Nos acompanhe

Negócios

Monitoramento da cana feito pela Asplan assegura ganho real ao produtor canavieiro paraibano

Publicado

em

O trabalho de fiscalização dos agentes tecnológicos contratados pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), para acompanhar a avaliação da qualidade da matéria-prima entregue pelos produtores canavieiros às indústrias processadoras paraibanas, vem assegurando, ano após ano, que o produtor receba uma remuneração compatível com a matéria-prima que está direcionando as usinas. Agora em outubro, a eficácia deste trabalho ficou ainda mais evidente quando um agente tecnológico da Asplan identificou uma falha de processo na Destilaria Giasa, comunicou o fato a referida empresa que, prontamente, tomou providências para corrigir o problema e ressarcir as difer enças em função do mesmo.

“O DETEC vem desenvolvendo um belo trabalho em prol dos associados e no que diz respeito a fiscalização nas unidades industriais esse trabalho é fundamental para assegurar ao produtor que ele receberá uma remuneração compatível com a cana que está entregando”, desta a o diretor técnico do DETEC, Neto Siqueira. Ele ressalta que o problema na Giasa se deu no laboratório de sacarose, com alguns certificados que não estavam dando como clarificados devido a um problema no clarificante usado. “Ao mesmo tempo que parabenizamos o nosso fiscal por ter identificado a falha, também enaltecemos a conduta da Giasa que de imediato resolveu problema e se pro ntificou a ressarcir os prejuízos noticiados”, reitera Neto Siqueira.

Em comunicado à Asplan, a Giasa esclareceu que assim que tomou conhecimento do problema, suspendeu a utilização do clarificante que estava sendo utilizado substituindo-o por outro produto também homologado pelo Consecana e se prontificou a ressarcir os prejuízos noticiados, programando o pagamento dos mesmos o que ocorreu neste dia 22 de outubro. No ofício endereçado ao DETEC, a direção da Giasa ainda reiterou que o Grupo Olho D’Água tem 100 anos de atuação no mercado sucroalcooleiro e que sempre agiu com ética e transparência no relacionamento com seus clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores.

Sobre a fiscalização

O trabalho dos agentes tecnológicos da Asplan nas usinas compreende a análise da matéria-prima que usa a fórmula da ATR (Açúcar Total Recuperado) e o acompanhamento de todo o processo, desde a pesagem até a análise no laboratório para que a remuneração paga pela cana seja fidedigna ao que está sendo entregue. O acompanhamento da cana dos associados permanece durante toda a safra, diuturnamente, e enquanto houver fornecimento da matéria-prima para as oito unidades industriais paraibanas. O trabalho de fiscalização da Asplan conta com 18 gentes tecnológicos, sendo que 16 deles atuam nas usinas, um é o coletor das amostras e outr o fica n o laboratório fazendo as análises.

Continue Lendo

Negócios

Calcinha Preta inicia venda de ingressos do festival ‘Atemportal’, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram abertas, nesta sexta-feira (29/11), as vendas dos ingressos para o festival ‘Atemporal’ João Pessoa. O evento é realizado pela banda Calcinha Preta e terá sua edição na Capital no próximo dia 10 de janeiro de 2025, na Domus Hall.

O evento teve origem com a gravação do 6º DVD oficial da banda Calcinha Preta em Salvador, em dezembro de 2023. A banda tem quase 30 anos de história no forró eletrônico e é conhecida pelas versões inspiradas em músicas internacionais.

Os ingressos estão à venda no site Zig com valores a partir de R$ 100 reais.

Continue Lendo

Negócios

Seis e Meia de dezembro reúne Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em clima de confraternização de fim de ano, o Projeto Seis e Meia encerra sua temporada de 2024 com uma noite imperdível. Os cantores Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho prometem emocionar o público com clássicos da música romântica e popular brasileira. O encontro acontecerá na quinta-feira, 5 de dezembro, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, a partir das 18h30. Os ingressos estão disponíveis no site Outgo e na loja física Brommer (Mag Shopping).

Reconhecido por sua versatilidade, Altemar Dutra Jr. transita entre diversos estilos musicais, do pop ao samba, além de reler grandes sucessos nacionais. No repertório, canções que marcaram gerações, como “Sentimental Demais”, “Risque”, “Contigo Aprendi”, “Que Queres Tu de Mim” e “Somos Iguais”.

Apelidado de “Novo Rei da Voz” pelo crítico musical Ricardo Cravo Albin, Márcio Gomes é um fenômeno de público com seu show “Eterno Canções”. Para o Seis e Meia, ele traz o projeto “Uma Tarde em Copacabana”, que reúne clássicos brasileiros, de Chiquinha Gonzaga a Gonzaguinha, além de canções internacionais que marcaram época, acompanhadas de histórias dos bastidores.

