A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Campina Grande (Seagri) iniciou na segunda-feira, 14, pela comunidade do “Aragão”, localizada no Distrito de Catolé de Boa Vista, o processo de silagem que vai garantir seis meses de alimentação aos rebanhos da zona rural deste município. A silagem é um método que consiste na trituração e armazenamento da palha do milho e do sorgo, compostos que garantem a suplementação alimentar dos rebanhos bovinos, ovinos, caprinos e até bubalinos existentes na região.
Ao acompanhar pessoalmente o primeiro dia do processo de confecção da silagem, o secretário municipal de Agricultura, Renato Benevides Gadelha, lamentou a escassez de chuva neste mês de junho e a consequente perda de parte dos grãos, uma vez que o completo enchimento das espigas do milho só é possível com a influência da água.
Em que pese a ocorrência da adversidade climática temporária, que atualmente se verifica em Campina Grande, o titular da Seagri avaliou que foram válidas as ações da Prefeitura voltadas à zona rural do município, pois, se o lucro não foi satisfatório como era esperado, os agricultores ao menos terão a garantia da alimentação de seus rebanhos, principalmente a partir do próximo mês de agosto, quando se inicia o recrudescimento do período de estiagem nesta região.
Operação Silagem
A silagem é um dos métodos mais tradicionais de armazenar alimentação para os rebanhos. Esse sistema consiste no corte da forragem, que é compactada, vedada e guardada em silos para a fermentação. Embora sofra restrição de oxigênio, são mínimas as perdas de nutrientes dos alimentos que passam por esse processo.
Essa alimentação suplementar, mesmo tendo sido armazenada por um determinado período, oferece aos animais quantidade satisfatória de energia, deixando-os mais saudáveis e prontos para enfrentarem eventuais períodos de estiagem.
A “Operação Silagem”, iniciada nessa segunda-feira, que conta com o apoio logístico e operacional do prefeito Bruno Cunha Lima, como fez questão de frisar o secretário Renato Gadelha, vai atender toda a zona rural de Campina Grande, na medida em que os agricultores forem apresentando suas respectivas solicitações à direção da Seagri.
A estimativa é de que o alimento, a ser armazenado, seja o suficiente para atender aos rebanhos durante os próximos seis meses. Ao final do trabalho, a Seagri informará a quantidade de toneladas produzidas com a confecção da silagem.