Duas músicas selecionadas para o Festival de Música da Paraíba foram desclassificadas por não atenderem aos critérios do edital. Conforme a equipe de curadoria, devido à dupla desclassificação, duas canções que estavam na suplência ascenderam à lista de classificados para as eliminatórias.
Estão fora das eliminatórias as canções ‘Decolagem’ e ‘Lar de encantos’. Duas canções que estavam na suplência passaram para a lista de classificados: ‘Web Cam’ e ‘Cravar a lança’, mas a segunda canção teve de ser substituída também, pois não atendia aos critérios técnicos previstos no edital.
Assim, outra canção que estava em terceiro lugar na lista de suplentes ascendeu à listagem de classificados: ‘Santo de casa’ (de Adeildo Vieira). Já ‘Web Cam’ é de autoria do cantor e compositor Totonho.
Integrante da curadoria, o cantor e compositor Pedro Osmar explica que os critérios de desclassificação envolvem a obrigatoriedade do candidato não ter vínculo de trabalho com a Rádio Tabajara, Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Outro ponto é a necessidade do candidato não ter parentes (em primeiro grau) trabalhando em nenhum desses órgãos governamentais acima citados. Também integrante da equipe de curadoria, o secretário Lau Siqueira (Cultura) destaca que a ausência de ineditismo da canção inscrita no Festival também leva à desclassificação.
Sorteio – Nesta terça-feira (28), haverá o sorteio da ordem de apresentação dos candidatos classificados nas eliminatórias do Festival de Música da Paraíba, organizado pelo Governo do Estado (por meio da Rádio Tabajara, Fundação Espaço Cultural da Paraíba e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
O sorteio será a partir das 14h30, durante o programa Tabajara em Revista, na Rádio Tabajara, em João Pessoa. O sorteio terá transmissão ao vivo pela Rádio Tabajara FM 105,5 e também pela página da emissora no Facebook (transmissão de vídeo). Primeira eliminatória será em Sousa. A segunda, em Campina Grande.
Curadoria – A curadoria do Festival de Música da Paraíba divulgou a primeira lista de classificados para a disputa do evento, no último dia 21. Vinte e quatro canções foram escolhidas para as duas eliminatórias (ver listagem atualizada ao final desse texto).
A curadoria do festival foi feita pela maestrina Priscila Santana (do projeto Prima), os cantores e compositores Pedro Osmar e Arthur Pessoa, o secretário estadual de Cultura Lau Siqueira e o produtor Dinarte Nóbrega.
“Não foi uma escolha fácil. A curadoria teve muito trabalho para chegar aos 24 selecionados, pois o nível está muito elevado”, disse Pedro Osmar, destacando satisfação com a pluralidade sonora dos candidatos.