Nos acompanhe

Paraíba

Pré-candidatos disputam apoio de Bolsonaro na eleição virtual com pedido de vídeos e até montagens

Publicado

em

Em uma eleição municipal em meio à pandemia, em que a propaganda digital deve substituir comícios e eventos presenciais, a presença on-line de Jair Bolsonaro já provoca disputa nas cidades. O presidente declarou que não irá participar da campanha, mas isso não tem impedido que ele grave vídeos e tire fotos com aliados, que usam o material para fins eleitorais.

Em alguns casos, na falta da presença virtual do presidente, políticos têm apelado para montagens. Na Bahia, um pré-candidato a vereador levou a tática ao extremo, ao criar um panfleto em que aparece “apoiado” ao mesmo tempo por Bolsonaro e pelo ex-presidente Lula.

Dirigentes de partidos de centro ouvidos pelo GLOBO avaliam que, ainda que a popularidade de Bolsonaro tenha aumentado, sua taxa de aprovação não é suficiente para garantir que uma associação com ele será mais positiva do que negativa. Eles têm recomendado a seus candidatos que evitem “nacionalizar” a disputa. Nem todos, porém, seguem essa orientação.

O pré-candidato à prefeitura de Manaus pelo Patriota, Coronel Alfredo Menezes, divulgou no fim de semana a declaração de apoio do presidente em que Bolsonaro manda mensagem aos eleitores da capital amazonense: “Quem confiar em você (Menezes) jamais se arrependerá”. Ele não é o único que se diz aliado do presidente na disputa. O presidente também prometeu apoio em vídeos no segundo turno ao Capitão Alberto Neto (Republicanos), outro pré-candidato em Manaus, segundo a colunista do GLOBO Bela Megale.

— O presidente disse que, no primeiro turno, não vai apoiar nenhum candidato, mas que, no segundo, caso eu vá, me apoiaria. Disse que, se eu precisar, ele grava vídeos — disse Alberto Neto, que participou de café-da-manhã ontem como presidente junto com outros deputados do Republicanos.

Também presente no café-da-manhã, Vavá Martins (Republicanos-PA), pré-candidato a prefeito de Belém, aproveitou para tirar uma foto com Bolsonaro.

— Não tem como não (tirar a foto), é a oportunidade de aproximar o Pará do presidente, fazer com que a gente venha a alavancar — diz Vavá ao GLOBO.

Bolsonaro também gravou vídeo para a coronel Rúbia Fernanda (Patriotas-MT), candidata ao Senado no estado, que terá eleição suplementar em novembro. No vídeo apresentado no lançamento da candidatura, o presidente voltou a declarar que não irá participar da campanha municipal.

“Eu não irei entrar em eleições municipais porque são quase seis mil municípios no Brasil e eu ficaria sem trabalhar. Mas como a da coronel Fernanda é uma campanha isolada de Mato Grosso para o Senado, nós podemos encarar. E seu Deus quiser teremos sucesso”, afirmou. Bolsonaro pediu uma campanha limpa, sem ataque aos adversários.

Bruno Engler, deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte pelo PRTB, também publicou recentemente uma foto com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Jair Bolsonaro. O presidente já sinalizou que pode aderir abertamente à campanha de Engler no segundo turno.

Eficácia relativa

Há também quem tente “colar” em Bolsonaro mesmo sem um endosso explícito na forma de foto ou vídeo. O deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota), pré-candidato a prefeito em João Pessoa (PB), postou uma fotomontagem ao lado de Bolsonaro e tem dito à imprensa local que, em breve, contará com apoio explícito de Bolsonaro à sua candidatura. Em diversas publicações, ele cita seu alinhamento com Bolsonaro.

Marcelo Vitorino, especialista em marketing político digital que trabalhou para Geraldo Alckmin em 2018, acredita que, mesmo com uma campanha baseada em redes sociais, é difícil que um endosso por meio de foto com o presidente impacte a campanha de forma substancial.

— Não é a figura do Bolsonaro que vai fazer com que as pessoas votem, porque eleições municipais são focadas em questões mais pragmáticas. A vaga na creche, o buraco na rua — opina.

