Fome e sede frequentes, formigamento nos pés e mãos, infecções constantes, visão embaçada. Esses são alguns dos sintomas do diabetes, uma doença que afeta brasileiros de diversas idades. O Dia Nacional do Diabetes, 26 de junho, lembra a importância do autocuidado para evitar complicações e busca conscientizar a população sobre a busca do diagnóstico e tratamento.
O que algumas pessoas não sabem é que as emoções podem interferir diretamente nos tratamentos da doença. Sentimentos negativos como raiva, ansiedade e estresse são responsáveis por produzir hormônios contrarreguladores da insulina, como o cortisol, noradrenalina e glucagon. “Isso pode elevar os níveis glicêmicos no sangue e, consequentemente, descontrolar a glicemia nos pacientes diabéticos”, explica o endocrinologista Fellipe Menezes, médico cooperado da Unimed João Pessoa.
Estar bem – Segundo a psicóloga Roberta Mota, da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, as emoções negativas podem provocar alterações do apetite, dificuldade de concentração, sentimentos de nervosismo ou de culpa, além da diminuição da energia. “A forma como as pessoas lidam com o problema pode influenciar, já que esses sentimentos contribuem para hábitos que não são saudáveis, como alimentação exagerada ou sedentarismo”, completa.
Para Roberta, o controle do diabetes está intimamente ligado aos sentimentos. “Por ser uma patologia crônica, precisa ser tratada por toda a vida. É necessário ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, seguir as orientações médicas e manter uma postura positiva, pois há tratamento e, com ele, é possível levar uma vida normal”, explica. Além disso, deve-se evitar o tabagismo, o alcoolismo, o excesso de cafeína e o aumento da gordura abdominal.
O que se pode fazer – O acompanhamento de um profissional de saúde com formação especializada pode ajudar o paciente a encarar os problemas causados pelas emoções. Em conjunto, poderão encontrar formas de melhorar a saúde mental, o que, por sua vez, vai ajudar a gerir o diabetes.
Para auxiliar os clientes a prevenir, identificar e tratar os sintomas do diabetes, a Unimed João Pessoa oferece oficinas do Grupo Saúde na Medida, composto por uma equipe transdisciplinar com psicóloga, nutricionista e profissional de Educação Física. Para ver a programação completa das atividades, basta acessar a área dos programas de promoção da saúde no Portal Unimed JP (https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor/).
Técnicas úteis – Segundo orientam os médicos, há técnicas que podem ajudar a enfrentar essas situações causadas pelas emoções:
*Exercícios respiratórios
*Terapias de relaxamento, meditação e de melhoria do sono
*Alterações na rotina para evitar situações de stress
*Adesão a um grupo de apoio, como os da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, Viver Melhor que oferece grupos e oficinas voltados para auxiliar os clientes a entender mais e cuidar da saúde
Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.
Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp