A secretária-executiva de Saúde de João Pessoa, Rossana Sá, afirmou hoje (14) que não há irregularidade na vacinação de João Pessoa e que o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, está sendo seguido na integralidade. Em entrevista ao Bom dia Paraíba, da TV Cabo Branco, a secretária afirmou que após moradores de rua e detentos (vacinados pelo estado), agora, é a vez de vacinar os trabalhadores da educação. Por isso, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), anunciou para domingo o início da vacinação desse grupo.
De acordo com a matéria originalmente publicada no blog Conversa Política, assinada pelos jornalistas Angélica Nunes e Laerte Cerqueira, ontem (13), os Ministérios Públicos Federal e da Paraíba entraram com uma ação pedindo que a PMJP suspenda imediatamente a vacinação de grupos não inseridos nas orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. A ação pode atingir diretamente o planejamento da prefeitura, que inclui a vacinação de profissionais da educação, até que a gestão apresente documentação mostrando que não há irregularidades.
Os MPs querem que a PMJP se abstenha de promover vacinação de quaisquer outros grupos não contemplados no plano para o atual momento ou de antecipar vacinação de grupos ali contemplados, em desacordo com diretrizes do ente federal, a exemplo de trabalhadores da educação, ressalvada prévia deliberação nesse sentido, por parte da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado da Paraíba, no caso de ajustes que respeitem as diretrizes.
De acordo com os MPs há violações ao Programa Nacional de Imunizações na vacinação de hemofílicos, grávidas sem comorbidade, pessoas com deficiência sem vinculação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), educadores físicos, sem vinculação a serviço de saúde, guardas municipais e ainda a pretensão de antecipar a vacinação de trabalhadores da educação, no próximo domingo (16), sem sequer levar a questão à deliberação da CIB.
Moradores de rua
Por causa da chuva intensa na capital, a prefeitura adiou hoje (14), pela segunda vez, a vacinação dos moradores de rua.
Abaixo, tabela do PNI com a ordem de vacinação dos grupos prioritários. A população estimada é a nacional. A sequência tem que ser seguida por todo o país.
Confira abaixo tabelas: