Nos acompanhe

Paraíba

Judiciário x Executivo: Precatórios no centro de polêmica

Publicado

em

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Joás de Brito Pereira Filho, mandou um recado para governador Ricardo Coutinho (PSB), em relação ao sequestro de R$ 33 milhões do Estado para o pagamento de precatórios, afirmando que vem cumprindo seu papel de “fazer Justiça”. Segundo ele, na condição de chefe do Judiciário não pode percorrer outro caminho que não seja o da Justiça e fazer cumprir as decisões judiciais.

Joás falou sobre o embate judicial que vem sendo travado entre o Judiciário e o Executivo, por conta do descumprimento do repasse do duodécimo para os Poderes e para pagamentos de precatórios da fila ordinária, que está emperrado no ano de 2006. Segundo ele, para efetuar o pagamento desses credores, o Governo só passou a repassar recursos em maio, ficando pendentes os meses anteriores, que serão quitados a partir do sequestro, informa reportagem da jornalista Adriana Rodrigues, do Jornal Correio.

Em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa (ALPB) sem o reajuste de 3% para atender aos Poderes, o presidente do TJPB preferiu não se pronunciar, porque a questão está judicializada e que vai aguardar o julgamento para se manifestar nos autos.

Precatórios. De acordo com Joás a divida do Estado é de mais de R$ 2,1 bilhões. Além da modalidade ordinária, dentro da ordem cronológica, há também a da chamada fila de preferenciais, que só do ano de 2006 há mais de mil pedidos de pagamentos preferências que não consegue atender.

A modalidade de acordos diretos, cujo pagamento é feito com um desconto de 40%, vem sendo coordenada diretamente pelo Governo e já está na quarta edição celebrando acordos relativos aos precatórios de 2011.

“Procurei o governador para resolver essa questão dos meses atrasados e não conseguimos. Fizemos a notificação, dando prazo e não houve cumprimento da decisão, partimos para o seqüestro dos recursos para o pagamento”, declarou.

Defensoria. Outro impasse, como revelou Joás de Brito durante a entrevista, foi a iniciativa do TJPB a passar a publicar os atos da Defensoria Pública do Estado no Diário da Justiça: “Quando assumimos a presidência a defensora nos procurou para falar da dificuldade de ter seus atos publicados. Ai fizemos um convênio com a Defensoria para passarmos a fazer essa publicação”.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo