na Paraíba

Publicado

em

O Ministério Público Eleitoral (MPE) perdeu o prazo para julgamento de uma ação que questiona 68 (sessenta e oito) candidaturas, entre elas, algumas supostamente lançadas para cumprir a ‘função’ de ‘laranjas’ nas Eleições 2018 na Paraíba.

De acordo com uma Certidão emitida no dia 27 de abril de 2021, o prazo para as alegações finais do MPE foi esgotado no dia 26 de abril de 2021.

O fato causou estranheza porque, apesar de ser um processo referente às Eleições de 2018, de ter sido interposto em janeiro de 2019, de ter tido todo o ano de 2020 e parte de 2021 dedicados quase que exclusivamente à oitivas de testemunhas e partes, o prazo foi perdido. Enquanto que, ações mais jovens como a do município de Diamante, onde o juiz anulou e cassou três vereadores eleitos no pleito de 2020 após denúncia similar envolvendo candidaturas ‘laranjas’, já receberam pareceres finais.

Casos similares registrados em municípios dos Estados de Pernambuco e do Ceará também tiveram os respectivos tempos hábeis respeitados, diferentemente da ação em questão.

Em relação à ação na Paraíba, sabe-se que, desde o dia 08 de abril de 2021 o processo se encontre a com o Ministério Público Eleitoral, que tinha prazo de 5 (cinco) dias, iguais às partes, para apresentar suas alegações finais sobre o processo, nada foi feito ou inserido nos autos.

Ação

A ação que pede impugnação do mandato eletivo dos 68 candidatos, dos quais, pelo menos, 3 (três) foram eleitos no dito pleito concorrendo pela “Coligação Força do Trabalho V”, foi manejada pela Coligação “A Força da Esperança II”, integrada pelo Partido Progressista (PP), Partido Social Cristão  (PSC), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Verde (PV), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pelo Partido Social Democrático (PSD).

Na referida ação, interposta desde o dia 08 de janeiro de 2019, diversas candidaturas supostamente fraudulentas protagonizadas por mulheres estão sendo investigadas, uma vez que elas teriam se candidatado apenas para beneficiar a coligação completando a cota mínima de 30% de gênero no pleito conforme determina a Legislação Eleitoral.

Continue Lendo

Paraíba

Em Brasília, Gervásio recebe prefeitos paraibanos e garante voz ativa às pautas municipalistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), recebeu nesta terça-feira (26/11), em Brasília, prefeitos de diversas cidades da Paraíba e reforçou compromisso em destinar ações e recursos aos gestores para garantia de desenvolvimento da população paraibana.

Os prefeitos buscam apoio para ações nas áreas da educação, saúde, equipamentos hospitalares, pavimentação, habitação e outras ações

“Vamos juntos construir caminhos que tragam mais desenvolvimento, melhoria da qualidade de vida e dignidade para as filhas e filhos do povo”, disse Gervásio em publicação nas redes sociais.

Confira: 

Continue Lendo

Paraíba

Unimed-JP reforça parceria com PMJP para realização da corrida deste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, visitou nesta terça-feira (26/11) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e reforçou parceria para realização da corrida de rua da instituição, que ocorre neste domingo (01/12).

O encontro teve a presença do prefeito em exercício, Leo Bezerra (PSB), secretários que fazem a gestão municipal e a equipe de marketing da Unimed.

Em publicação nas redes sociais, Gualter revelou que a parceria se estenderá em futuros projetos que proporcionem desenvolvimento e qualidade de vida à população pessoense.

Corrida Unimed João Pessoa

A Corrida da Unimed JP terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

A prova será realizada no dia 1º de dezembro, com largada e chegada no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.  Ao cruzar a linha de chegada, os participantes receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo