O “Movimento Chama Mais 1000” está cobrando do Governo do Estado da Paraíba, o cumprimento da promessa de campanha feita pelo atual governador João Azevêdo, acerca da convocação anual de mil novos professores a cada ano de sua gestão caso fosse eleito.
De acordo com o grupo, a Paraíba precisa de mil novos professores com urgência e esses docentes já teriam passado por todas as etapas de um Concurso Público e estariam na lista de classificados apenas aguardando convocação.
O “Movimento Chama Mais 1000” é um grupo fundado por diversos docentes trabalhadores da Educação e conhecedores das necessidades das escolas estaduais.
Confira a íntegra da nota emitida pela diretoria do Movimento:
“Nota sobre o movimento dos professores chama mais mil
O Movimento Chama Mais 1000 é um movimento fundado por diversos docentes que observam, como trabalhadores da educação e conhecedores das necessidades das escolas estaduais, que a Paraíba precisa de mil novos professores com urgência.
Ciente da promessa de campanha do Excelentíssimo Senhor Governador, João Azevedo, de chamar mil professores a cada ano de sua gestão através de concurso público (totalizando 4 mil novos professores ao final de 4 anos), que se lembra que João é professor e, por isso, quer valorizar a classe, diminuindo as contratações e priorizando as efetivações “pela porta da frente”, que confia no respeito do governo estadual às medidas sanitárias impostas pelo cenário pandêmico, que apoia a ciência e a prudência, para que se evite a todo custo a contaminação de mais pessoas em um cenário de risco de vida para todos.
Sabe-se que o planejamento deste governo é que entrem mais 1000 professores no início do ano que vem, para reforçar a educação do nosso estado, e somos, pelos menos, mais 1000 professores a distância de, apenas, uma convocação (ou de uma assinatura).
Mil docentes dispostos e habilitados a suprir as vagas do edital que sairia, em um cenário sem pandemia, agora, em 2020, mas que, devido à crise sanitária, não tem condições de ser lançado.
O último certame, regido pelo edital nº01/2019/SEAD/SEECT e homologado em 29/11/2019, com validade inicial de 6 meses, foi prorrogado por igual período. Com a crise sanitária, este prazo foi suspenso pela Lei Nº11.701 de 04 de junho, permitindo que a validade seja ampliada.
Passamos por todas as etapas de um concurso público, estamos na lista de classificados e tudo o que pedimos é a nossa convocação.
Vale salientar ainda que o movimento não é contra os prestadores de serviços que, assim como todos nós, precisam de seus vencimentos, que possuem famílias e responsabilidades. E através desses fatores também enfatizamos a importância desta pauta, pois na lista de aprovados existem inúmeros prestadores que fazem parte da luta e reivindicam as nomeações.
Lutamos por uma educação pública de qualidade e pela valorização do profissional docente. Somos aptos e qualificados.
Pedimos ao governador que ouça o nosso apelo e do povo paraibano.
Comissão dos professores suplentes de 2019
Movimento #Chamamais1000
João Pessoa – PB”