Nos acompanhe

Negócios

Treinamento das empresas de ônibus da capital foca nas necessidades dos deficientes

Publicado

em

As dificuldades de locomoção, de acessibilidade, com foco na utilização do transporte público, foi tema de um encontro na manhã desta segunda-feira (11), entre operadores das empresas de ônibus de João Pessoa e uma equipe da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e de outras instituições, a exemplo da Associação dos Deficientes e Familiares- ASDEF, que trabalham com pessoas deficientes e com dificuldades de locomoção. O evento, que teve abordagens e dinâmicas, foi rea lizado na garagem da Unitrans, em Água Fria, durante toda a manhã e teve como objetivo capacitar os operadores para melhor atender esse público específico.

Durante os debates, foi mostrado os diferenciais de atendimento que precisam existir para esse tipo de passageiro e debatido de que forma os operadores e até a própria população podem minimizar as dificuldades que existem para que os deficientes usem o transporte público com segurança e eficiência. “Ceder o acento, ajudar no embarque e desembarque, no caso do operador só dar partida no veículo quando a pessoa estiver devidamente acomodada, não frear e nem arrancar o veículo bruscamente, são ações que contribuem para uma viagem mais tranquila e segura, principalmente para quem tem alguma deficiência”, afirma a Assistente Social da Funad , Conceição de Maria.

E foi Conceição que conduziu as dinâmicas onde os operadores se colocavam no lugar do passageiro deficiente, ora em cadeiras de roda, ou com muletas ou mesmo simulando uma deficiência visual, a partir da colocação de tarja nos olhos, para que eles vivenciassem, a partir desta nova realidade, como é usar o transporte público. Subir as escadas sem enxergar, entrar no ônibus pela plataforma usando cadeira de roda ou muletas, se posicionar no ônibus com o veículo já em movimento, passar pelo validador, foram situações vivenciadas e que deixaram lições importantes. A presidente da Funad, Simone Jordão, e a diretora técnica da entidad e, Mércia de Lourdes, acompanharam o treinamento, assim como o presidente da ASDEF, Francisco Izidoro, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Hellosman Silva.

O motorista José Vieira, da Unitrans, que simulou ser cego, disse que sentiu uma sensação muito estranha. “Só quem sabe é quem passa. Com essa experiência eu aprendi a dar até mais valor e ter mais respeito com as pessoas deficientes. Eu já tinha essa postura, mas vou melhorar ainda mais porque eu senti, na pele, como é difícil ter essa limitação e eu sei que eu posso ajudar ainda mais”, disse ele.

O diretor da Unitrans, Alberto Pereira, encerrou o treinamento dando destaque para a preocupação das empresas em melhorar, cada vez mais, o atendimento ao passageiro deficiente. “Nosso foco sempre foi melhorar nossa prestação de serviço, inclusive, o cadastramento biométrico para os deficientes foi pensado com esse propósito. O direito à gratuidade é assegurado por Lei e nós temos a obrigação de buscar atender nossos passageiros da melhor forma possível e temos feito a nossa parte”, destacou o empresário. Ele lembrou que apenas 15% da frota da capital ainda tem ônibus com duas portas, mas, que em 2018, com a renovação da frota, 100% dos ônibus que circularão em João Pessoa vão ser acessíveis.

Continue Lendo

Negócios

Unimed JP se consolida como um dos 50 maiores planos de saúde do Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Unimed João Pessoa está, mais uma vez, na lista dos 50 maiores planos de saúde do Brasil, segundo o anuário “Valor 1000”, edição 2024. O ranking foi divulgado terça-feira (17) passada pelo Jornal Valor Econômico, maior veículo de economia, finanças e negócios do Brasil.

Na lista, a Unimed João Pessoa ocupa a 32ª posição no país. Quando se considera apenas as operadoras de planos de saúde do Nordeste, a cooperativa sobe para a quinta posição. Da Paraíba, a Unimed João Pessoa é a única a constar na lista.

A FORÇA DO COOPERATIVISMO

Dos 50 maiores planos de saúde do Brasil, 34 integram a Unimed, maior sistema cooperativo de saúde do mundo, que conta com 340 cooperativas e tem uma carteira de 19,7 milhões de clientes.

Na Paraíba, a Unimed João Pessoa é líder do segmento de saúde suplementar, com uma carteira de aproximadamente 172 mil clientes e um Market Share de 37,1%. Ou seja, de cada 100 pessoas com plano de saúde no estado, 37 preferem a Unimed João Pessoa. Em 2023, fechou o exercício com mais de R$ 1,1 bilhão de faturamento bruto anual.

EXPANSÃO E MODERNIZAÇÃO

Nos últimos anos, a Unimed João Pessoa vem passando por um processo de modernização no modelo de gestão e por uma ampliação na rede própria de atendimento. Somente este ano, já foram abertas duas novas unidades: o Centro Médico Pediátrico Bessa; e a Unintegra, uma clínica especializada em síndromes e patologias do neurodesenvolvimento. Em breve, será aberta uma segunda unidade da Unintegra.

A rede própria da Unimed João Pessoa inclui, ainda, três hospitais (dois de alta complexidade e um para procedimentos de pequeno e médio porte), um centro especializado em reabilitação e práticas integrativas, duas unidades de atendimento ambulatorial, uma unidade de atendimento domiciliar e um serviço de telemedicina. Os clientes contam ainda com a maior rede credenciada de assistência médico-hospitalar da Paraíba.

Além de se destacar na saúde, a Unimed João Pessoa gera emprego e renda em sua área de atuação, fortalecendo o modelo cooperativista. São 2,4 mil empregos diretos e milhares de postos de trabalho indiretos gerados através da rede credenciada.

VALOR 1000

Em sua 24ª edição este ano, o Valor 1000 se consolidou como um dos anuários de negócios mais respeitados e de credibilidade do país, com a organização de rankings e premiação de empresas de diversos segmentos econômicos.

A pesquisa é realizada pelo Jornal Valor Econômico em parceria com a Serasa Experian e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas.

 

Continue Lendo

Negócios

Algodão colorido e técnica do labirinto: produtos da PB foram destaques na Semana da Moda de Milão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O algodão colorido desenvolvido pela Embrapa foi mais uma vez atração em desfile de moda na Itália. A coleção Calunga, da empresa Natural Cotton Color, confeccionada a partir do algodão colorido orgânico produzido da Paraíba, esteve presente em um dos principais eventos de moda sustentável, Beyond the Claim, na sexta-feira (20/9), no Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci, durante a Semana de Moda de Milão.

Inspirada no maracaturu, herança cultural afro-brasileira, a coleção é composta por 35 peças que integram alfaiataria com detalhes artesanais, incluindo a técnica do labirinto, um patrimônio imaterial da Paraíba.

Uma semana antes do desfile, foi a vez do algodão agroecológico subir às passarelas no Rio Grande do Norte. A maior fábrica têxtil da América Latina, a Guararapes, foi palco do lançamento da nova coleção de verão da Riachuelo, com roupas produzidas a partir de matéria-prima do projeto Pró-Sertão.

O Pró-Sertão é uma iniciativa do Instituto Riachuelo que visa fortalecer a cadeia produtiva do algodão no Rio Grande do Norte, com ações que vão desde o campo, por meio do incentivo do cultivo agroecológico, até a indústria têxtil e o artesanato local. A Embrapa Algodão é parceira deste projeto que beneficia centenas de agricultores no sertão potiguar e gera quatro mil empregos diretos no estado.

Algodão colorido

O algodão colorido é um produto diferenciado para a agricultura familiar, com foco na sustentabilidade econômica e ambiental. Além de gerar renda para o pequeno produtor, o algodão colorido natural não necessita de tingimento, reduzindo a utilização de água e de produtos químicos no processo de obtenção do tecido.

Por meio do melhoramento genético convencional, a Embrapa Algodão desenvolveu as cultivares de algodão colorido BRS Jade, BRS Safira, BRS Topázio, BRS Verde, BRS Rubi e BRS 200 Marrom.

O algodão colorido subiu às passarelas pela primeira vez em 2004, na São Paulo Fashion Week, com o estilista Ronaldo Fraga. Desde então, as peças confeccionadas com as variedades de algodão colorido vêm abrindo caminho no mundo da moda. O produto também esteve presente na Fashion Rio, além de desfiles em Paris e Milão.

Algodão em consórcios agroecológicos

O cultivo do algodão agroecológico consorciado com outras culturas alimentares como milho, feijão, gergelim e amendoim, mandioca, dentre outras, por agricultores familiares, com certificação orgânica participativa, tem sido outra alternativa disponibilizada pela Embrapa e instituições parceiras para promover a segurança alimentar e a preservação do meio ambiente.

A metodologia de capacitação dos produtores se dá por meio das Unidades de Aprendizagem e Pesquisa Participativa, respeitando os saberes locais e promovendo a consciência ambiental. O aprendizado vai desde a produção (com foco conservacionista), certificação e comercialização da pluma no comércio justo, com preços acima do algodão convencional.

Agenda 2030

O algodão colorido e agroecológico são tecnologias voltadas para a sustentabilidade econômica, ambiental e social, alinhados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta agenda foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo. As tecnologias se alinham especialmente ao Selo ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa sedia 4ª edição do Brasil Cachaças, maior evento nacional que cultua a atividade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa sedia a 4ª edição do Brasil Cachaças, evento que celebra a cadeia produtiva da bebida e vai até o dia 26 deste mês no Espaço Cultural José Lins do Rego e em diversos pontos da Capital paraibana.

O evento oferece uma experiência única tanto para apreciadores quanto para produtores e comerciantes do ramo, fomentando novos consumidores e estimulando boas práticas na indústria e o crescimento do mercado local e regional.

O público em geral poderá imergir no mundo da cachaça nos dias 25 e 26, no Espaço Cultural, na IV Feira das Melhores Cachaças do Brasil. O evento contará com degustações, lançamentos, rodas de conversas, oficinas de drinks, concursos e atrações culturais. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h.

O festival promove também o Concurso de Drinks e Sobremesas do Brasil Cachaças 2024, voltado para bartenders, chefs confeiteiros, profissionais e estudantes de gastronomia que desenvolvam bebidas ou sobremesas com cachaça. As inscrições já estão abertas e mais informações podem ser obtidas no edital (https://drive.google.com/file/d/1HwBcxxCfo11qmUxYGNPOivucN3a1i5ez/view).

Além disso, o Brasil Cachaças 2024 também será palco do 1° Salão do Queijo da Paraíba, evento que celebra o queijo paraibano e promove o trabalho dos produtores locais, destacando a riqueza e diversidade dos queijos da região.

“O Brasil Cachaças se transformou em um verdadeiro polo de negócios, cultura e inovação da economia paraibana. Com as degustações e oficinas para o público em geral, encontros voltados para a cadeia produtiva da cachaça, o concurso de drinks e sobremesas para profissionais – além do Salão do Queijo, uma novidade deste ano – reunimos em um único e grande evento a diversidade e a riqueza de produtos que são um símbolo da Paraíba”, comenta Fernanda Melo, organizadora do Brasil Cachaças.

Os ingressos para todos os dias do Brasil Cachaças já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site https://www.sympla.com.br/evento/brasil-cachacas-2024/; é possível conferir a programação completa por dia no site oficial: www.brasilcachacas.com/.

Programação especial B2B para produtores e comerciantes

A abertura do Brasil Cachaças acontece no dia 23 de outubro, a partir das 8h, com o Seminário de Cachaças do Brasil. O seminário, que ocorre no auditório do Sebrae em João Pessoa, apresenta cases de sucesso e tem foco na inovação, diferenciais competitivos e mercado da cachaça com nomes como Maurício Ayer, Murilo Coelho (Engenho Nobre), Rosângela Vilar (Cachaça Estância Moretti), o professor Normando Filho e Dirlene Pinto (Cachaça Germana).

No dia 24, das 15h Às 21h, a programação é voltada para comerciantes, distribuidores e demais profissionais do mercado da cachaça. Além disso, o festival vai abrigar também o Encontro Nacional de Confrarias e o Encontro Nacional de Mulheres da Cachaça, que ocorre no Engenho Gran Raiz, em João Pessoa.

Serviço

Brasil Cachaças 2024

Data: de 23 a 26 de outubro de 2024
Local: Espaço Cultural José Lins de Rego e auditório do Sebrae (Seminário de Cachaças do Brasil)
Ingressos: a partir de R$ 14,50 – https://www.sympla.com.br/evento/brasil-cachacas-2024/

Continue Lendo