Nos acompanhe

Paraíba

Primeira paraibana a tomar vacina contra a Covid-19 recebe a segunda dose do imunizante

Publicado

em

Primeira paraibana a tomar a vacina contra a Covid-19, a enfermeira Marineide Gouveia recebeu, na segunda-feira (15), a segunda dose do imunizante. A aplicação aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde (SES), em João Pessoa.

De acordo com o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, desde o dia 08 de fevereiro, os lotes da segunda dose da vacina CoronaVac começaram a ser distribuídos para todos os 223 municípios. Ele explica que foi respeitado o tempo de 28 dias entre uma aplicação e outra, seguindo a recomendação do fabricante para completar o ciclo de imunização. Beltrammi reforça que, apesar de um grupo já estar com o esquema vacinal completo, é importante não abandonar as medidas de proteção.

“A primeira dose da vacina não entrega tudo o que a vacina é capaz de fazer pra nos proteger, por isso há uma segunda dose. Por isso, depois que eu tomei a primeira dose, eu sigo usando máscaras, eu sigo não me aglomerando, eu sigo lavando as mãos com frequência. Em momentos como este, em que estaríamos em período de carnaval, os cuidados devem ser dobrados, mesmo tendo tomado o esquema completo, só a primeira dose e especialmente para quem não tomou nem a primeira ainda”, pontua.

Enfermeira do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Marineide Gouveia atua, desde o início da pandemia, na linha de frente no combate ao coronavírus. Ela afirma que, ao tomar a primeira dose, não sentiu nenhuma reação adversa e reforça a todos os paraibanos a importância de se vacinar. “Estou muito feliz, vou exercer a minha profissão com muito mais segurança. Sabemos que estamos no meio de uma pandemia que não cessou. Fico muito orgulhosa por estar representando a minha categoria, enfermagem. Quero dizer a todos, vacinem-se. E vamos nos proteger, usar todas as medidas de segurança que são cruciais para a gente enfrentar a pandemia”, reforça.

Os grupos prioritários vigentes são os profissionais de saúde, idosos acima de 90 anos, idosos acima de 80 anos acamados ou com perda de autonomia, idosos e pessoas com deficiência em instituições e indígenas em terras demarcadas. Nesta terça-feira (16) será distribuído para os municípios o quantitativo referente à dose 2 da terceira remessa, um total de 8.390 doses. Até o momento, foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 91.223 doses. Desse dado, 87.696 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 3.527 com a segunda dose da vacina em toda a Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB recebe Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública pelo terceiro ano consecutivo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O portal institucional do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) conquistou pelo terceiro ano seguido o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), destacando sua dedicação em zelar pelos recursos públicos com eficácia e transparência. O resultado foi anunciado durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC), que aconteceu de 11 até 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Na cerimônia, a auditora de Controle Externo Zaira Chagas Guerra Pontes, chefe do Departamento de Auditoria de Gestão Estadual do TCE-PB, representou o presidente da Corte paraibana, conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho e recebeu o certificado em reconhecimento ao trabalho realizado. Este ano, 32 Tribunais de Contas brasileiros participaram do ciclo, com uma média de transparência de 92,12%. A pesquisa avaliou a transparência de 7.370 Unidades Gestoras (UGs), das quais 1.831 foram certificadas.

O processo de certificação envolveu a colaboração de 6.315 servidores das UGs, em sua maioria controladores internos, além de 466 auditores de controle externo do Sistema Tribunais de Contas. A pesquisa é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Além dos resultados do PNTP, durante o ENTC, também foram apresentados os dados do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil (MMD-TC), um instrumento que avalia o desempenho dos tribunais, identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas e de fiscalização, e dá visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.

Os resultados da pesquisa e do MMD-TC estão disponíveis no Radar da Transparência, reforçando o compromisso do TCE-PB com a transparência e a eficiência na gestão pública.

O resultado está disponível no Radar da Transparência.

PNTP – O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é coordenado pela Atricon, em parceria com os 33 Tribunais de Contas do país. O objetivo do programa é padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência da Administração Pública em todos os Poderes e órgãos públicos do Brasil.

Continue Lendo

Paraíba

“Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido”, diz Hervázio sobre nome de Cícero para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), durante entrevista nesta terça-feira (19/11), afirmou que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), poderá disputar numa chapa majoritária o comando do Governo do Estado da Paraíba, nas Eleições 2026.

Hervázio aponta Cícero como nome estratégico e de destaque com vistas ao próximo pleito estadual.

Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido“, assegura o parlamentar.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Projeto de Lei que institui a política de atenção à saúde materna é aprovado pela ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Lei (PL 1979/24) que institui as diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna no âmbito da Paraiba.

De autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), o PL segue para a sanção do governador João Azevêdo e prevê uma série de ações para cuidados com a saúde mental das mulheres.

“Muito feliz em aprovarmos por unanimidade este importante projeto. Sabemos o quanto as mulheres sofrem pressões todos os dias. São várias as formas de violências ainda presentes na sociedade. Esperamos com este projeto fortalecer as políticas de saúde mental das paraibanas e criar uma sociedade mais justa e melhor para todas as mulheres”, disse Cartaxo.

O Projeto de Lei prevê a atenção humanizada, cientificamente fundamentada e em tempo oportuno para prevenção dos quadros de sofrimento psíquico relativo à maternidade, além de recuperação e acompanhamento das situações já instaladas; a sensibilização da comunidade para compreensão da importância da rede de apoio à mulher que se torna mãe para que esse ciclo da vida não seja vivido de forma isolada e com sobrecarga.

O projeto também estimula a conscientização da população sobre os direitos das mães e das famílias no que diz respeito aos períodos gestacional e puerperal; e o cuidado respeitoso a todas as mães, de modo a que mantenham sua dignidade, confidencialidade e privacidade, com apoio contínuo, livre de danos e de maus-tratos.

Continue Lendo