Nos acompanhe

Paraíba

Comissão aprova parecer e investigação contra Berg Lima segue na Câmara de Bayeux

Publicado

em

A Comissão Processante da Câmara de Bayeux que investiga o prefeito afastado Berg Lima (sem partido) aprovou, nesta segunda-feira (4), o relatório que dá continuidade ao processo na Casa.

O gestor é acusado de infração político-administrativa após ter sido gravado supostamente recebendo propina de um empresário. Essa mesma gravação fez com Berg ficasse preso por quase cinco meses. Ele foi solto na terça-feira (28) após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Com a aprovação do relatório da vereadora França (Podemos), o processo contra Berg entra em uma nova fase, onde vão ser colhidos depoimentos de testemunhas e do próprio prefeito afastado, informa reportagem de Jhonathan Olievira, do Jornal da Paraíba.

A defesa do prefeito diz que vê com tranquilidade a decisão e agora, com o início da instrução, apresentará as provas que determinam a inocência do prefeito.

Essa investigação não é a única contra o prefeito no Legislativo da cidade. No dia 23 de novembro, os vereadores acataram mais uma denúncia contra Berg Lima. Desta vez a acusação é de contratação de veículos ‘fantasmas’. Caminhões tinham sido alugados para serem usados em serviços em Bayeux, mas nunca foram nem abastecidos.

Cada uma das investigações têm um prazo de 90 dias para serem concluídas. Se o prefeito for considerado culpado em alguma delas, ele perde o mandato.
Berg Lima, Fora da cadeia, mas réu

Na semana passada, após deixar a prisão, Berg virou réu em uma ação penal no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Ele foi denunciado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por corrupção passiva e concussão, que é quando um funcionário público exige vantagens indevidas, com base na gravação.

No vídeo, Berg aparece recebendo dinheiro de um empresário da cidade. A suposta propina seria para que fosse liberado um pagamento da prefeitura ao homem, que era fornecedor da administração municipal. O momento em que a conversa aconteceu foi monitorado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pela Polícia Civil, que o prenderam em flagrante. Desde a prisão ele está afastado da administração municipal.

O relator do caso, juiz convocado Marcos William, negou uma preliminar levantada pela defesa que contestava legalidade do vídeo como prova processual. “Na realidade, a ação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil, cuja ilegalidade o denunciado busca reconhecer, para evitar o recebimento da denúncia, resultou na produção de material probatório que, em tese, limitar-se-ia a comprovar o exaurimento do crime de concussão, porquanto a sua consumação já estaria caracterizada, como já dito, quando o agente político teria exigido a vantagem indevida”, afirmou. O magistrado disse ainda “que estão presentes relevantes indícios de autoria e prova da materialidade delitiva”.

Após a publicação da decisão, vai ser aberto o prazo para a defesa do prefeito ser apresentada formalmente. O advogado que representa Berg Lima, Raoni Vita, explicou que tentou apresentar provas referentes à investigação contra o prefeito em exercício de Bayeux, Luiz Antônio (PSDB), e também requerer o retorno de Berg ao comando do município, mas o Tribunal de Justiça entendeu que isso só deveria ser feito no transcorrer do processo.

O caso de Luiz Antônio, citado pelo advogado, também tem relação com um vídeo. No começo de outubro, foi divulgada uma gravação onde o gestor aparece conversando com um empresário da cidade. Ele também, supostamente, pede propina. O dinheiro seria usado para divulgar um ‘escândalo’ contra Berg Lima e as imagens foram feitas um dia antes da prisão do prefeito titular. A defesa de Berg alega que ele foi alvo de uma armação orquestrada pelo seu substituto.

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 13º e abono

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.

Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 30 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29.

O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. As datas do pagamento do 14º e 15º salário da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, frisou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo