Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura organiza força-tarefa para dar assistência às famílias afetadas pelas chuvas

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa mantém o acompanhamento e apoio às famílias atingidas pelas chuvas que caem desde a última quarta-feira (12), na Capital. Até o início da tarde desta sexta-feira (14), 28 famílias, que tiveram as casas alagadas no Bairro São José, foram realocadas para a Escola Municipal Nazinha Barbosa, em Manaíra. No local, as pessoas estão recebendo atendimentos de saúde, como testes para Covid-19, cadastramento para programas sociais e alimentação.

Foram mobilizadas equipes das Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS) para acolhimento e cadastramento de 28 famílias que são do Bairro São José. As pessoas receberam colchões, kits de higiene, lençóis, máscaras, álcool em gel e estão sendo testadas para Covid-19, visando garantir a segurança sanitária de todos.

Até o início da tarde desta sexta foram distribuídas 120 quentinhas no local e a segurança alimentar das famílias está garantida com o fornecimento de todas as refeições necessárias.  O vice-prefeito, Leo Bezerra, destacou as ações da Prefeitura e os esforços para que as famílias sejam bem assistidas. “Todo o suporte está sendo dado pela Prefeitura de João Pessoa e conseguimos fazer com que algumas famílias aceitassem vir para o abrigo. Infelizmente ainda temos outras que não querem sair de suas casas, mas nossas equipes estão conversando com eles e esperamos que possam mudar de ideia, não se colocando em perigo. Estamos provendo todo o suporte de alimentação, incluindo jantar e durante o fim de semana”, completou.

Nas comunidades São Rafael e Padre Hildon Bandeira não há registro de famílias em abrigos. As que aceitaram sair de suas casas para evitar maiores riscos preferiram se deslocar à casa de familiares ou amigos. Mesmo assim, a Prefeitura vem dando o acompanhamento necessário, com a visita de assistentes sociais para verificar de perto as necessidades de todos, além da distribuição de 420 quentinhas, garantindo também todas as refeições.

“Nossa obrigação enquanto agentes públicos é conhecer de perto as necessidades das pessoas e estamos visitando todas as comunidades atingidas, levando os serviços da Prefeitura e da Sedes para garantir a dignidade dessas famílias que passam por um momento difícil, mas que não ficarão desamparadas”, reforçou o secretário da Sedes, Felipe Leitão.

Por sua vez, o secretário da Sedhuc, João Corujinha, lembrou que “a união entre as secretarias é algo muito importante, principalmente num momento delicado como esse e temos a alegria de ter um conjunto de equipes dedicadas ao seu trabalho e que fazem a diferença na vida de quem está precisando desse apoio da Prefeitura”.

A Defesa Civil continua o monitoramento das áreas de risco e comunidades da Capital. Além disso, as equipes estão realizando trabalho para que famílias das comunidades São Luiz e São Gabriel aceitem o abrigamento na Escola Municipal Chico Xavier, que está sendo preparada para acolher as que aceitarem se deslocar para lá.

Saúde – A rede municipal de saúde também está em alerta e preparada para prestar assistência à população nesse momento. A assistência inicia com a Atenção Básica fazendo uma triagem in loco e a atenção especializada ofertando o acompanhamento psicológico com os moradores atingidos pelas chuvas. A Rede de Urgência e Emergência preparou um esquema integrando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU JP) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Essas equipes estão em prontidão para atender chamados e, se necessário a remoção de pacientes para uma unidade hospitalar. Para isso, as UPAs disponibilizaram leitos de retaguarda que receberão esses pacientes e os hospitais estão em alerta.

Trânsito – Entre às 12h da quinta-feira (13) e às 12h desta sexta-feira (14), o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), foi acionado 73 vezes, sendo que 30 através do disk 118 e 43 por meio do número de whatsapp 987602134 e, em nenhum dos casos, houve relato de acidentes.

De acordo com o superintendente George Morais, as demandas foram relacionadas principalmente a vias intransitáveis por conta dos alagamentos e falhas em semáforos, sendo essencial a rápida atuação dos agentes de mobilidade para diminuir os riscos, como por exemplo, em cruzamentos semaforizados que apresentaram falhas técnicas, evitando através do trabalho dos servidores, que colisões acontecessem e, consequentemente, que alguém se ferisse.

“O trabalho integrado entre as pessoas que nos acionam mediante urgências de trânsito através do nosso disk 118 e whatsapp do Cott, agiliza a informação para nosso setor operacional, fazem com o que o deslocamento dos agentes de mobilidade nas ruas seja mais ágil e, com a atuação pontual em loco, mantemos o ordenamento do fluxo evitando os acidentes e vítimas”, explica ele.

A Semob disponibiliza ainda os perfis no Twitter (@transitosemojp) e Instagram (@semobjp) que disponibilizam, em tempo real, informações sobre ocorrências no trânsito da Capital.

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB recebe Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública pelo terceiro ano consecutivo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O portal institucional do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) conquistou pelo terceiro ano seguido o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), destacando sua dedicação em zelar pelos recursos públicos com eficácia e transparência. O resultado foi anunciado durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC), que aconteceu de 11 até 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Na cerimônia, a auditora de Controle Externo Zaira Chagas Guerra Pontes, chefe do Departamento de Auditoria de Gestão Estadual do TCE-PB, representou o presidente da Corte paraibana, conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho e recebeu o certificado em reconhecimento ao trabalho realizado. Este ano, 32 Tribunais de Contas brasileiros participaram do ciclo, com uma média de transparência de 92,12%. A pesquisa avaliou a transparência de 7.370 Unidades Gestoras (UGs), das quais 1.831 foram certificadas.

O processo de certificação envolveu a colaboração de 6.315 servidores das UGs, em sua maioria controladores internos, além de 466 auditores de controle externo do Sistema Tribunais de Contas. A pesquisa é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Além dos resultados do PNTP, durante o ENTC, também foram apresentados os dados do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil (MMD-TC), um instrumento que avalia o desempenho dos tribunais, identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas e de fiscalização, e dá visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.

Os resultados da pesquisa e do MMD-TC estão disponíveis no Radar da Transparência, reforçando o compromisso do TCE-PB com a transparência e a eficiência na gestão pública.

O resultado está disponível no Radar da Transparência.

PNTP – O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é coordenado pela Atricon, em parceria com os 33 Tribunais de Contas do país. O objetivo do programa é padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência da Administração Pública em todos os Poderes e órgãos públicos do Brasil.

Continue Lendo

Paraíba

“Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido”, diz Hervázio sobre nome de Cícero para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), durante entrevista nesta terça-feira (19/11), afirmou que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), poderá disputar numa chapa majoritária o comando do Governo do Estado da Paraíba, nas Eleições 2026.

Hervázio aponta Cícero como nome estratégico e de destaque com vistas ao próximo pleito estadual.

Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido“, assegura o parlamentar.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Projeto de Lei que institui a política de atenção à saúde materna é aprovado pela ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Lei (PL 1979/24) que institui as diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna no âmbito da Paraiba.

De autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), o PL segue para a sanção do governador João Azevêdo e prevê uma série de ações para cuidados com a saúde mental das mulheres.

“Muito feliz em aprovarmos por unanimidade este importante projeto. Sabemos o quanto as mulheres sofrem pressões todos os dias. São várias as formas de violências ainda presentes na sociedade. Esperamos com este projeto fortalecer as políticas de saúde mental das paraibanas e criar uma sociedade mais justa e melhor para todas as mulheres”, disse Cartaxo.

O Projeto de Lei prevê a atenção humanizada, cientificamente fundamentada e em tempo oportuno para prevenção dos quadros de sofrimento psíquico relativo à maternidade, além de recuperação e acompanhamento das situações já instaladas; a sensibilização da comunidade para compreensão da importância da rede de apoio à mulher que se torna mãe para que esse ciclo da vida não seja vivido de forma isolada e com sobrecarga.

O projeto também estimula a conscientização da população sobre os direitos das mães e das famílias no que diz respeito aos períodos gestacional e puerperal; e o cuidado respeitoso a todas as mães, de modo a que mantenham sua dignidade, confidencialidade e privacidade, com apoio contínuo, livre de danos e de maus-tratos.

Continue Lendo