Com 11 anos de carreira, Yuri Carvalho tem uma forte influência musical familiar. Ele iniciou sua trajetória como vocalista da banda Abrad’OsZóio e integrou o coral Voz Ativa. Desde 2019, segue em carreira solo, com projetos que homenageiam grandes artistas da MPB, como o show Eterno Aprendiz, dedicado à obra de Gonzaguinha.

“Já estamos há dois anos à frente do Seis e Meia na Paraíba, e é com muita alegria que nos preparamos para as comemorações dos 30 anos do projeto no Nordeste. A partir de fevereiro de 2025, teremos grandes atrações e muitas novidades para o nosso público, mantendo a tradição de promover música de qualidade e momentos inesquecíveis.”– Wagner Nascimento, CEO do Seis e Meia na Paraíba.

Sobre o Projeto Seis e Meia

Em 2025, o Seis e Meia completa 30 anos de história em várias cidades do Brasil. Inspirado na série homônima que, desde 1976, lotava o Teatro João Caetano no Rio de Janeiro, o projeto renasceu no Nordeste em 1995. A proposta é simples: um teatro, público, artistas locais e nacionais, e muita música de qualidade. Na Paraíba, já recebeu grandes nomes como Moacyr Franco, Marina Elali, Golden Boys, Biafra, Peninha, Paulinho Moska e Joanna, entre outros.

Seis e Meia | Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho

Quinta-feira, 05 de dezembro
Entrada no teatro: 17h45
Início do show: 18h40
Local: Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural José Lins do Rêgo)
Ingressos: Loja física Brommer (Mag Shopping) ou online em https://outgo.com.br/wnpromo
Informações: (83) 98888-4845

Continue Lendo

Negócios

Banco do Nordeste premia clientes do microcrédito e da agricultura familiar da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nove clientes, entre agricultores familiares e microempreendedores da Paraíba, foram premiados na tarde desta sexta-feira (29), no XVII Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e no IX Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar. O evento, promovido pelo Banco do Nordeste (BNB), reconheceu empreendedores espalhados pelo estado e suas trajetórias de impacto social, expansão dos negócios e práticas sustentáveis nas atividades que desenvolvem.

A solenidade ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) e reuniu público de entidades parceiras do microcrédito e da área rural da Paraíba. O prêmio tem como objetivo estimular o desenvolvimento de pequenos negócios no estado, por meio dos programas de microcrédito Crediamigo e Agroamigo, como também pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os vencedores são das cidades de Pombal, Prata, Brejo do Cruz, Sumé, Itaporanga, Uiraúna, Santo Antônio, Teixeira e Mamanguape. Um dos diferenciais da premiaçao foi a categoria “Empreendedorismo Feminino”, que busca reconhecer a atuação do público feminino na agricultura e em pequenos negócios urbanos. Além dessa categoria, os clientes foram avaliados também no quesito Sustentabilidade, bem
como em Inovação e Tecnologia.

O superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo, ressaltou a importância da premiação como um coroamento dos resultados alcançados pelos clientes e parabenizou o trabalho dos agentes de microfinança. “O Banco do Nordeste é parceiro e acredita nos sonhos das pessoas. Saímos de um cenário de pandemia e em momentos como esses havia nossos agentes de microcrédito em contato com as pessoas para o crédito orientado. Temos relatos de clientes que hoje foram premiados por não terem desistido e por terem o Banco como apoiador e parceiro do seu negócio”, destacou.

Confira os Premiados:

AGRICULTURA FAMILIAR
Inovação: Francisco Eledivaldo Vasconcelos de Freitas – Agência Monteiro
Sustentabilidade: Orlando Fernandes Maia – Agência Catolé do Rocha
Empreendedorismo Feminino: Maria de Fátima Gomes Dantas Fernandes – Agência Pombal

AGROAMIGO
Sustentabilidade: Maria Eliana Bento da Silva – Agência Itaporanga.
Empreendedorismo Feminino: Cristiane Alexandre da Silva – Agência de Sumé.
Inovação e Tecnologia: Maria Aparecida Soares Dantas – Mamanguape.

CREDIAMIGO
Empreendedorismo Socioambiental: Rosicleide Pereira dos Santos – Teixeira
Empreendedorismo Feminino: Antônia Miguel da Silva – Uiraúna
Inovação e Tecnologia: Emanuela Jerônimo dos Santos – Santo Antônio

Continue Lendo