Nos acompanhe

Paraíba

Dia da Consciência Negra Governo inaugura Centro da Igualdade Racial da Paraíba nesta sexta-feira

Publicado

em

O Centro Estadual de Referência da Igualdade Racial – João Balula será inaugurado, nesta sexta-feira (20), no Dia da Consciência Negra, data que se celebra a existência de Zumbi dos Palmares. Para evitar aglomeração devido à pandemia da Covid-19, o evento será transmitido pelas redes sociais do Governo do Estado, às 11h.

Durante a noite, às 20h30, o governo promove live-show com a cantora Luedji Luna. A realização da live-show é por meio da parceria entre a Fundação Espaço Cultural com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (Semdh). O show será no canal TV Funesc no YouTube (/funescpbgov).

Serviço – O Centro da Igualdade Racial João Balula, um serviço gratuito do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), será o 2º do Nordeste e o 4º do País com atendimento para casos de racismo e intolerância religiosa. A sede vai funcionar na Rua Rodrigues de Aquino, nº 220, Centro, em João Pessoa. O nome do Centro é uma homenagem ao militante histórico do Movimento Negro da Paraíba, João Silva de Carvalho Filho, conhecido como João Baula (in memoriam), que atuou no enfrentamento do racismo no Estado.

“A abertura deste serviço representa um momento de conquista para toda a população negra da Paraíba. Vamos oferecer atendimento para a população afetada com orientação jurídica, psico e socioassistencial. A equipe multidisciplinar foi capacitada durante todo o mês passado, junto com mais de 50 pessoas que integram a Rede de Atendimento para casos de racismo e intolerância religiosa, como Segurança Pública, Ministério Público, delegacias e Conselhos Tutelares”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

O serviço tem o propósito de contribuir com a redução das desigualdades raciais e incentivar a equidade racial para a população negra, povos e comunidades tradicionais: quilombolas, indígenas, ciganas e de religião de matriz africana (candomblé, umbanda e jurema sagrada).

Preparação – Para começar a funcionar, os profissionais do Centro de Referência da Igualdade Racial João Balula e da rede de atendimento passaram por um curso de capacitação na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), em Mangabeira, com duração de 80 horas aulas. A capacitação trabalhou desde os marcos conceituais e regulatórios da política de igualdade racial em vigência no país até as estratégias para o enfrentamento do racismo estrutural, institucional e a intolerância religiosa, com foco na sua superação.

“O processo de capacitação foi fundamental para começarmos o atendimento e contamos com especialistas qualificados nesta área compartilhando conhecimento sobre o tema. A equidade racial só acontecerá com estas políticas de ações afirmativas e com o Centro de Referência de Igualdade Racial João Balula, a Paraíba está no caminho certo”, afirmou José Roberto Silva, gerente de Equidade Racial da Semdh.

Campanha-  O governo também realiza uma divulgação com outdoors, spot de rádio, folder, cartazes e mídia digital  do Centro de Referência da Igualdade Racial – João Balula, com a participação nas peças da artista Mariana Uchôa e do professor e historiador Danilo Silva, que aceitaram o convite e enviaram mensagens sobre a importância da implantação do serviço do Governo do Estado.

“Agradeço a toda minha ancestralidade por estar representado um momento de tanta força, justiça e alegria para nós. Desde a infância, sofro racismo, especialmente por meu cabelo, e fiz questão de representar nesta campanha nossas raízes e resistência. Assim como eu, muitas temos histórias difíceis para contar. E desejo que todas nós tenhamos força e amor para transformá-las em cura”, celebra Mariana Uchôa.

O professor Danilo Silva disse que “participar da campanha é importante porque significa fazer parte e contribuir para um projeto histórico do movimento social negro, não só da Paraíba, mas do Brasil inteiro”.

16 dias de ativismo +5 – Na Paraíba, a Semdh promoverá um calendário de atividades sobre a campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma mobilização global com o objetivo de  compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003 e é chamada 16+5 Dias de Ativismo, pois incorporou o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O tema na Paraíba tem como foco as mulheres negras. A mobilização termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo