O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) vai discutir, nesta quarta-feira (15), às 20h, em uma live, em seu perfil no Instagram (@crmparaiba), as dificuldades em diagnosticar arboviroses (dengue, chikungunya e zika) durante a pandemia de Covid-19. O presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, vai conversar com a infectologista Ana Isabel Fernandes sobre as peculiaridades de cada uma das doenças, os sintomas mais marcantes que podem auxiliar no diagnóstico, além de abordar os exmes laboratoriais comuns a cada doença.
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico número 05, o mais recente da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o dia 18 de junho deste ano, foram notificados 3.393 casos de dengue, 402 casos de chikungunya e 81 casos de zika, totalizando 3.876 registros destas três arbovirores no ano de 2020, na Paraíba. No ano passado, neste mesmo período, o número de registros foi mais de três vezes maior: 10.885 casos de dengue, 811 de chikungunya e 260 de zika, sendo um total de 11.956.
“O número menor de arboviroses este ano pode ser explicado por diversos fatores, entre eles a subnotificação. Como estamos em meio à pandemia da Covid-19, que pode ter sintomas muito parecidos com a dengue, por exemplo, pode estar havendo confusão no diagnóstico destas doenças. É importante a população, médicos e demais profissionais de saúde estarem atentos que as arboviroses continuam existindo e também são preocupantes”, alertou Roberto Magliano.
Ele acrescentou que paciente deve consultar o médico para saber qual o melhor tratamento. “Nas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o tratamento, normalmente, é apenas para aliviar os sintomas. Mas é o médico quem pode dar o diagnóstico correto, solicitar os exames necessários e receitar os remédios adequados”, completou o presidente do CRM-PB.
Semanalmente, o CRM-PB tem realizado discussões e troca de experiências médicas sobre diversos assuntos relacionados à pandemia de Covid-19. “Estamos ampliando os debates, trocando experiências, alertando e informando médicos e população em geral com nossas lives no Instagram e webinares em nosso canal no Youtube”, destacou Roberto Magliano. Já foram discutidos temas como saúde mental, atendimento à gestante, tratamento medicamentoso para pacientes graves, doenças dermatológicas, pacientes oncológicos, interpretação laboratorial, atendimentos pediátricos, dentre outros.
Live CRM-PB
Assunto: Como diagnosticar arboviroses em meio à pandemia de Covid-19?
Data: 15/07/20
Hora: 20h
Local: Instagram – @crmparaiba