A convite do governador Mauro Carlesse, de Tocantins (TO), o prefeito Bruno Cunha Lima conheceu, na sexta-feira (9), o Programa Escolas Estaduais de Tempo Integral (ETIs) em implantação naquele estado da região Norte. Acompanhado do secretário Raymundo Asfora Neto, da Educação de Campina Grande, Bruno visitou escolas, tirou dúvidas e fez uma imersão nas propostas e resultados da iniciativa.
A primeira visita de Bruno Cunha Lima e Asfora Neto, acompanhado pela secretária da Educação, Juventude e Esportes de Tocantins, Adriana Aguiar, foi à Escola Estadual de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico e nas obras da ETI do Setor Nova Araguaína, na cidade de Araguaina, inaugurada em maio deste ano. Além dessas, existem outras quatro escolas no mesmo modelo, que estão em construção no Estado.
O prefeito Bruno destacou que a visita às escolas do Tocantins ocorreu após uma série de pesquisas realizadas em todo o país. “A escola no Setor Maracanã se constitui referência no que diz respeito à estrutura, não só de sala de aula, mas por todo um complexo de esporte e cultura. “Eu quero dar os parabéns e também quero levar esse modelo, esse projeto para nossa cidade. Temos pesquisado Brasil a fora e, junto ao FNDE, esse modelo do Tocantins passou a ser referência”, revelou.
A comitiva também contou com a participação da gerente de Projetos e Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Fabíola Alessandra Gaudêncio Vilar; da diretora Regional de Educação, Juventude e Esportes de Araguaína, Maria Eulessandra Sousa Castilho; e do superintendente de Administração, Infraestrutura e Obras da Seduc, Rômulo Júnior.
As Escolas Estaduais de Tempo Integral seguem um modelo padrão e têm capacidade para atender 1.500 estudantes. Com uma estrutura que possibilita a oferta de atividades diversificadas, as unidades contam com sala de música, biblioteca, laboratórios, salas de artes marciais, ateliê, quadra poliesportiva coberta, sala de dança, sala de coral, sala de primeiros socorros, auditório, piscina, entre outros espaços.