A quarentena trouxe uma forma bastante eficaz para reduzir o absenteísmo nas empresas: o trabalho em home office. As faltas e atrasos frequentes de funcionários acabam gerando diversos prejuízos para a empresa. Diminuição nos lucros, perda de produtividade e conflitos internos são alguns dos problemas que acompanham o absenteísmo.
Adotar o home office pode ser uma maneira bastante eficaz para diminuir o absenteísmo elevado em muitas organizações. A expectativa é que a maior parte das empresas mantenha a rotina do home office no pós-pandemia e um dos motivos é exatamente conter o absenteísmo trazendo mais qualidade de vida e autonomia para os colaboradores.
O que é absenteísmo?
O absenteísmo está ligado a ausência, ou seja, praticar o absenteísmo é ter o hábito de acumular faltas, atrasos ou saídas antecipadas no trabalho. Em todas as empresas esse problema acontece, isso não há como evitar, o que se precisa controlar é o nível de absenteísmo.
Faltas ou atrasos ocasionais podem e vão acontecer pelos mais diversos motivos, o problema está no absenteísmo elevado, quando esta rotina se torna frequente na empresa. Um número grande de ausências no trabalho é fundamental para reduzir a produtividade e a qualidade do serviço.
As causas do absenteísmo são mais diversas como mostraremos a seguir, assim como as consequências que este hábito traz para uma empresa. Se uma empresa não controlar sua taxa de absenteísmo ela perde dinheiro e rendimento e também tende a aumentar seus índices de turnover, aumentando a rotatividade de pessoal.
Principais causas do absenteísmo
Questões do cotidiano são as principais causas do absenteísmo em empresas. Abaixo, listamos as principais causas desse hábito, confira:
Problemas de saúde
As faltas ou atrasos de colaboradores por motivos de saúde é bastante comum e compreensível. Seja por problemas de saúde consigo mesmos ou com familiares, essas coisas acontecem e acabam gerando faltas e atrasos no dia a dia das empresas.
Imprevistos de última hora
Outro fator que contribui para absenteísmo são os imprevistos de última hora. Isso é bastante comum com quem tem filhos ou cuida dos pais. Não é tão raro, pessoas faltarem ou atrasarem no trabalho por causa de um acidente com um parente ou porque a babá teve um problema e vai faltar e não tem ninguém para ficar com o filho.
Péssima mobilidade urbana
A péssima mobilidade urbana é um grande problema das principais cidades brasileiras. Ônibus que atrasa ou quebra, engarrafamentos quilométricos, filas e atrasos nos intervalos do metrô ou dos trens. Isso é bastante comum e é responsável principalmente pelos atrasos no trabalho.
Desmotivação no trabalho
Um colaborador desmotivado e que deseja mudar de empresa também é um fator que contribui para o aumento do absenteísmo. A desmotivação pode ter diversos motivos: a sobrecarga de trabalho, cultura organizacional falha, péssimas condições de trabalho, entre outros.
Como o home office ajuda a conter o absenteísmo
Como podemos ver os fatores que contribuem para o absenteísmo elevado são bastante comuns no nosso cotidiano. O trabalho em home office pode ajudar a conter esse avanço e manter o absenteísmo sob controle. Confira os principais benefícios do home office para reduzir o absenteísmo:
Diminui as dificuldades com a mobilidade urbana
Trabalhar, pelo menos, alguns dias da semana em casa é uma forma de reduzir o efeito de um dos principais fatores do absenteísmo: a péssima mobilidade urbana. Trabalhar de casa elimina a necessidade de pegar aquele trânsito ou se atrasar por conta dos intervalos irregulares do transporte público.
Melhora a qualidade de vida dos colaboradores
Trabalhar no conforto de casa também é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. As empresas podem, inclusive, ajudar os seus colaboradores a montarem um ambiente aconchegante para a realização do trabalho.
Assim, você pode ajudar profissionais a montarem uma estação de trabalho para desenvolverem suas funções de casa sem gastar muito. Dessa maneira, você consegue ajudar seus colaboradores a terem excelentes condições de trabalho no home office.
Diminui os imprevistos de última hora
Com uma melhor qualidade de vida, o trabalho em home office pode ajudar a diminuir os problemas de saúde e os imprevistos de última hora. Assim, todos os problemas que surgirem e puderem ser feitos em casa, não serão mais empecilhos para realizar o trabalho.
Um fator importante que o home office traz é a possibilidade de um horário flexível de trabalho, assim o colaborador pode mudar ou repor seus horários mudando de turno ou trabalhando mais nos dias seguintes.
Aumentar a satisfação dos colaboradores
O home office também pode ser essencial para aumentar a satisfação dos colaboradores com o seu trabalho. O trabalho em casa traz mais liberdade e autonomia para os profissionais, isso é essencial para aumentar a motivação.
Para aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, as empresas também podem fazer pesquisas de satisfação após a implementação do home office. Provavelmente, ela terá resultados positivos em comparação com o trabalho no escritório. A empresa também pode aumentar o nível de satisfação através de treinamentos online, por exemplo.