Nos acompanhe

Paraíba

TJPB julga inconstitucional lei que regulamenta serviço de táxi no Aeroporto Castro Pinto

Publicado

em

A lei nº 1.409/2015, do Município de Bayeux, que regulamenta os serviços de transporte de passageiros de táxi no terminal do aeroporto Castro Pinto foi declarada inconstitucional pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba na sessão virtual iniciada em 25 de janeiro e encerrada em 1º de fevereiro. A decisão ocorreu no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 0800651-49.2016.8.15.0000, movida pelo Partido da República (PR).

Na ação, a parte autora alega que “a Lei é claramente inconstitucional, na medida em que o Município de Bayeux não tem poder para regulamentar o serviço de táxi em área que não é sua, provocando ainda mais danos ao Município de Santa Rita, em especial à categoria profissional dos taxistas, que estão proibidos de prestar seus serviços no terminal aeroportuário, onde exercem, há anos, sua atividade econômica”.

No exame do caso, o relator do processo, desembargador José Aurélio da Cruz, destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade das leis que efetivaram o desmembramento do Município de Bayeux, restando pendente de apreciação, apenas, a constitucionalidade da Lei nº 1.409/2015 do Município de Bayeux. “Ora, declarada a inconstitucionalidade pelo STF da Lei Estadual n.º 10.176/13, também deverá ser extirpado do mundo jurídico a Lei Municipal nº 1.409/2015, já que existe uma estrita dependência do normativo local com a lei estadual declarada inconstitucional”, ressaltou.

Segundo o desembargador, reconhecida a inconstitucionalidade da Lei nº 10.176/2013 do Estado da Paraíba, pelo STF, a Lei Municipal passará a afrontar o artigo 9º da Constituição Estadual, que estabelece que o território do Estado da Paraíba divide-se em Municípios como unidades territoriais dotadas de autonomia política, administrativa e financeira.

“Nesse viés, pertencendo ao Município de Santa Rita toda a área do Aeroporto Castro Pinto, não poderia o Município de Bayeux, por lei de sua iniciativa, disciplinar a concessão de permissão e renovação para exploração dos serviços de táxi naquele local e o recolhimento de tributos deles decorrentes. Consubstancia-se, em síntese, de ato legislativo que viola frontalmente a autonomia política e administrativa do Município de Santa Rita”, observou o relator.

Da decisão cabe recurso.

Confira, aqui, o acórdão.

Continue Lendo

Paraíba

Cícero Lucena chora ao ser diplomado para novo mandato como prefeito de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), fez um discurso emocionado durante ato de diplomação para o segundo mandato à frente da Capital paraibana. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, (16/12) no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

“Marcando o início de mais um ciclo de cuidado da nossa querida João Pessoa. Ao lado do nosso vice-prefeito, Leo Bezerra, esta é uma oportunidade não apenas de celebrar a confiança depositada por esta cidade que tanto amamos, mas também, de reafirmar o compromisso de trabalhar incessantemente pelo bem-estar de cada cidadão”, ressaltou o gestor ao chorar durante discurso.

Além de Cícero, também foram diplomados 29 vereadoras e vereadores, 42 suplentes e o vice-prefeito Leo Bezerra (PSB).

Confira o vídeo: 

Continue Lendo

Paraíba

Diplomado para o segundo mandato, Leo Bezerra reafirma compromissos com a população de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante solenidade de diplomação realizada nesta segunda-feira (16/12) no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu o compromisso de seguir trabalhando com o desenvolvimento da cidade.

Em entrevista ao @portaldacapital, o gestor garantiu esforços em prol da qualidade de vida dos pessoenses.

“Mandato ao lado de Cícero voltado ao povo dessa cidade que a gente tanto ama. Pode ter certeza que me dediquei esses quatro anos e os próximos quatro serão de mais dedicação, carinho e amor”, frisou.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

João Almeida admite “possível vitória” de Dinho na disputa pela presidência da CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A disputa pela composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) ganha mais um capítulo na tarde desta segunda-feira (16/12).

Durante diplomação dos eleitos na Capital, realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), o vereador eleito João Almeida (PDT) já admite possível derrota no pleito pela presidência da Casa Legislativa para o atual presidente, vereador Dinho Dowsley (PSD).

Dinho já mobilizou a maioria dos parlamentares em prol da sua reeleição, somando 23 vereadores.

“Essa história de ter menos ou mais votos, de perder ou ganhar… perder ou ganhar é apenas um resultado. Nós vamos sim disputar, temos uma chapa consolidada com seis companheiros da base do prefeito Cícero Lucena. Companheiro experientes e nós iremos sim com essa chapa concorrer e vamos abrir o debate”, detalhou João Almeida durante entrevista ao @portaldacapital.

Confira:

Continue Lendo