As promoções e liquidações do mês de janeiro são uma ótima oportunidade para atrair clientes, renovar os estoques e aumentar as vendas. Para ter um desempenho positivo nos saldões de início de ano, o Sebrae destaca ser necessário um planejamento eficaz, com identificação dos produtos ou serviços que estarão em oferta.
“Analise o seu estoque, identifique os produtos e serviços parados ou os que precisam ser renovados e determine quais irão para as promoções. Calcule os descontos. Certifique-se de que esses descontos são atrativos, mas que são sustentáveis para sua margem de lucro. Defina uma estratégia de comunicação com o cliente. Faça campanhas atraentes, use as redes sociais, destaque ‘com urgência’, use frases como ‘últimos dias’ para incentivar essa compra. E faça uma campanha segmentada”, explica a analista técnica do Sebrae/PB, Fabíola Vieira.
Ela descreveu o mês de janeiro como um momento de crescimento e fortalecimento dos pequenos negócios. A analista aponta as promoções personalizadas, voltadas aos clientes fiéis, também como opção para ampliar as vendas no primeiro mês do ano.
Além disso, o empreendedor pode oferecer benefícios diferenciados, apostar no visual, criando lojas ou vitrines com displays chamativos para itens de liquidação, oferecendo benefícios extras como frete grátis, brindes ou descontos. “São atrativos que geram um aumento de fluxo de consumidores. É hora de receber feedback também, para coletar opiniões e fidelizar clientes”, comentou.
Os empreendedores devem ficar atentos também para a estratégia pós liquidação, com avaliação dos resultados, análise das vendas, do giro do estoque, o retorno obtido com o investimento em marketing e preparação para o próximo ciclo com os resultados. “Agindo assim, empreendedores ajustam suas estratégias para futuras promoções. Com planejamento e organização é possível transformar as liquidações de janeiro em ótimos resultados”, concluiu.
Para o ano de 2025 iniciar com boas vendas nos seus cinco empreendimentos, Eduardo Dantas, da cidade de Frei Martinho, no seridó da Paraíba, fez o Empretec no final de 2024, um programa completo de gestão realizado pelo Sebrae/PB. Investir em conhecimentos de empreendedorismo é uma das dicas que ele dá para obter melhores vendas. Na instalação do quinto negócio, uma fábrica de rações, ele fará parceria com o Sebraetec, para alcançar todas as regiões da cidade.
“Estamos pensando em inovar com o Sebraetec ao criar essa fábrica. Eu administro uma loja de produtos agrícolas em Frei Martinho e também vendo ovos de galinha caipira, cuido das criações de suínos, ovinos e caprinos na zona rural da cidade. Estou planejando com o Sebrae, com essa fábrica de ração, atender toda a região do município, além das necessidades da minha granja. É um projeto que me dará mais lucro ao longo do ano. Outra coisa que vai me fazer lucrar mais é a formalização desses meus negócios. Poderei comprar em grupo com CNPJ, aproveitar melhores preços e ofertar mais promoções”, detalhou o empreendedor.
O gerente da agência regional do Sebrae Araruna, Marcílio de Sousa, apontou o perfil eclético como sendo um diferencial competitivo do empreendedor. “Isso dá a ele uma grande possibilidade de sucesso em consolidar sua administração e ganhar mais lucratividade. A partir dos ensinamentos recebidos no Empretec ele pretende implementar diversas ações relacionadas às atividades, aprimorando e aperfeiçoando os conhecimentos para alcançar metas como esta, de vender mais no início do ano”, completou.