Nos acompanhe

Paraíba

Setembro verde: Especialista alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino

Publicado

em

Prevenção e diagnóstico precoce. Essa é a melhor receita para a luta contra o câncer de intestino. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2020, serão quase 41 mil novos casos da doença no Brasil. Em 2018, foram mais de 19.600 mortes causadas por esse tipo de câncer. Para lembrar a importância da detecção precoce e estimular a prevenção do câncer de intestino, neste mês é realizada a campanha ‘Setembro Verde’.

O gastroenterologista Heraldo Rocha, gestor de Serviços de Atenção Integral à Saúde e Ambulatoriais da Unimed João Pessoa, explicou que o câncer do intestino é o segundo tumor maligno mais frequente nas mulheres e o terceiro mais comum nos homens. “Ele tem uma estimativa média de crescimento anual em torno de 3,5%. Portanto, trata-se de um problema de saúde pública. O objetivo do setembro verde é a prevenção para reduzir essa prevalência”, informou.

Apesar do nome, esse tipo de câncer pode atingir não apenas o intestino, mas também o reto e o ânus. A parte do intestino afetada por ele é chamada de cólon e, por isso, também é chamado de câncer de cólon e reto ou colorretal. “Assim como outros tipos de câncer, seus sinais e sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Por isso, é importante procurar um médico para investigar os primeiros sinais de incômodo”, alerta o médico.

Como parte da prevenção, Heraldo Rocha recomenda que, a partir dos 50 anos de idade, as pessoas façam anualmente um exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes. “Caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado para execução de colonoscopia. Para aqueles que têm história familiar de câncer intestinal, o recomendável é que a colonoscopia seja feita a partir dos 45 anos”, recomendou.

Confira algumas dicas de como prevenir, fatores de risco e sintomas relacionados ao câncer de intestino, segundo o INCA:

Prevenção

Atitudes saudáveis são a melhor forma de prevenção ao câncer de intestino:

  • Mantenha peso corporal adequado
  • Pratique atividade física
  • Adote uma alimentação saudável
  • Não fume e não se exponha ao tabagismo

Fatores de risco

Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são:

  • Idade igual ou acima de 50 anos,
  • Excesso de peso corporal
  • Alimentação não saudável (pobre em fruta e vegetais)
  • Consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame)
  • Ingestão excessiva de carne vermelha
  • História familiar de câncer de intestino
  • História pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama, além de tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas
  • Doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn

Sintomas

Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são:

  • Sangue nas fezes
  • Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados)
  • Dor ou desconforto abdominal
  • Fraqueza e anemia
  • Perda de peso sem causa aparente
  • Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)
  • Massa (tumoração) abdominal

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo