Nos acompanhe

Paraíba

Comissão das Metas do CNJ no TJPB apresenta relatório elabora propostas

Publicado

em

A Comissão das Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no âmbito do Judiciário do Estado da Paraíba se reuniu, nesta segunda-feira (4), para apresentar os relatórios referentes ao acompanhamento do cumprimento das metas deste ano, e elaborar propostas para a execução das Metas de 2018. Na reunião, foram debatidos, dentre outros assuntos, a reestruturação das coordenadorias das Metas 4 e 6, a elaboração de um Encontro Regional sobre as Metas, e a remessa das relações de processos das metas de 2018 aos juízes em exercício para validação. A próxima reunião da Comissão está marcada para fevereiro de 2018.

Segundo o gestor da Metas no TJPB, desembargador João Benedito da Silva, o encontro teve como principal objetivo reestruturar as coordenações para 2018, com antecedência. Antes, porém, cada coordenador apresentou os resultados de suas respectivas metas, referentes ao último período de trabalho. “Decidimos, também, que, para o próximo ano, cada coordenador promova ações voltadas ao cumprimento das metas, com organização de seminários regionais. E, ainda, ouvimos os coordenadores sobe as projeções para 2018”, informou o desembargador-gestor.

Em relação à reestruturação das Metas 4 e 6, os respectivos coordenadores, juízes Antônio Carneiro e Eduardo Carvalho, apresentaram propostas que serão levadas para a avaliação do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Dentre as sugestões, eles destacaram o aumento no número de servidores para auxiliar os trabalhos.

“Hoje, estamos fazendo uma avaliação de 2017, momento em que todos os coordenadores apresentaram seus números. Aliado a isso, no que pese a crise financeira, temos que buscar meios para apresentar números maiores, com menos recursos. Vamos tentar conscientizar os nossos colegas, no caso da Meta 4, para que todos possam julgar sem que seja preciso montar um grupo, uma força tarefa. Estamos em primeiro lugar no Nordeste e quarto em nível nacional. Mais de 100% de atingimento do índice da meta. Quero creditar esse feito à união do trabalho de servidores e magistrados. E isso coloca o TJPB num ranking de destaque”, declarou Antônio Carneiro.

Foi deliberado, também, a realização de um estudo referente à elaboração de um Encontro Regional sobre as Metas do CNJ para ser realizado em todo o Estado. O objetivo é fomentar nos servidores e magistrados a economicidade e uma mudança de mentalidade no sentido de se trabalhar em favor do cumprimento das Metas.

Para o início de 2018, ficou acordado em se notificar os juízes acerca das relações de processos que serão inseridos nas metas de 2018, para sua respectiva validação. O magistrado Eduardo Carvalho ficará responsável pela elaboração do cronograma e da programação das atividades do ano que vem.

A representante da Diges, a gerente de Pesquisa e Estatística do TJPB, Renata Grigório, agradeceu ao desembargador e falou que tudo só foi possível graças ao apoio da atual gestão, nas pessoas do presidente e do vice, no sentido de serem facilitadores em apoiar a resolução dos problemas que apareceram.

Compareceram à reunião os juízes coordenadores Jailson Shizue Suassuna (Metas 1 e 2), Renata Câmara (Meta 5) e Graziela Queiroga (Meta 8, em substituição da juíza Renata Barros, que se encontra em licença); o juiz-corregedor Ricardo Freitas; a juíza auxiliar da vice-presidência, Anna Carla Falcão; e sua assessora Maine Nóbrega.

A juíza Graziela Queiroga lembrou que a Meta 8 é prioridade de gestão, vez que tem o viés de pensar em políticas púbicas voltadas à proteção da mulher vítima de violência doméstica. Em termos concretos, a magistrada ressaltou que, além da Semana da Justiça pela Paz em Casa, na qual foi verificado um aumento no número de feitos julgados, a Coordenadoria promoveu outras ações, a exemplo de seminários com o tema em questão e do projeto ‘Papo de Homem’, que busca trabalhar, também, o agressor, dentro da política restaurativa. “Com isso, passamos da meta exigida. Chegamos a 80% por cento, quando o exigido é 75% de julgados. Vamos somando para que o nosso Poder Judiciário possa se destacar mais a nível de Brasil”, acrescentou.

Já o juiz Jailson Shizue explicou que a Meta 2 determina julgar mais de 80% dos processos distribuídos até 2013, no primeiro grau, e 100% nos juizados especiais até 2014. Ele adiantou que, mesmo antes do fim do ano, já atingiu 84.49% da Meta 2, no primeiro grau, sendo o segundo melhor índice no Nordeste, até o momento. “Já os juizados especiais, atingiram mais de 99% de julgamento; primeiro lugar do Nordeste e nono no Brasil”, adiantou.

Ao final da reunião, o desembargador João Benedito agradeceu o empenho de todos os coordenadores, juízes e servidores que atuaram conjuntamente para que o Tribunal de Justiça da Paraíba atingisse as metas e, por conseguinte, ganhasse o prêmio Selo de Outro do CNJ. Ele enfatizou que o mérito também se deve à atuação da Diretoria de Gestão Estratégica (Diges) do TJPB, que sempre trabalhou para auxiliar e facilitar o trabalho da Comissão.

“A avaliação é a melhor possível. Tivemos pouco tempo para trabalhar. Começamos em maio, e, agora, em dezembro, já estamos com a maioria das metas batidas. A de número um é difícil de atingir, poucos estados alcançam. Mas, avançamos na maioria das metas. Estão de parabéns juízes, servidores e o pessoal de apoio da Diretoria de Gestão Estratégica, que nos orienta e nos dá o vetor a ser seguido!”, concluiu.

Estiveram presentes, ainda, os analistas judiciários do Tribunal de Justiça de Rondônia, Diego Souza e Salomão Borges, especialistas em contabilidade e estatística, respectivamente, que estão fazendo um intercâmbio para aprendizado junto à Diretoria de Gestão Estratégica.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo