Nos acompanhe

Paraíba

Funjope retifica edital e altera prazo de inscrições para seleção de bailarinos

Publicado

em

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) publicou uma retificação do edital de chamada pública que vai selecionar 12 bailarinos para a sua Companhia Municipal de Dança. A data de início das inscrições, que seria nesta sexta-feira (25), passa a ser 12 de julho, seguindo até 13 de agosto. Com a iniciativa, a Prefeitura pretende contribuir para consolidar a participação da cidade no cenário das artes e da dança na Paraíba e no Brasil.

A decisão foi tomada após reuniões com a equipe da Divisão de Dança e o Fórum de Dança de João Pessoa, e o entendimento comum foi de que deveriam ser feitas algumas alterações no conjunto do edital, entre elas, o prazo de inscrição.

“A Companhia de Dança tem o papel de montar espetáculos e, também, garantir que nossas crianças possam ter acesso a experiências de dança às quais, normalmente, os alunos de escolas públicas não têm. Nossa ideia é que, no contraturno das aulas, eles possam participar de oficinas, aulas, danças, de maneira que sejam beneficiados com essa arte”, declarou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que em torno dos projetos da Fundação, sejam de dança, música, literatura, culturas populares, sempre há um cunho educativo. Por isso, há também uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultural (Sedec). “No momento certo, após a pandemia, as crianças da rede pública municipal poderão fazer aulas de dança, música, culturas de uma maneira geral, no contraturno das aulas tradicionais nas escolas”, acrescentou.

Os bailarinos selecionados terão responsabilidade dupla na Companhia, participando ativamente da montagem de espetáculos e de grandes eventos locais e fora de João Pessoa. Eles vão atuar ainda no processo de formação dos estudantes para inclusão social por meio da dança, seguindo o exemplo da experiência que o prefeito Cícero Lucena realizou em sua primeira gestão com a escola do Ballet Bolshoi.

A criação da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, anunciada no final do mês de abril, repercutiu de forma positiva no ambiente cultural e foi elogiada por dançarinos respeitados na área como Deborah Colker e Carlinhos de Jesus.

Abraçando diversos estilos, do ballet clássico às danças contemporâneas e populares, a Companhia será um instrumento fundamental para o resgate da identidade cultural, da história e das manifestações mais representativas da cidade.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas por bailarinos de todo o país, que devem consultar o edital no link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/licitacoes?id=5402. Para se inscrever, o interessado deve ir pessoalmente à sede da Funjope, ou realizar a inscrição através do e-mail [email protected].

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção de nova escola em São Bento seguem em ritmo acelerado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento em parceria com o Governo do Estado avançam na construção de uma nova unidade educacional no Loteamento João Lima.

As obras estão orçadas em R$ 2 milhões de reais e a escola beneficiará a população da região com um prédio moderno, infraestrutura completa e profissionais qualificados.

Com essa, a cidade chega a marca de 28 unidades educacionais, sendo 32 até o ano de 2026. “É assim que, com fé em Deus e muito trabalho, estamos construindo uma nova São Bento, onde a educação é prioridade!”, afirmou o prefeito Doutor Jarques em publicação nas redes sociais.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

PF investiga crimes de fraude a procedimentos licitatórios e contratos públicos na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (28/11) a Operação Family First, que tem como objetivo combater crimes de fraudes em procedimentos licitatórios e contratos públicos praticados por empresa de assessoria em licitação sediada no município Monteiro/PB.

Segundo as investigações, a empresa prestava serviços de assessoria para organização de certames públicos realizados por prefeituras municipais, tendo sido constatado que várias destas licitações foram vencidas por uma distribuidora de alimentos controlada pela própria empresa assessora, registradas em nome de familiares dos investigados, suspeitos de serem “laranjas”.

Durante as investigações, foi possível identificar a participação de um investigado que atuava como pregoeiro ou presidente da comissão de licitação de alguns dos municípios que realizaram certames com a empresa de assessoria, com suspeitas de favorecimento para que a distribuidora de alimentos em nome de terceiros vencesse as licitações e assinasse contratos públicos de fornecimento de cestas básicas.

Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pela 16ª Vara Federal da Paraíba, que foram cumpridos nas sedes das empresas investigadas e nas residências de seus sócios, todos localizados no município de Monteiro.

Caso sejam comprovadas a autoria e a materialidade, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, contratação direta ilegal e associação criminosa, com penas que podem chegar a 19 anos de reclusão, sem prejuízo de outras imputações, a depender do resultado da análise do material apreendido.

Continue Lendo