Nos acompanhe

Paraíba

Nupar retoma atendimento presencial e amplia canais eletrônicos

Publicado

em

O Núcleo de Promoção da Paternidade do Ministério Público da Paraíba (Nupar/MPPB) retomou o atendimento presencial e ampliou os canais eletrônicos para que mães ou responsáveis por crianças e adolescentes que não têm o nome do pai na certidão de nascimento possam efetivar esse direito. O serviço que já promoveu mais de 5 mil reconhecimentos paternos pode ser buscado em qualquer promotoria de Justiça (clique AQUI para saber qual a mais próxima de sua residência). Em João Pessoa, o Nupar está localizado na Avenida Almirante Barroso, número 162, no Centro. O atendimento também pode ser feito de forma remota, por telefone (83 3221-1500) ou pela internet, com o envio de toda a documentação pelo Protocolo Eletrônico disponível no site do MPPB.

Conforme explicou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cível, da Família e da Cidadania e Direitos Fundamentais do MPPB, a promotora de Justiça Liana Carvalho, a pandemia provocada pelo novo coronavírus afetou o serviço de promoção à paternidade promovido pelo MPPB, devido à suspensão dos atendimentos e também dos exames de DNA realizados no Hemocentro, através da parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB).

O Núcleo voltou a funcionar, de forma presencial, no início de agosto e as audiências por vídeo também começaram a ser realizadas pelos promotores de Justiça.

O Nupar

O Núcleo de Promoção de Paternidade atua em casos de crianças e adolescentes que têm certidão de nascimento incompleto, porque foram registradas apenas com o nome da mãe ou do pai. O objetivo é promover o reconhecimento da paternidade ou maternidade e o fortalecimento dos vínculos familiares. Para isso, o MPPB celebrou parcerias com cartórios de registro civil, SES-PB e Defensoria Pública, por exemplo.

O núcleo atua na solução extrajudicial dos conflitos, incentivando os reconhecimentos voluntários de paternidade. Apenas nos casos em que não é possível a solução consensual, há o ajuizamento de ação de investigação de paternidade. Conforme informou a promotora de Justiça, o núcleo também atua nos casos em que há a ausência do nome da mãe no documento da criança ou adolescente.

O serviço está disponível em todas as promotorias de Justiça do Estado. Para acessá-lo, basta que a mãe, o responsável ou outro interessado no reconhecimento da paternidade da criança ou adolescente requeira o serviço, apresentando CPF e documento pessoal com foto, comprovante de endereço, além da certidão de nascimento da pessoa menor de idade e informações do suposto pai (nome e endereço completo). Em caso de atendimento pela internet, cópia de toda essa documentação pode ser enviada através do Protocolo Eletrônico.

Com as informações, a promotoria de Justiça vai instaurar procedimento e fazer as diligências necessárias (como audiências, encaminhamento para realização gratuita de exame de DNA, solicitação de averbação gratuita do nome do pai na certidão de nascimento etc) para garantir que a criança e/ou adolescente tenha o direito de ter o registro civil completo.

Mais de 5 mil reconhecimentos

Segundo Liana, desde que foi criado, em 2011, até julho deste ano, já foram instaurados mais de 24 mil procedimentos para garantir que crianças e adolescentes tenham o direito ao nome do pai nos seus registros civis.

Desde então, foram realizados 166 mutirões; mais de 3,6 mil exames de DNA gratuitos (77 deles realizados de janeiro a março de 2020) e 5.367 reconhecimento de paternidade. Cerca de 100 municípios paraibanos já foram atendidos pelo Nupar.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo