Em solenidade marcada pela emoção, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, inaugurou na noite desta quarta-feira, 29, o Centro Dia – Serviço Especializado de Assistência Social destinado ao atendimento às crianças com microcefalia e às suas famílias. A unidade fica localizada na rua Joaquim Caroca, 178, Conjunto dos Professores. Trata-se da primeira unidade deste tipo implantada no Brasil, consolidando Campina como referência nacional na atenção e cuidado às crianças e famílias dos bebês vitimados pela síndrome congênita do Zika Vírus.
O Centro-Dia, que homenageia em vida Maria de Félix, viúva do do ex-vereador Félix Araújo e mãe do ex-prefeito Félix Araújo Filho, é mais uma unidade de serviço do Sistema Único de Assistência Social que oferecerá, durante o dia, cuidados para as crianças com deficiência e que vivem em situação de dependência.
O objetivo da unidade é também suplementar o trabalho dos cuidadores familiares. O Centro Dia manterá um conjunto de atividades de convivência, na comunidade e em domicílio, ampliando as relações sociais dessas crianças e evitando o isolamento social de seus familiares.
O Centro Dia possui capacidade para atender 60 crianças e suas famílias, por turno, assistidas por equipe profissional: assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, terapeuta ocupacional e cuidadores.
Além do prefeito Romero Rodrigues, estiveram presentes, entre muitas outras autoridades, o deputado federal Rômulo Gouveia; presidente da Câmara Municipal, Ivonete Ludgério; secretária de Assistência Social (Semas), Eva Gouveia; deputada estadual Daniella Ribeiro (representante da Assembleia Legislativa e do seu pai, vice-prefeito Enivaldo Ribeiro); Carminha Brant (secretária nacional de Assistência Social e representante do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra); Jane Santos (Unicef Brasil); ex-prefeito Félix Filho e demais familiares da homenageada; Leila Nobrega (coordenadora do Centro Dia); vereadores; secretários municipais e lideranças comunitárias.
Discursos: emoção e reconhecimento
Quem primeiro discursou, falando em nome das mães presentes, foi a senhora Alessandra Amorim. Emocionada, relatou o grande desafio que representa cuidar de uma criança com microcefalia, ao mesmo tempo em que agradeceu ao prefeito Romero Rodrigues pela iniciativa de dedicar o máximo de atenção às famílias que enfrentam este tipo de desafio. Segundo ela, “Romero é um anjo que toma conta da gente porque começou este trabalho numa pequena sala do Hospital Pedro I, mas agora destina uma casa grande para atender as nossas crianças”.
Diante do que ouviu, o prefeito Romero Rodrigues destacou o fato da cidade “viver um momento especial, tornando-se um modelo para o Brasil na assistência às crianças portadoras de microcefalia”, aproveitando para agradecer o apoio que tem recebido do Ministério do Desenvolvimento Social. Confessando-se emocionado pelo depoimento de Alessandra Amorim, o prefeito reafirmou o seu compromisso em beneficiar às famílias daquelas crianças com casas no Complexo Aluízio Campos, apoio financeiro por meio de uma bolsa mensal no valor de R$ 500,00, cursos de capacitação e outras iniciativas.
Já o advogado Félix Filho, em nome da sua família, manifestou gratidão ao prefeito Romero por dar o nome de Maria de Félix ao novo espaço de convivência e de atendimento às crianças com microcefalia em Campina Grande. O orador falou da trajetória da sua mãe, lembrando que sempre buscou prestar assistência às famílias pobres da cidade, num exemplo de permanente amor ao próximo e de generosidade.
Em seguida, falou a presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Ivonete Ludgério, tendo lembrado o fato de que, desde o registro dos primeiros casos de microcefalia na cidade, o Romero Rodrigues fez o que foi possível para apoiar as vítimas desta doença e seus familiares. Neste mesmo tom, a secretária municipal de Assistência Social, Eva Gouveia, garantiu que a gestão municipal “não mede esforços e investimentos para dar atenção digna a quem sofre com os problemas gerados pela microcefalia, daí a preocupação em criar mais este espaço em benefício deste segmento social”.
Por sua vez, a representante do ministro Osmar Terra, Carminha Brant, elogiou o pioneirismo de Campina Grande, reconhecendo ser uma “cidade que é referência nacional por cuidar de forma integral e de maneira inovadora de tantas crianças e famílias que precisam do máximo de assistência e carinho”, garantindo, ainda, a permanência do apoio do governo federal a este tipo de política pública.
Também fizeram discursos enaltecendo a importância do serviço inaugurado, autoridades como o juiz da Infância e Juventude, Algacyr Rodrigues; a deputada estadual Daniela Ribeiro e o deputado federal Rômulo Gouveia. Todos concordaram com o fato de que Campina Grande revela-se uma cidade diferenciada neste tipo de ação, pois faz um trabalho integrado de diversas pastas (Saúde, Educação, Semas e outras) em prol do atendimento a um segmento social carente e que precisa cada vez mais do apoio dos poderes públicos.