O ex-presidente Lula (PT) iniciará no próximo mês de julho uma serie de viagens pelo Nordeste com vistas às Eleições 2022 e, na Paraíba, conversará com o vice-presidente do Senado e presidente do MDB paraibano, Veneziano Vital do Rêgo, com o governador João Azevêdo (Cidadania) e com o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB).
De acordo com informações divulgadas pela Folha, a viagem será iniciada já na primeira quinzena de julho e terá como objetivo reencontrar antigos aliados e buscar novas parceiras eleitorais.
Porém, o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo, afirma que o ex-presidente tratará apenas de debates “sobre desenvolvimento regional, o combate à fome e a luta por vacinas“.
Segundo a Folha, os principais alvos das tratativas de Lula serão os líderes locais de PSB e MDB, ambos, partidos que se distanciaram do PT ao longo dos últimos anos e apoiaram majoritariamente o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) em um processo que deixou feridas abertas pelo caminho.
O senador Veneziano disse perceber a movimentação como legítima e natural.
“Eu vejo a movimentação como legítima e natural. Faz parte do esforço que o candidato a presidente tem que fazer. É o fortalecimento de laços com pessoas que já estiveram juntas”, disse o senador.
Veneziano apoiou o impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Em 2018, fez campanha para Fernando Haddad (PT) no primeiro e segundo turnos da eleição presidencial.
Segundo a Folha, Lula também vai se encontrar com o ex-governador Ricardo Coutinho, com quem tem forte ligação política e pessoal. O socialista, apesar de ter sido declarado inelegível após julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já disse que pretende disputar uma vaga ao Senado no próximo ano.
Também está na mira do ex-presidente o governador Azevêdo, que saiu do PSB após rompimento com Coutinho, que era seu principal padrinho político.
“Na Paraíba, há blocos políticos que são adversários mas que, nacionalmente, têm feito enfrentamento intenso a Bolsonaro. É importante conversar com eles”, diz o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo.
A tour de Lula pelo Nordeste deve começar por Salvador, seguir pelo Recife até chegar na Capital paraibana de onde deve partir para outras capitais nordestinas.