Nos acompanhe

Paraíba

Ricardo assina decretos e empossa Conselho Estadual dos Direitos LGBT

Publicado

em

O governador Ricardo Coutinho empossou, nesta segunda-feira (11), no Palácio da Redenção, os 28 integrantes do Conselho Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Paraíba (CEDLGBT), para o biênio 2018/2019 e assinou decretos voltados para o segmento. O Conselho é composto por entidades da Sociedade Civil da capital e do interior do Estado e órgãos governamentais, tendo como objetivo discutir a implementação e efetivação de Políticas Públicas para essa população.

Os decretos assinados regulamentam a Criação do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba; estabelecem diretrizes e normativas para inclusão de mulheres transexuais e travestis, em situação de violência doméstica e familiar, no atendimento das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher; estabelecem diretrizes para o tratamento da população LGBT no Sistema Penitenciário da Paraíba; e regulamentam a Lei nº 7.309/2003, atualizada pela Lei nº 10.909/2017, revogando o Decreto nº 27.604/2006. A lei proíbe discriminação em virtude de orientação sexual e identidade de gênero, no âmbito de repartições públicas e empresas privadas.

Para o governador Ricardo Coutinho, as ações aprofundam e constroem civilidade, uma vez que a sociedade não pode se alimentar da discriminação e deve criar instrumentos para fazer com que as relações sejam respeitosas. “Este é um momento de afirmação, fundamental para a sociedade. É a celebração do respeito ao próximo e do direito de que cada pessoa seja o que quiser ser. Este conjunto de medidas expressa a necessária civilidade que precisa existir na sociedade”, observou.

Ele ainda ressaltou a relevância do Conselho Estadual de Direitos LGBT que ganhou novos integrantes na solenidade. “O Conselho é essencial, porque alerta o Governo sobre as dificuldades do segmento, cultiva o respeito, exige posicionamentos diferenciados, enfim, ele atua como os olhos da sociedade em parceria com o poder público”, disse o governador.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, explicou que os decretos assinados visam formalizar políticas públicas já existentes no Estado, dando uma segurança jurídica para estas ações. “Todas as medidas surgiram por meio de diálogos com o Movimento e representam mais um avanço para essa população. Queremos com esses decretos dar uma garantia jurídica para estas ações e fortalecer a política pública voltada para o segmento LGBT”, frisou.

Marcos Dias representa a Articulação Brasileira de Gays e foi empossado no Conselho Estadual de Direitos LGBT. Ele enfatizou que o Conselho é mais uma conquista do Movimento LGBT na busca de direitos para esta população que já sofre tanto com o preconceito. “Cada ação tem que ser comemorada passo a passo. Hoje teremos a primeira reunião para deliberar a diretoria do Conselho e começarmos a atuar no fortalecimento das políticas para o segmento”, comentou.

“É muito importante a confirmação de políticas públicas e o registro disso em forma de decretos, porque assim a gente entende que vamos conseguir ter uma continuidade destas políticas. Ainda vivemos em uma sociedade muito machista e precisamos avançar bastante”, falou a representante do Fórum Nacional dos Travestis e Transexuais Negros e Negras, Ayune Soares.

Continue Lendo

Paraíba

Alyne Moreira defende políticas públicas de inclusão às pessoas com deficiência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21/09), a candidata a vereadora em João Pessoa, Alyne Moreira (Agir 36), destacou a importância de políticas públicas de inclusão social voltadas ao grupo.

A data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005 e é uma oportunidade para a sociedade refletir sobre os desafios enfrentados por essas pessoas, bem como para celebrar as conquistas e avanços.

Sendo uma das principais pautas do Plano de Governo apresentado pela candidata, ela reforçou a necessidade de seguir na luta pela garantia de direitos às pessoas com deficiência e assumiu o compromisso de ser voz ativa na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Neste dia, é essencial reforçar o papel de cada um de nós na construção de um mundo mais justo e inclusivo, onde as diferenças sejam respeitadas e celebradas. A luta pela dignidade, respeito e direitos das pessoas com deficiência é uma responsabilidade coletiva que deve ser exercida diariamente, e não apenas em datas específicas. Na Câmara Municipal seremos o mandato da inclusão, a voz verdadeira daqueles que sabem a importância de incluir a todos verdadeiramente!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos às eleições 2024 não podem ser presos a partir deste sábado; entenda regra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir deste sábado (21/09), candidatos que irão disputar aos cargos de prefeito e vereador nas eleições não podem mais ser presos, a não ser no caso de flagrante de crimes. A restrição vale até o dia 8 de outubro, dois dias após o primeiro turno, marcado para o dia 6.

Cinco dias antes do pleito, a mesma regra da prisão passa a ser aplicada aos eleitores. A partir do dia 1º de outubro, nenhum eleitor pode ser preso, salvo em flagrante delito ou por setenção criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

O que diz a legislação

A regra consta do Código Eleitoral. A lei também define que, havendo detenção, a pessoa será levada à presença do juiz que, se verificar que o procedimento foi ilegal, vai revogar a medida e pode responsabilizar quem prendeu.

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e o pleno exercício das atividades de campanha por parte das candidatas e dos candidatos. Também busca prevenir que prisões sejam utilizadas como estratégia para prejudicar quem disputa o cargo eletivo por meio de constrangimento político ou o pelo afastamento da campanha.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison Targino enaltece defesa das prerrogativas e valorização da classe advocatícia pela OAB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (20/09) para enaltecer a atuação na entidade em defesa das prerrogativas e valorização da classe advocatícia do Estado.

O gestor pontuou diversas ações realizadas que promovem qualificação e melhores condições de atuação para os advogados e advogadas. Entre elas, a Escola Superior de Advocacia (ESA) que já beneficiou mais de 2800 profissionais com cursos de especialização gratuitos.

A construção da nova sede da entidade também é um marco da gestão. O espaço terá mais de 6.800 metros quadrados e irá garantir mais conforto, modernidade e infraestrutura para os mais de vinte e três mil advogados atuantes.

“Formamos um movimento de advogadas e advogados trabalhando de maneira horizontal e participativa, com o objetivo de resgatar o prestígio da Ordem, defender as prerrogativas e valorizar a advocacia paraibana. Nossa gestão é multifacetada, igualitária, atenta às demandas de todos e, acima de tudo, com os olhos voltados para o futuro”, destacou Harrison.

Veja mais:

Continue Lendo