Nos acompanhe

Paraíba

Projeto da UFPB é selecionado para incentivar participação de garotas na Ciência da Computação

Publicado

em

O projeto Meninas na Ciência da Computação, coordenado pelas professoras Josilene Aires e Giorgia Mattos, do Centro de Informática, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é uma das 12 propostas brasileiras com inscrições aprovadas na chamada pública Garotas STEM: Formando futuras cientistas ( STEM, sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharias e matemáticas). Ao todo, foram recebidas mais de 170 inscrições, das cinco regiões do país.

A parceria entre o British Council, King’s College of London e o Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro, oferece apoio técnico para projetos que tenham como objetivo incentivar e ampliar a participação de garotas estudantes dos ensinos fundamental e médio nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação.

Os coordenadores dos 12 projetos selecionados estão recebendo treinamento online, desde maio passado. A capacitação versa sobre temas como Introdução à igualdade de gênero em STEM; Práticas de Ensino inclusivas; As abordagens de ensino Aspire e Science Capital; Abordagem whole-school para aprimorar o equilíbrio de gênero em STEM, além de Comunicação efetiva com pais e responsáveis em relação ao equilíbrio de gênero na STEM.

Atualmente, o projeto de extensão “Meninas na Ciência da Computação: despertando vocações através do conhecimento” está oferecendo formação a alunas de três escolas do ensino médio de João Pessoa: Celestin Malzac, no bairro de Valentina, Colégio da Polícia Militar, em Mangabeira, e ECIT João Pereira Gomes, também em Mangabeira.

O projeto teve início há sete anos e ensina os primeiros passos da robótica e de programação a jovens meninas do ensino médio, em escolas públicas de João Pessoa. A finalidade é estimulá-las a ingressarem nos cursos de graduação da área de Informática e promover a inclusão digital, fomentando a iniciação no universo da computação.

“Desde 2014, realizamos oficinas de programação e robótica, desenvolvimento de aplicativos, visitas aos laboratórios da Universidade, debates e palestras sobre equidade de gênero nas áreas STEM em escolas públicas da região”, contou a cientista da computação Josilene Aires Moreira, do Centro de Informática da UFPB e uma das coordenadoras do projeto.

Segundo ela, 65% dos 1.866 frequentadores de cursos STEM na instituição são homens. Em 2018, no curso de bacharelado em Ciência da Computação da UFPB, apenas 10% dos alunos eram mulheres. Na engenharia computacional, elas são 17%.

Mais informações sobre o projeto Meninas na Ciência da Computação podem ser obtidas nos perfis no Instagram: @mccufpb e @extmcc

Continue Lendo

Paraíba

“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.

Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova modificações nas LDOs de 2024 e 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.

Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.

“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.

Continue Lendo

Paraíba

“100% normalizado até o final do dia”, afirma gerente da Cagepa sobre fornecimento de água em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Cerca de 760 mil pessoas da Região Metropolitana de João Pessoa foram prejudicadas com a interrupção do abastecimento de água após a Estação Elevatória de Gramame da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) ter sido alvo de ação de bandidos nesta quinta-feira (31/10) que roubaram cabos de cobre.

Após ações da empresa para reparo na estrutura que foi danificada, o serviço foi reestabelecido nas cidades de Cabedelo, Conde e em 90% da Capital.

De acordo com o gerente de serviços da Cagepa, Wallace Oliveira, até o fim desta sexta-feira (01/11), todas as casas terão o abastecimento de água normalmente.

“Já alcançou mais ou menos esse índice de 90%. Na verdade, a gente tem uma única unidade que ela iniciou a operação dela agora no final da manhã. E obviamente, por estar iniciando no final da manhã a recuperação nessa região que é a região ali de De Mangabeira oito, ali do Cidade Verde, a gente imagina que ela já vai estar 100% normalizada até o final do dia. No mais, todas as regiões da região metropolitana, todas as áreas da região metropolitana já estão em plena operação”, detalhou em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo