Você sabia que 92% dos serviços do INSS podem ser feitos de forma online sem precisar ir até uma agência? Serviços como auxílio-doença, aposentadorias, salário-maternidade, amparo ao idoso e a pessoas com deficiência e pensões podem ser solicitados e acompanhados pelo aplicativo “Meu INSS” ou site meu.inss.gov.br, sem precisar sair de casa. Preocupados com a retomada das atividades presenciais do INSS devido à pandemia da Covid-19 – prevista para o próximo dia 24 – o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e o INSS firmaram uma parceria e lançarão, ainda neste mês, uma campanha para orientar a população a utilizar o aplicativo, que pode ser baixado no celular.
O objetivo da iniciativa é levar informações aos usuários para evitar aglomerações nas agências e resguardar a saúde de trabalhadores e usuários. Para discutir a campanha sobre a ferramenta digital e as medidas de prevenção que estão sendo adotadas para a reabertura de algumas agências no Estado, uma videoconferência foi realizada na tarde desta sexta-feira (7), com representantes do MPT e do INSS na Paraíba.
A procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Myllena Alencar, ressaltou que é preciso um plano para uma retomada segura das atividades, que as instituições querem preservar a saúde de servidores e usuários, já que grande parte do público atendido pelo INSS é formado por pessoas dos grupos de risco para a Covid-19.
“Nesse momento excepcional em que vivemos, é importantíssimo dar a mais ampla publicidade a essa ferramenta digital do ‘Meu INSS’, a fim de promover o acesso de pessoas com maior vulnerabilidade aos serviços e benefícios disponíveis, evitando aglomerações nas agências do INSS quando do retorno às atividades presenciais, protegendo a saúde e segurança dos trabalhadores e da população em geral”, afirmou Myllena Alencar.
‘Cidadania digital’
“A campanha tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a utilização das plataformas digitais de atendimento do INSS. Além de evitar aglomeração de pessoas nas agências da Previdência Social, mitigando os riscos de contágio nesse período de pandemia da Covid-19, essa inciativa constitui, na verdade, um instrumento de ‘cidadania digital’. Nesse novo mundo 4.0, das novas tecnologias de informação e comunicação, a inclusão digital dos trabalhadores segurados é, antes de tudo, um sinônimo de cidadania 4.0”, acrescentou o procurador do Trabalho em Campina Grande, Marcos Antonio Ferreira de Almeida.
“O MPT, como órgão vocacionado à promoção da cidadania e justiça social, sente-se honrado em participar dessa parceria”, concluiu.
A campanha
Segundo o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, a parceria entre MPT e INSS visa desenvolver campanha nas redes sociais e com o apoio da imprensa para que usuários e servidores do INSS tomem os devidos cuidados quando houver o retorno presencial das atividades, com as agências preparadas e com medidas protetivas.
“A parceria visa, principalmente, a divulgação do aplicativo ‘Meu INSS’, uma ferramenta tecnológica onde o usuário não precisa se dirigir às agências do INSS, já que mais de 90% das atividades que a agência faz fisicamente podem ser feitas pelo aplicativo que já existe hoje. Essa parceria é para tornar essa ferramenta pública e transparente para todos”, acrescentou Raulino Maracajá.
INSS: 342 mil acessos à plataforma em um mês só na Paraíba
“O uso da ferramenta ‘Meu INSS’ já é cotidiano para boa parte da população brasileira, com aproximadamente 18 milhões de downloads e 6 milhões de instalações ativas. Na Paraíba, já são 150 mil downloads, sendo o município de João Pessoa responsável por cerca de 81 mil deles, com aproximadamente 27 mil instalações ativas. No último mês de julho, o INSS registrou cerca de 342 mil acessos à plataforma apenas no nosso Estado”, informou o gerente executivo do INSS em João Pessoa, Rogério Oliveira.
O diretor nacional de Atendimento do INSS, Jobson Sales Paiva, destacou que a instituição buscou experiências internacionais no tocante às práticas e aos protocolos de suspensão e retomada do trabalho durante a pandemia do novo coronavírus. Ele informou, ainda, que os canais remotos de atendimento – em especial a ferramenta ‘Meu INSS’ – teve a sua capacidade de processamento ampliada durante a pandemia e que ainda existe uma capacidade de acessos disponíveis de 350 mil acessos por dia.
Serviços mais demandados ao INSS: Auxílio-doença lidera a lista
Solicitação de ‘auxílio-doença’, ‘aposentadorias’, ‘salário-maternidade’, ‘amparo ao idoso e a pessoa com deficiência’ e, ainda, de ‘pensões’ são os cinco serviços mais demandados ao INSS, sendo que o auxílio-doença lidera a lista. Esses cinco serviços representam cerca de 80% de tudo o que se pede ao INSS e todos eles podem ser solicitados pelo aplicativo ‘Meu INSS’, segundo destacou o gerente executivo do INSS em Campina Grande, Marcus Vinicius.
Ele informou que, na retomada das atividades presenciais, só serão atendidos os casos agendados, a exemplo de ‘perícia médica’ e ‘avaliação social’, serviços que ainda não podem ser feitos pelo aplicativo ‘Meu INSS’. Marcus Vinicius reforçou a importância da campanha, para reduzir o número de pessoas indo às agências e o risco de contaminação da Covid-19, inclusive no trajeto.
“Nós temos todos os órgãos irmanados em um objetivo único, que é a segurança do cidadão e dos servidores. Esperamos que, com o envolvimento de diversas instituições, possamos nos tornar um exemplo para os demais Estados, para que possam replicar o mesmo modelo nosso de atuação”, destacou Marcus Vinicius.
Participantes
Além da procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Myllena Alencar, participaram da reunião o procurador do Trabalho em Campina Grande Marcos Antonio Ferreira de Almeida, o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, o gerente executivo do INSS em João Pessoa, Rogério Oliveira; o gerente executivo do INSS em Campina Grande, Marcus Vinicius; além do diretor nacional de Atendimento do INSS, Jobson Sales Paiva; do chefe da Divisão de Atendimento da SR4, Renan Luz e, ainda, de representantes das Assessorias de Comunicação do MPT e do INSS.