Nos acompanhe

Paraíba

Produtores de nove municípios são contemplados com genética caprina da Emepa

Publicado

em

O Projeto de Fomento e Transferência de Tecnologias, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba – Emepa-Gestão Unificada, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, vem aumentando o nível de qualificação técnica da caprinocultura leiteira da Paraíba e apresenta inúmeros benefícios, apontando o melhoramento sustentável deste importante segmento gerador de renda para a economia paraibana.

Denominado de “Qualificação do Arranjo Produtivo Local da Caprinocultura Leiteira no Semiárido Paraibano”, o projeto, que tem o apoio financeiro da Sudene e contrapartida do Governo do Estado, entre as ações realizadas, destaca-se a distribuição de 48 reprodutores caprinos leiteiros integrantes de nove associações de produtores de leite de cabras, selecionados entre os animais nascidos na Estação Experimental de Pendência, em Soledade, no Cariri paraibano.

O projeto contempla 108 produtores que têm apresentado resultados satisfatórios. Os resultados das 1.429 coberturas geraram 1.820 crias, numa relação de 1,27 crias por cabra coberta. Os reprodutores distribuídos com os criadores são das raças Pardo Alpina, Anglo Nubiana, Saanen e British Alpine. Os animais das raças Saanen e British Alpine são descendentes dos embriões importados pelo Governo do Estado da África do Sul, selecionados dos melhores rebanhos caprinos naquele país pela Emepa, que também faz todo o acompanhamento no seu centro de pesquisa e melhoramento genético, em Pendência.

O diretor técnico da Emepa, Manuel Duré, informou que, após a seleção e manejo sanitário, reprodutivo e nutricional até o momento da distribuição, os reprodutores foram conduzidos às nove associações e, posteriormente, disponibilizados aos associados para serem utilizados nas coberturas das cabras integrantes de seu plantel. Lembrou que os pesquisadores da Emepa fazem todo o acompanhamento desde a entrega dos animais até a reprodução das crias.

“Esta ação de qualificação da caprinocultura leiteira tem o diferencial na Paraíba, porque a base genética é permanente, ou seja, não se perde com o tempo, já que ela é ‘incorporada ao patrimônio’ dos animais gerados pelas coberturas e que será posteriormente transmitida às próximas gerações”, explicou o pesquisador Wandrick Hauss de Sousa, responsável pela execução deste projeto.

O programa de distribuição dos reprodutores para realizar as coberturas, paralelamente, incluiu também a distribuição de 1.200 doses de sêmen de reprodutores selecionados das raças Pardo Alpina, Anglo Nubiana, Saanen e British Alpine. Essas doses foram utilizadas nos rebanhos, acrescentando assim a incorporação de genética melhoradora nos rebanhos de caprinos leiteiros da Paraíba.

Conforme Manoel Duré, a contribuição permanente de socializar a genética superior entre os produtores de base produtiva comercial, acompanhada de ações que melhoram de forma sustentável o manejo, são fundamentais para o fortalecimento da caprinocultura leiteira paraibana.

Os municípios beneficiados são Monteiro, Picuí, Cabaceiras, Serra Branca, Sumé, Gurjão, Taperoá, Nova Floresta e Zabelê. A coordenação da Estação Experimental de Pendência é de Leonardo Medeiros, que é acompanhado por uma equipe de pesquisadores.

Continue Lendo

Paraíba

“Lutar por uma cidade mais inclusa e humana”, ressalta Fábio Carneiro na busca por vaga na CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), utilizou as redes sociais neste sábado (21/09) para ressaltar temas importantes do seu Plano de Governo que pretende levar à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) caso eleito.

Fábio, que já assumiu diversos cargos na gestão da administração da Capital, ressaltou pautas que garantam mais desenvolvimento à cidade como saúde, educação, transporte público, tecnologia e inovação. “Estou comprometido em ouvir você, estar presente e lutar por uma cidade mais inclusiva e humana. Conto com seu apoio para juntos fazermos João Pessoa avançar”, enfatizou.

Sobre

Durante a trajetória profissional, Fábio Carneiro assumiu importantes cargos de gestão. Atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, além de funções importantes no Detran-PB, Lotep e Funjope.

Ele ainda acumula experiências como conselheiro do Sebrae-PB, conselheiro do Detran-PB, conselheiro de Meio Ambiente de João Pessoa, conselheiro de Urbanização de João Pessoa, entre outros. Até março deste ano era o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Onda azul: multidão toma conta das ruas de Princesa Isabel em agenda de Rúbia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma agenda de campanha da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), tomou conta das ruas da cidade neste sábado (21/09).

O evento teve a presença do ex-deputado federal e dirigente do PSDB, Pedro Cunha Lima, de lideranças políticas locais e apoiadores, que fizeram uma verdadeira “onda azul” por onde passou.

Rúbia disputa ao cargo de prefeita pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e conta com Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice. A corrida eleitoral da prefeitável conta com apoio de atores políticos importantes, como dos senadores Efraim Filho (União Brasil) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

“A nossa caminhada ganhou adesão e apoio de todos por onde passamos. Que momento lindo! O povo quer mudança, o povo quer o melhor para nossa cidade”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Secretaria de Educação do Estado desmente rumores sobre demissão de terceiros em nota oficial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria de Estado da Educação emitiu uma nota neste sábado (21/09), para declarar que são falsas as informações de demissão a fim dos prestadores de serviço vinculados a empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta.

O órgão negou que exista aviso de aviso prévio para desligamento que qualquer funcionário. “Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são rigorosamente falsas“, diz a nota.

NOTA

A Secretaria de Estado da Educação – SEE, tranquiliza a todos os prestadores de serviços vinculados à empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta, no sentido de que não existe aviso prévio para desligamento de qualquer funcionário. Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são
rigorosamente falsas. A SEE reforça que sempre utiliza de seus canais oficiais para qualquer divulgação.

Continue Lendo