Nos acompanhe

Notícias

Raoni anuncia equipe que vai elaborar propostas para a Saúde da Capital

Publicado

em

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Raoni Mendes (DEM), anunciou os nomes responsáveis pelas propostas do setor da Saúde, que vão compor a sua equipe para elaborar o plano de metas a ser defendido na campanha eleitoral. Foram apresentados sete nomes de profissionais experientes na área “que vão contribuir com o plano que pretendo apresentar durante o período eleitoral”.

“Quero iniciar a semana apresentando a vocês minha grande (no tamanho e na competência) equipe de Saúde do plano de metas. É uma honra poder contar com a expertise, a vivência e o entusiasmo de cada integrante. Vamos transformar a Saúde em João Pessoa e vibrar ao ver essa cidade funcionando, podem acreditar”, ressaltou Raoni.

O democrata destacou que os escolhidos conhecem de perto a realidade dos hospitais, vivenciam os problemas da saúde e sabem exatamente o que a população pessoense precisa. “Eles estão aqui para fazer junto comigo aquilo que nos propomos: mudar o futuro dessa cidade hoje. Todas as áreas são relevantes quando se trata de gestão pública, mas somos unânimes ao reconhecer que a Saúde tem demandado uma atenção especial há muitos anos”, disse.

Veja abaixo os nomes escolhidos para a elaboração do plano de metas:

Hariad Ribeiro, farmacêutica bioquímica pela UFPB e especialista em Farmácia Clínica pelo IPOG. É presidente do SIFEP – Sindicato dos Farmacêuticos da Paraíba e consultora técnica da Mais Saúde Alimentos e Suplementos Alimentares.

Maria Elizabete Sobreira, mestra em Odontologia pela USP, pós-graduada em Cuidados Paliativos, Odontologia Hospitalar e Oncologia Odontológica. É professora do Unipê, odontológa hospitalar do Hospital da Unimed JP e odontológa da Equipe de Transplante de Medula Óssea do HNSN.

Luciana Vilar, cirurgiã-dentista, especialista em Saúde Coletiva e mestra em Odontologia Preventiva e Infantil pela UFPB. É professora do curso de graduação em Odontologia do UNIPÊ e já atuou na estratégia de saúde da família em municípios do interior da Paraíba.

Manuella Ribeiro, nutricionista com residência multiprofissional em Saúde da Família, especialista em Gestão em Saúde, mestra em Sociologia e doutoranda em Graduação em Saúde Coletiva da UFES, onde desenvolve pesquisa na área de Gestão em Saúde.

Kamyla Felix, enfermeira, especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, mestra e doutora em Enfermagem pela UFPB. É doula, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Adulto e do Idoso da UFPB, enfermeira do HU e professora da FCM-PB e do UNIPÊ.

Igor Lemos, médico, especialista em Medicina Interna e Oncologia, mestre em Oncologia pela Unicamp. É oncologista do Hospital Napoleão Laureano, Instituto Walfredo Guedes Pereira e do HU, oncologista e sócio diretor do Centro Paraibano de Oncologia, e professor da FAMENE.

Helman Campos, médico, especialista em Bioética, residência em Cardiologia, mestre em Ciências da Saúde e doutorando de Cardiologia. É chefe do Sistema Cardiovascular e do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HU e diretor técnico Cardiocenter Unimed.

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Brasil

“Alívio e sensação de missão cumprida”, diz Efraim sobre luta pelo reabastecimento de água na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho comemorou, nesta terça-feira (26), o anúncio do governo federal de que os recursos para retomada do reabastecimento de água na Paraíba seriam destinados imediatamente.

Líder da União Brasil no Senado, Efraim mobilizou a bancada e articulou nos bastidores para que o serviço fosse retomado de maneira urgente. Caso contrário, se a água não chegasse aos paraibanos, a bancada da Paraíba, em sintonia com bancada de todo o Nordeste, iria obstruir as votações de interesse do governo federal.

“O que nos move na vida pública, são momentos como esse, onde a gente vê o trabalho refletido na vida das pessoas. Meu sentimento é de que a luta valeu a pena e de que a missão foi cumprida. A bandeira da Paraíba foi respeitada”, desabafou Efraim ao receber a notícia do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

A pasta remanejou o valor de R$ 38.096.775,00 para que o Exército Brasileiro, faça realização dos pagamentos da Operação Carro-Pipa, que leva água potável para municípios localizados na região semiárida do Nordeste.

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo