Nos acompanhe

Paraíba

Vereador aborda segurança pública e desenvolvimento econômico em pronunciamento na CMJP

Publicado

em

Segurança pública e desenvolvimento econômico foram os temas do pronunciamento do vereador Renato Martins (Avante), na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (25). O parlamentar falou sobre videomonitoramento e geração de emprego e renda na Capital paraibana.

Demonstrando sua preocupação com a segurança pública, Renato Martins solicitou a efetivação de lei, de sua autoria, que criou o projeto de videomonitoramento de JP. Segundo ele, a matéria autoriza a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a utilizar as câmeras de vídeos privadas, em áreas estratégicas da cidade, para monitoração, com a finalidade de coibir a violência e melhorar a fluidez do trânsito. “São ações ostensivas e preventivas, tendo todos os equipamentos ligados a centrais de segurança do município e do estado”, explicou.

O parlamentar também abordou a geração de emprego e renda sobre o prisma do desenvolvimento econômico. “Precisamos pensar na geração de emprego e renda, numa perspectiva de gestão pública com cooperação internacional.  Uma série de fatores contribuem para o desemprego na cidade e precisam ser mensurados, para se ter uma visão geral sobre o desenvolvimento econômico do nosso município”, afirmou.

Para ele, o desenvolvimento econômico da cidade pode ser efetivado através do fortalecimento das áreas de Tecnologia, Economia Criativa e Turismo. “Através da utilização de energias renováveis, como a energia eólica, e da coleta seletiva, poderemos criar núcleos de desenvolvimento pela cidade, garantindo mais emprego e renda para a população”, sugeriu.

De acordo o vereador, uma atenção direcionada à Tecnologia da Informação pode garantir o desenvolvimento econômico, porque a Capital tem atrativos nesta área, com duas importantes universidades, que podem atrair técnicos de todo país para efetivar grandes avanços no setor.

Outra área apontada pelo parlamentar que pode contribuir com a economia e a geração de emprego e renda na cidade é o Turismo. “O Turismo Corporativo, Religioso e de Entretenimento e Lazer pode contribuir para economia da cidade. Existem muitas portas de entrada para o fortalecimento do Turismo Religioso em nossa cidade. Criei uma emenda que sugeriu a realização do Festival de Música Pop Rock Cristão, em novembro, para chamar a atenção do segmento dessa modalidade artística  para nossa Capital”, defendeu.

“Já o Turismo Corporativo ou de Negócio pode trazer para a cidade os grandes encontros de profissionais. Isso vai possibilitar que os visitantes fiquem mais tempo em nossa cidade, contribuindo com nossa economia. O Turismo de Entretenimento e Lazer, com fortalecimento da nossa história e aperfeiçoamento dos nossos guias, taxistas, baristas e diversos profissionais ligados a essa área, também pode gerar o fortalecimento de nossa economia”, destacou.

O vereador ainda defendeu a Economia Criativa como outro elemento-chave para a criação de emprego e renda, com base no elemento criativo, que, para ele, nunca será uma área subjugada pela tecnologia. “O processo criativo nunca vai prescindir da figura humana na criação. Poderemos desenvolver arte e cultura criando um grande celeiro de artistas na nossa cidade”, refletiu.

A solidariedade como ponte de desenvolvimento na cidade 

“A solidariedade também pode ser uma ponte a ser fortalecida na luta pelo desenvolvimento social e econômico da cidade. Precisamos fortalecer a cultura da solidariedade, por agregar valor à sociedade. Poderíamos criar o Mapa da Solidariedade, para mapear as pessoas que se preocupam com o outro e contribuem com o desenvolvimento social da cidade. Também poderíamos implementar o Cartão da Solidariedade e incentivar a cooperação das universidades, com ações entre os estudantes, o Poder Público e a sociedade civil organizada. Todos sairão ganhando”, garantiu.

Continue Lendo

Paraíba

Chió oficializa entrega de câmeras de conservação para potencializar vacinação na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pensando em melhorar a qualidade do serviço de vacinação na Paraíba, o deputado Chió (Rede) oficializou, nesta sexta-feira (29), a entrega de câmaras de conservação de imunobiológicos para 28 municípios paraibanos. Com o ato, o parlamentar se consolida como o primeiro deputado a destinar emendas impositivas estaduais para a rede de imunização desde o início do formato atual de emendas. Mais de 411 mil paraibanos serão beneficiados.

“A gente viveu alguns anos de negacionismo intensificado e isso afetou, de forma direta, as taxas de cobertura vacinal, trazendo de volta doenças antes erradicadas. E para os municípios que, mesmo diante dessa onda, resistiram, o nosso mandato, aliado com a SES, fortalece a oferta da vacinação. É um passo inicial e vamos seguir investindo e incentivando a vacinação”, declarou o parlamentar.

A entrega foi oficializada na I Mostra Vacina Mais Paraíba, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A pasta foi a responsável pelos critérios técnicos para a seleção dos municípios contemplados neste primeiro momento, levando em consideração a ausência de equipamentos do gênero e o desempenho na cobertura vacinal. Em 2025, mais municípios serão contemplados.

As câmaras de conservação fortalecem a infraestrutura dos serviços de imunização, garantindo a adequada conservação e segurança dos imunobiológicos, fundamentais para a prevenção de doenças e promoção da saúde pública. Com essas novas câmaras, espera-se melhorar a eficiência e a eficácia nas ações de vacinação, ampliando a cobertura vacinal e assegurando que as vacinas cheguem às comunidades em perfeitas condições.

Continue Lendo

Paraíba

Aguinaldo Ribeiro destaca reforma tributária como maior legado do Parlamento nas últimas décadas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). líder da Maioria no Congresso nacional, afirmou nesta sexta-feira (29), em São Paulo, a CEOs do setor bancário, autoridades políticas e lideranças da indústria financeira, que a aprovação da reforma tributária é o maior legado do Parlamento brasileiro em mais de três décadas. E garantiu: “Nós vamos ter outro país”.

“Eu acredito que esta reforma é o principal legado deixado pelo Parlamento nestes últimos 35 anos. Porque é uma reforma estruturante. Ela trará, sobretudo, simplificação tributária, eficiência, transparência e justiça”, disse Ribeiro durante o tradicional Almoço Anual de Dirigentes de Bancos, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Ribeiro também mencionou os desafios superados para aprovar a medida, como os interesses conflitantes entre setores e entes federativos. Segundo ele, o diálogo com o governo, a sociedade civil e entidades como Febraban e CNI foi fundamental para a construção do consenso.

O próximo passo, explicou o deputado, é concluir a tramitação de legislação complementar no Senado, sob relatoria de Eduardo Braga, e posteriormente na Câmara, com expectativa de aprovação até o fim do ano. “Essa reforma é dinâmica. Teremos um longo caminho de implementação e acompanhamento para garantir os resultados esperados”, disse.

O evento reuniu importantes lideranças, como o ministro da Fazenda Fernando Haddad, ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, além de representantes do setor financeiro, com diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, presidente do Conselho do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e o Presidente da Fiesp Josué Gomes.

Continue Lendo

Paraíba

Governo do Estado e Ministério do Turismo reforçam parceria para investimentos na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba reforçou as parcerias para alavancar o turismo no estado. Nesta semana, entre os dias 27 e 28, durante reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), em Brasília, foram discutidas estratégias de promoção e fortalecimento dos destinos turísticos do Brasil. O evento contou com a participação de representantes da Paraíba, incluindo o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, e a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.

Durante o encontro, autoridades do turismo brasileiro se reuniram com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente do Fornatur, Fábio Amaral. A pauta foi centrada em temas como a Lei Geral do Turismo, a organização do Salão Nacional de Turismo e a definição de uma agenda de ações conjuntas para 2025, além de discussões sobre o Feirão Brasileiro de Turismo. A criação de um ambiente colaborativo foi considerada uma das questões principais, com o objetivo de promover ações que atendam às necessidades e potencialidades do setor, especialmente para destinos emergentes como a Paraíba.

A comitiva paraibana teve a oportunidade de participar de reuniões estratégicas, incluindo um encontro com Jurema Monteiro, presidente executiva da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Durante a reunião, foram discutidas novas alternativas para a aviação regional, com o objetivo de ampliar a conectividade aérea e facilitar o acesso dos turistas à Paraíba.

Além disso, o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, encontrou-se com Alexandre Nakagawa, gerente de Inteligência de Mercados da Embratur, para analisar novo posicionamento da Paraíba e sua competitividade nos mercados doméstico e global.

Segundo Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, a participação ativa da Paraíba nas discussões sobre temas essenciais para o setor reforça o compromisso com a melhoria da infraestrutura turística e com a construção de uma agenda estratégica voltada para o aumento do fluxo de turistas, investimentos e o desenvolvimento regional. “A Paraíba segue avançando, estreitando laços e consolidando sua posição como um destino turístico em expansão no Brasil e no mundo”, afirmou.

Para Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o encontro do Fornatur representa um avanço significativo nas políticas públicas de turismo, além de fortalecer a colaboração entre os diversos atores do setor. “A participação da Paraíba nesse evento é um exemplo de como o estado está se destacando e ocupando espaços importantes, demonstrando sua crescente representatividade no cenário nacional do turismo”, ressaltou.

Continue Lendo