Nos acompanhe

Paraíba

Festival de Música Clássica continua nesta terça-feira

Publicado

em

O 5º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa continua nesta terça-feira (28) com quatro masterclasses de violino, viola, violoncelo e piano e quatro concertos. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura.

A programação começa às 10h, no Hotel Globo. No local, será realizada a masterclass de viola, ministrada pela violista islandesa, Ásdís Valdimarsdóttir. Nascida em Reykjavik (Islândia), Ásdís possui mestrado na Juilliard School em Nova York e na Escola de música em Detmold (Alemanha), onde seus professores principais foram Paul Doktor e Nobuko Imai. Atualmente é membro docente de viola e música de câmara no Conservatório Real de Haia (Holanda).

Também às 10h no Hotel Globo, a masterclass de violino será realizada pela brasileira Ana de Oliveira. A violinista graduou-se na classe de Rainer Kussmaul na Escola Superior de Música em Freiburg (Alemanha), onde viveu por nove anos. Apresentou-se como solista com diversas orquestras no Brasil e na Europa e como camerista em importantes festivais, entre eles Montreux (Suíça), La Villette (França), Warchauer Herbst (Polônia), Donaueschingen (Alemanha), Campos do Jordão e MIMO.

No mesmo horário, no Centro Cultural Casa da Pólvora, acontece a masterclass de violoncelo com a violoncelista georgiana, Ketevan Roinishvili. Vindo de uma família musical de Tbilisi (Geórgia), Ketevan estudou no Music Gymnasium com o professor Mikheil Khoshtaria e posteriormente no Conservatório de Tbilisi com a professora Tamara Gabrashvili. Recebeu o diploma de Bacharelado com o Professor Dmitri Ferschtman no Conservatório de Amsterdam. Estudou na “Musik und Darstellende Kunst” (Escola de música de Viena, Austria) com o professor Reinhard Latzko. Logo depois terminou seus estudos no Conservatório de Amsterdam com Floris Mijnders com o mais alto grau, Cum Laude.

Também às 10h, na Igreja de São Francisco, a masterclass será realizada pelo pianista ucraniano Victor Stanislavsky. É aclamado como um dos mais famosos jovens pianistas em Israel na atualidade. Sua carreira internacional o levou a muitos países da Europa, do Extremo Oriente e da América do Norte e do Sul. Na última temporada de concertos, ele fez mais de 70 apresentações como solista, recitalista e músico de câmara. Vencedor de mais de 13 prêmios em competições na Itália, Andorra, China, EUA e Israel.

Concertos – No turno da tarde, às 14h, no Mosteiro de São Bento, se apresentam no primeiro concerto do dia os intérpretes Ana de Oliveira (violino), Dhian Toffolo (viola) e Marcus Ribeiro (violoncelo). No programa Mozart e Liduino Pitombeira.

Já às 16h, na Primeira Igreja Batista, será a vez das intérpretes brasileiras Felícia Coelho (flauta) e Isabella Perazzo (piano). No programa, compositores como Bach e Rachmaninoff , entre outros. Natural de João Pessoa, Felícia Coelho é mestre em performance musical (flauta) pela Louisiana State University-LSU (EUA) e bacharel em música com habilitação em flauta pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Isabella Perazzo é bacharel em Piano Performance e mestre em Collaborative Piano pela University of Utah (EUA), onde estudou nas classes das professoras Heather Conner e Susan Duehlmeier.

Às 18h, na Igreja do Carmo, Tosca Opdam (violino), Asi Matathias (violino), Vilém Kijonka (viola) e Tomasz Daroch (violoncelo) serão as atrações. O programa é composto por músicas de A. Dvorak.

Encerrando a programação do dia, às 20h, na Igreja São Francisco, o concerto de violino, viola, violoncelo e flauta com os músicos Lucie Horsch, Masha Iakovleva, Dimiter Tchernookov, Ásdís Valdimarsdóttir e Ketevan Roinishvili. Lucie Horsch começou a carreira com nove anos, com sua interpretação na televisão da “Dança Húngara nº 5” de Brahms em um concerto popular no Prinsengracht (Famoso canal de Amsterdam) sob a regência de Jurjen Hempel causou uma sensação nacional.

Masha Iakovleva é nascida em Moscou onde teve suas primeiras aulas com Bojarskaya aos 7 anos de idade. Tem se dedicado intensamente com concertos beneficentes na Holanda para ajudar a Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP).

O violinista franco-búlgaro Dimiter Tchernookov é descrito como “um músico que pode realmente dar uma voz humana, a música”, e “um solista com uma tecnologia brilhante”; crítica do seu debut no Carnegie Hall com o Grand Air Trio. Em 2011, Tchernookov se mudou para Amsterdam onde construiu uma brilhante carreira orquestral.

Nascida em Reykjavik (Islândia), Ásdís Valdimarsdóttir possui mestrado na Juilliard School em Nova York e na Escola de música em Detmold (Alemanha), onde seus professores principais foram Paul Doktor e Nobuko Imai. Atualmente é membro docente de viola e música de câmara no Conservatório Real de Haia (Holanda).

Ketevan Roinishvili recebeu o diploma de Bacharelado com o Professor Dmitri Ferschtman no Conservatório de Amsterdam. Ketevan ganhou vários prêmios nacionais e internacionais entre os quais o Concurso Nacional da Geórgia e o Concurso Internacional Servais. Ela trabalhou com músicos como Dmitri Ferschtman e Natalia Gutman e faz parte do ‘Quarteto Mirovia’.

Festival – O evento terá o total de 23 concertos nas igrejas do Centro (Igreja de São Francisco, do Carmo, da Misericórdia, no Mosteiro de São Bento e na Primeira Igreja Batista) e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano). O encerramento acontece no dia 2 de dezembro, com concerto da OSMJP, no Parque da Lagoa.

Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo