Nos acompanhe

Paraíba

Justiça Eleitoral alerta e pede aos eleitores para baixar o e-Título até 23h59 deste sábado

Publicado

em

Não deixe para a última hora para fazer o download gratuito do documento digital que substitui o título eleitoral e dispensa a impressão de uma segunda via: o aplicativo e-Título. O app, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, oferece diversas facilidades ao eleitor:

– Acessar local de votação;
– Consultar a situação do eleitor:
– Identificar-se na seção (se tiver feito biometria); e
– Justificar a ausência.

O cidadão que quiser baixar a ferramenta para utilizar no segundo turno das Eleições Municipais – dia 29 de novembro – deve fazê-lo o mais rápido possível. A habilitação das funcionalidades da plataforma estará disponível para download até as 23h59 deste sábado (28). A medida visa garantir que o usuário que precisa do serviço no domingo tenha uma melhor experiência.

No domingo (29), só quem já tiver baixado o app poderá utilizar as funcionalidades. Serão permitidos apenas o download e a atualização da versão. O funcionamento do app volta ao normal a partir de segunda-feira (30).

Atualmente, cerca de 16 milhões de eleitores (mais de 10% do eleitorado) estão cadastrados no e-Título. No primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, mais de 2,2 milhões de pessoas justificaram ausência por meio da ferramenta. O Sudeste foi a região onde o app foi mais utilizado: mais de 7,5 milhões de pessoas usaram o aplicativo.

Veja como é fácil utilizar o e-Título.

Utilização e segurança

Para fazer o download gratuito do app, basta acessar as lojas on-line Google Play e App Store no seu smartphone ou tablet. Já para validar o aplicativo, é importante que o eleitor preencha os dados corretamente: se houver o preenchimento de alguma informação em discordância com as do cadastro eleitoral, o sistema não aprovará a solicitação de emissão, e assim, o eleitor não poderá utilizar o app.

O documento digital exigirá a resposta do eleitor a uma série de perguntas. Apenas as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Embora soluções de segurança como essa possam tornar a experiência do usuário menos fluida, elas são relevantes para a proteção dos dados do eleitor. Outra mudança de segurança implementada pela Justiça Eleitoral no e-Título foi a necessidade de criação de senha de acesso do eleitor ao app.

Foto no aplicativo

Caso a sua foto esteja disponível no aplicativo, você poderá votar utilizando o e-título.

Local de votação e certidões

O e-Título também informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral, além de permitir que o eleitor emita as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Essas declarações são emitidas por meio do QR Code do aplicativo, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.

Justificativa de ausência

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderão utilizar o e-Título para justificar a ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Ou seja, o app identificará que o eleitor está fora do município no domingo e vai liberar a justificativa sem necessidade de apresentar documentos. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h.

Para fazer a justificativa fora do dia da eleição, o eleitor deverá apresentar documento comprobatório que motivou a ausência. É possível justificar em até 60 dias após cada pleito (considerando cada turno como uma eleição) ou em até 30 dias após o retorno ao Brasil. Essa justificativa pode ser feita pelo e-Título, pelo site do TSE ou por meio de cartório eleitoral.

O TSE processará os pedidos de justificativa o mais breve possível, porém o prazo para registro desta modalidade será até 7 de janeiro de 2021, conforme o calendário eleitoral. Se você tem uma justificativa “deferida”, ela servirá como prova da sua quitação para o turno correspondente.

ATENÇÃO: Nenhum dos serviços prestados pelo e-Título é exclusivo do aplicativo. Isso significa que as consultas também podem ser obtidas pelo computador ou junto ao cartório eleitoral. Além disso, é possível acessar serviços e informações por meio do chatbot, o Tira-Dúvidas Eleitoral, no WhatsApp. Basta salvar o número: (61) 9637-1078 e iniciar uma conversa.

Continue Lendo

Paraíba

João Almeida admite “possível vitória” de Dinho na disputa pela presidência da CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A disputa pela composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) ganha mais um capítulo na tarde desta segunda-feira (16/12).

Durante diplomação dos eleitos na Capital, realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), o vereador eleito João Almeida (PDT) já admite possível derrota no pleito pela presidência da Casa Legislativa para o atual presidente, vereador Dinho Dowsley (PSD).

Dinho já mobilizou a maioria dos parlamentares em prol da sua reeleição, somando 23 vereadores.

“Essa história de ter menos ou mais votos, de perder ou ganhar… perder ou ganhar é apenas um resultado. Nós vamos sim disputar, temos uma chapa consolidada com seis companheiros da base do prefeito Cícero Lucena. Companheiro experientes e nós iremos sim com essa chapa concorrer e vamos abrir o debate”, detalhou João Almeida durante entrevista ao @portaldacapital.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB disponibiliza Manual de Transição Municipal elaborado pelo Governo federal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba disponibilizou no seu site (https://tce.pb.gov.br/)  o Manual de Transição Municipal, fruto do trabalho coordenado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.

O MPO, com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), apresenta os passos iniciais que os prefeitos e prefeitas em final de mandato e aqueles recém-eleitos devem dar logo após a divulgação dos resultados das eleições. São passos importantes para garantir uma transição segura e transparente, e que gere benefícios para toda a sociedade.

O objetivo do Governo Federal é fornecer aos novos gestores municipais, eleitos em 2024, um roteiro básico para conduzir o levantamento de informações, o processamento dos dados e facilitar a tomada de decisão ainda na fase de transição até a posse, abordando aspectos como a montagem da equipe de governo, a criação ou extinção de cargos, a criação ou extinção de secretarias e órgãos municipais, a extinção ou lançamentos de programas, entre outros aspectos, poderão ter sua definição a partir da coleta desses dados.

A boa condução da transição de mandatos garante a continuidade de serviços básicos, além de fortalecer o senso de responsabilidade com a administração pública e uma maior racionalidade na tomada de decisão, tornando mais eficiente os resultados da atuação dos agentes públicos

Parte 1: Clique aqui para acessar o Manual de Transição Municipal

Parte 2: https://www.gov.br/sri/pt-br/SEAF/portalfederativo/links-saiba-mais/manual_de_transicao_parte2.pdf

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo garante instalação de empresa do setor automotivo com geração de 400 empregos na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo assinou nesta segunda-feira (16), na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa, o protocolo de intenções com a Neur Leder do Brasil, empresa sistemista do grupo Stellantis, que irá se instalar no Conde em uma área de 15 mil metros quadrados e investirá, inicialmente, cerca de R$ 20,7 milhões e gerar até 400 empregos diretos no estado, com faturamento anual de R$ 200 milhões.

A Neur Leder é fabricante de revestimento em couro para superfícies internas de veículos automotivos como Creta, HB20, Citroën, Pegeout, dentre outros, e será a primeira a produzir substrato de microfibra com TPO para interiores de veículos no país, um material de revestimento utilizado em painéis de instrumento.

Na ocasião, o chefe do Executivo ressaltou que o ambiente favorável de negócios e o equilíbrio fiscal têm atraído cada vez mais empresas para o estado. “Na Paraíba, o empresário tem segurança jurídica para investir, o que permitiu que nós gerássemos mais de 1 milhão de empregos entre 2019 e 2024 e hoje, com muita alegria, assinamos o protocolo de intenções com uma sistemista de empresa automobilística e essa indústria que se instala pretende vender para o Brasil e, futuramente, exportar”, frisou.

O CEO da Neur Leder, Vanderlei Aleluia, destacou que a localização estratégica e o profissionalismo do governo foram fundamentais para a escolha da empresa de se instalar na Paraíba. “Eu quero parabenizar o Governo da Paraíba porque tivemos uma surpresa positiva do ambiente de negócios instalado, completamente diferente e que proporciona o crescimento dos empresários. Nós tínhamos um projeto específico da Stellantis, de TPO, mas depois de todo o suporte que a Paraíba nos dá, ampliamos muito esse prospecto de negócio, com outros produtos como espuma, produção de sintético e laminação. Se outros estados do Brasil tivessem o ambiente de negócios da Paraíba, o PIB do país seria duas, três vezes maior e eu vi algo parecido em países da América do Sul. 60% da nossa decisão de investir no estado foi técnica e 40% foi o sentimento de que vai dar certo”, comentou.

A unidade fabril atenderá primeiramente o polo da Stellantis em Pernambuco e posteriormente os demais do grupo. A previsão de início obras já é para o primeiro semestre de 2025 e o início das atividades para 2026.

O presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, evidenciou que os dados positivos da Paraíba resultam na atração de novos investidores. “Nós somos o estado mais competitivo do Nordeste, com a melhor infraestrutura, solidez fiscal, e as empresas atestam essas informações. Hoje chega uma indústria de ponta ligada ao setor automotivo, que traz um produto inovador, e a Paraíba entra nesse segmento”, sustentou.

A Neur Leder, empresa caribenha de São Cristóvão e Névis, projeta, desenvolve e comercializa materiais feitos de microfibras impregnadas e cobertas com PU e TPU para diferentes mercados, como aviação, automotivo, móveis, calçados e vestuário.

Segundo a empresa, o substrato de microfibra preenchido com PU ou TPU proporciona transpiração natural e maciez superior ao couro com maior desempenho em durabilidade e testes físicos. O grupo já possui uma unidade industrial em Bariri, em São Paulo e um Centro de Distribuição em Serra, no Espírito Santo.

Os secretários Marialvo Laureano (Fazenda), Nonato Bandeira (Comunicação Institucional) e Bruno Frade (executivo da Fazenda), além de Patrícia Vilela (executiva chefe da Conta da Stellantis) estiveram presentes.

Continue Lendo