Nos acompanhe

Notícias

Câmara de João Pessoa poderá admitir o trâmite simultâneo de várias CPI’s

Publicado

em

Eduardo Carneiro (PRTB) vai apresentar projeto que viabilizará a instalação e coexistência de processos fiscalizadores no Legislativo
“Se houver dez Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s), que todas tramitem na Câmara”, defendeu o vereador Eduardo Carneiro (PRTB), abrindo os discursos em tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O parlamentar anunciou que apresentará um projeto solicitando que o Regimento Interno (RI) da Casa seja modificado, admitindo a abertura e trâmite simultâneo de quantas CPI’s forem necessárias, e não apenas no máximo três, como prega o RI atual.
“Precisamos implementar a CPI da Lagoa, pois ela não é charme de nós vereadores. A população nos cobra. Quem nos elegeu está pedindo para que averiguemos uma questão relativa ao uso do dinheiro público. R$ 6 milhões na Saúde ou empregados nas escolas ajudaria muito”, sugeriu Eduardo Carneiro.
O vereador citou que, independentemente de a Polícia Federal (PF), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Controladoria-Geral da União (CGU) e outras entidades fiscalizadoras investigarem a possibilidade de desvio de dinheiro público nas obras de revitalização da Lagoa, é papel da CMJP apurar detalhes inerentes a intervenções urbanas em João Pessoa.
“Não conseguimos mais assinaturas de vereadores para aprovar a abertura da CPI da Lagoa por falta de habilidade da oposição, mas os encantos do Paço Municipal foram mais atrativos”, alegou Eduardo Carneiro, complementando, ao enfatizar que “não adianta negar que não há articulações para impedir a existência da CPI da Lagoa, pois o temor no Paço Municipal é grande”.
Para Bruno Farias (PPS), vereadores situacionistas teriam sido surpreendidos com uma "pegadinha" recentemente.Para Bruno Farias (PPS), vereadores situacionistas teriam sido surpreendidos com uma “pegadinha” recentemente.
Sobre isso, Bruno Farias (PPS) comentou que situacionistas teriam sido surpreendidos por uma “pegadinha” recentemente. “Juravam que iam falar com o prefeito, em reunião sobre demandas da cidade, e receberam o pedido para abertura de três CPI’s no intuito de inviabilizar a da Lagoa. Isso revela que Cartaxo foge dessa CPI como o diabo da cruz. É em nome da verdade que temos que solucionar esse caso”, comentou.
Na ocasião, Eduardo Carneiro ainda enfatizou que, o discurso da situação, até esta quarta-feira (20), era o de que seria dispensável instalar uma CPI da Lagoa na Câmara por outras entidades públicas estarem investigando o mesmo assunto.
Líder do Executivo na CMJP diz que Governo Municipal é transparente e contribui com órgãos fiscalizadores.Líder do Executivo na CMJP diz que Governo Municipal é transparente e contribui com órgãos fiscalizadores.
“Sei que aliados devem apoiar os seus, mas já ouvi insatisfações com o Executivo de vários vereadores de situação. Acho que Raíssa Lacerda (PSD) pode assinar sim o pedido de abertura pra CPI da Lagoa, pois há documentos comprovando indícios de irregularidades gravíssimas nas obras de revitalização do Parque”, opinou Eduardo Carneiro, lembrando que a oposição necessita de pelo menos mais uma assinatura de algum parlamentar da CMJP para atingir o número de nove requisitando a investigação, o mínimo para iniciar o processo na Casa.
“Este Governo é o que melhor dá as condições de ser investigado, através de transparência, sendo parceiro dos órgãos de fiscalização”, destacou o líder situacionista na Câmara, o vereador Fernando Milanez (PTB).

Continue Lendo

Negócios

Ninguém Dirá que é Tarde Demais: espetáculo com Arlete Salles ocorre este fim de semana em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após protagonizar a novela da Globo ‘Família É Tudo’, Arlete Salles volta aos palcos em turnê com o espetáculo ‘Ninguém Dirá que é Tarde Demais’. O evento chega em João Pessoa fim de semana (dias 22, 23 e 24 de novembro), com apresentações no Teatro Paulo Pontes.

Sucesso de público, visto por mais de 300 mil pessoas nas temporadas presenciais e online, o espetáculo tem emocionado a plateia por onde passa.

Na comédia, Luiza (Arlete Salles) e Felipe (Edwin Luisi) são vizinhos de prédio que se detestam. Sem conhecerem a identidade do outro, acabam se encontrando na rua e algo de inusitado acontece.

O texto original é de autoria de Pedro Medina, neto de Arlete, com quem contracena no espetáculo. A direção é de Amir Haddad. Além de Pedro, Alexandre Barbalho, filho da atriz, e o amigo Edwin Luisi, que acumula diversos prêmios em teatro durante seus mais de 50 anos de carreir, a também estão no elenco.

Idealizado pelos produtores Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam, a leve e divertida comédia pode estar em cartaz perto de você.

Clique nesse link e saiba mais sobre as datas

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo

Paraíba

Maior evento religioso da PB, Romaria da Penha ocorre neste sábado e deve reunir milhares de fiéis

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A tradicional Romaria da Penha, maior evento religioso do Estado, acontece neste sábado (23/11) em João Pessoa. Em um percurso de caminha com extensão de 14 quilômetros, milhares de fiéis participarão da 261ª edição da festa, que tem como tema “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e a amizade social”.

Programação

Os eventos começam às 16h30, com a Carreata de Nossa Senhora da Penha. A imagem da santa será conduzida do Santuário da Penha, localizado no bairro da Penha, até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes*, no Centro da cidade.

A Romaria tem início às 22h, partindo da Igreja de Lourdes em direção ao Santuário da Penha. A caminhada, que atrai devotos de diversas cidades e estados, deve terminar por volta das 3h30, com a celebração de uma missa campal presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Caminhada de fé

A Romaria da Penha é uma manifestação de fé que atrai pessoas de todas as idades, reunindo famílias, grupos de oração e comunidades paroquiais. Os fiéis caminham em oração e cânticos, muitos carregando velas ou imagens da santa, criando um ambiente de emoção e devoção.

O evento, que acontece há décadas, é considerado uma das maiores expressões de religiosidade popular do país e celebra a intercessão de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Santuário e símbolo de proteção para os fiéis.

Continue Lendo