Heitor Freire, pré-candidato do PSL em Fortaleza (CE), nega que vá tentar se associar a Bolsonaro para conseguir votos.

— Eu, pessoalmente, não vou atrás de colar na imagem do Bolsonaro. Me associam muito porque eu defendo os princípios que ele defende. Podem me associar, mas eu não vou usar o nome “Bolsonaro”.

A indefinição sobre se a associação ao presidente irá ajudar mais do que atrapalhar levou Marcos Henrique Barros Pereira, pré-candidato a vereador de Santa Maria da Vitória, no interior da Bahia, a confeccionar um santinho com a foto de Lula e de Bolsonaro, um ao lado do outro. “Juntos somos mais fortes”, diz a legenda da imagem.

Em publicação na última sexta-feira, Bolsonaro disse que não irá “participar, no 1° turno, nas eleições para prefeitos em todo o Brasil”, alegando que tem muito trabalho na Presidência e que isso “tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia”.

Já no segundo turno, especialmente em capitais com maior eleitorado, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, o presidente deve partir para o apoio explícito.

Fonte: O Globo

Continue Lendo

Paraíba

MPPB constata que 15 Municípios da PB não têm sala de coleta para teste do pezinho e cobra solução

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente conhecida como “teste do pezinho”. O problema levou o Centro de Apoio Operacional em matéria da defesa da saúde do Ministério Público da Paraíba (CAO Saúde) a encaminhar, a título de apoio funcional, aos promotores de Justiça que atuam nessas localidades, minutas de portaria e de recomendação para cobrar dos gestores a instalação dessas salas. A ação integra o Procedimento 001.2022.027175, instaurado pelo MPPB para acompanhar a triagem neonatal na Paraíba.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB), os municípios que não dispõem de salas para a coleta do exame são: Areia de Baraúnas, Baraúna, Boa Ventura, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Conceição, Diamante, Passagem, Pilõezinhos, Pirpirituba, Riachão, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Inês e de São José de Espinharas.

Conforme explicou a coordenadora do CAO Saúde, a promotora de Justiça Fabiana Lobo, a falta da coleta local impacta negativamente na cobertura da triagem neonatal, pois a puérpera e o bebê (de três a cinco dias de nascido) precisam ser levados para outro município. “Muitos não vão, comprometendo eventual diagnóstico e tratamento precoce de doença congênita”, argumentou.

Segundo ela, a implantação de sala de coleta para o teste do pezinho pode ser feita em um espaço na própria UBS (Unidade Básica de Saúde). Para facilitar o trabalho, a SES elaborou um checklist com os requisitos mínimos que devem ser atendidos pelos municípios. O checklist também foi enviado aos promotores de Justiça.

Lobo destacou também que a atuação ministerial do promotor de Justiça de Itaporanga, Renato Martins Leite, sobre a matéria norteou a minuta da recomendação enviada aos demais membros.

Promotoria de Itaporanga

O promotor de Justiça Renato Leite informou que, a partir de ofício enviado pelo CAO Saúde, foi instaurado o Procedimento 001.2024.074116 para acompanhar a taxa de cobertura do teste do pezinho nos municípios da circunscrição da Promotoria de Justiça de Itaporanga.

Foi constatado que quatro municípios apresentavam cobertura abaixo de 50% (Boa Ventura, Diamante e Pedra Branca, que não registraram cobertura do exame, e Curral Velho, com 12% de cobertura) e que três tinham cobertura acima de 50% (Itaporanga, com 84%; São José de Caiana, com 78% e Serra Grande, com 77%).

No último dia 16 de outubro, foi realizada audiência, por videoconferência, com representantes de hospitais locais, da SES-PB, do Laboratório Central (Lacen-PB) e com os secretários municipais de Saúde sobre o assunto. “Na ocasião, foi identificado que alguns dos municípios da circunscrição não possuíam sala de coleta para o teste do pezinho e que, embora alguns possuíssem a sala, a coleta do material era feita em município diverso da residência do recém-nascido”, disse o promotor de Justiça.

No dia 7 de novembro, foi expedida a Recomendação n° 20/2024 aos municípios de Itaporanga, Serra Grande, São José de Caiana, Pedra Branca, Boa Ventura, Diamante e Curral Velho, para que fossem adotadas as medidas necessárias à implantação de Posto de Coleta da Atenção Básica para o Teste do Pezinho, situado no próprio município, bem como capacitação das equipes de saúde para orientar ao acesso da população recém-nascida do respectivo município ao diagnóstico precoce de doenças raras.

Também foi recomendada a adoção das medidas necessárias para capacitação contínua das equipes de saúde responsáveis pela coleta e transporte de material biológico para o Teste do Pezinho, uma vez que, em todo o Estado, há um número significativo de amostras que não estão sendo analisadas pelo Lacen-PB por serem consideradas inservíveis.

Outra medida recomendada foi a busca ativa pelas equipes de saúde da população recém-nascida para a realização do exame. “Os municípios de Pedra Branca e São José de Caiana já informaram que já constam com o Posto de Coleta devidamente instalado. Ademais, o procedimento aguarda a comprovação do acatamento e do cumprimento da recomendação pelos destinatários”, informou o representante do MPPB.

Continue Lendo

Paraíba

Vereadores se reúnem e lançam aliança por mudança na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O grupo de vereadores composto por João Almeida, Edmilson Soares, João Corujinha, Bosquinho, Rômulo Dantas, Luiz da Padaria e Fábio Carneiro, formalizou aliança para discutir a Câmara Municipal e os avanços necessários para a cidade de João Pessoa.

Durante o encontro realizado nesta quinta-feira (28/11), os parlamentares firmaram o compromisso de ampliar a discussão sobre o que a população de João Pessoa deseja da nova Câmara e de seus vereadores, que serão empossados em janeiro.

Além da ampliação dos espaços para população, o grupo defende uma discussão do orçamento da Casa com todos os parlamentares, a criação de duas novas comissões permanentes para ampliar o debate no ambiente legislativo municipal, além da construção de espaço para receber crianças atípicas e suas mães, ampliação dos dias de sessão ordinárias e especiais e ampliação do projeto Câmara Itinerante por todos os bairros da cidade.

Na oportunidade, o grupo ratificou nome de João Almeida como candidato a presidente, deixando espaço aberto para outros vereadores se incorporarem visando a discussão de uma nova Câmara, com mudanças conectadas com a população.

De acordo com João Almeida, quem tem que decidir os rumos da Câmara são os quase 1 milhão de habitantes que hoje moram na Capital.

Já o experiente vereador Edmilson Soares disse que a Câmara tem que ter igualdade para todos os 29 parlamentares, além de ser descentralizada para que todos tenham condições de trabalho e voz ativa nas principais ações administrativas.

O vereador eleito Rômulo Dantas defende a construção de uma creche nos moldes da mantida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para atender as funcionárias da Casa, além das mães de crianças autistas.

Fábio Carneiro, que chega pela primeira vez à Câmara, disse que o grupo tem o “DNA” da palavra e vai buscar o consenso para uma Mesa eclética e democrática. Ele ressaltou que o grupo é composto por vereadores aliados de primeira hora do prefeito Cícero Lucena (PP) e que foram recentemente secretários de sua gestão, a exemplo de João Corujinha, João Almeida e o próprio Fábio Carneiro.

“O grupo quer o levar o debate para as ruas, e perguntar se a população está satisfeita com a atual gestão, que tenta sua segunda reeleição ou prefere uma mudança urgente”, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O calendário de pagamento de fim de ano do Governo da Paraíba tem início nesta quinta-feira (28), quando recebem aposentados e pensionistas. A folha referente a novembro será concluída nesta sexta-feira (29), com os servidores da ativa da administração direta e indireta. Até o próximo dia 27, em um período de menos de 30 dias, serão injetados R$ 2,4 bilhões na economia paraibana — o que inclui, além da folha de novembro, a segunda parcela do 13° salário, o Abono Natalino para cerca de 670 mil famílias, e a folha de dezembro. A iniciativa aquece setores como comércio e serviços, gerando emprego e renda em todo o estado.

O anúncio do calendário de pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais foi feito pelo governador João Azevêdo na segunda-feira (25), quando ele destacou: “É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com Capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”.

De acordo com a programação, o Abono Natalino será pago de 10 a 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. Já as datas do pagamento do 14º e 15º salários da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo