A nova edição do Boletim Observatório Covid-19/Fiocruz confirmou que a Paraíba está dentre os quatro Estados brasileiros que estão fora da zona de alerta em relação a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento de infectados com o vírus da Covid-19.
De acordo com o Boletim, o fato se dá graças ao sucesso das medidas sanitárias adotadas pelas gestões Estadual e Municipais e o avanço do esquema vacinal de imunização.
Além da Paraíba, cuja taxa de ocupação é inferior aos 60%, os Estados do Acre, Amapá e Rondônia apresentam a mesma faixa de porcentagem e também estão fora da zona de alerta.
Ainda segundo o levantamento da Fiocruz, o número de registro de vítimas da Covid-19 segue em queda há, pelo menos, 12 dias consecutivos.
De acordo com dados do consórcio da imprensa divulgados nesta quinta-feira (1º), o Brasil alcançou 100 milhões de doses de vacinas aplicadas. Desse total, 26.580.585 completaram o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, números que corresponde a 12,55% da população. Ainda nesta quinta, foram relatados 1.943 óbitos e o total chegou a 520.189.
O estudo ainda mostra que apenas três Estados apresentam taxas de ocupação de leitos iguais ou superiores a 90%: Tocantins, Paraná e Santa Catarina. Outros 15 (Amazonas, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão, Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas) estão na zona de alerta intermediário, com índices de ocupação variando entre 60% e 80%.