Nos acompanhe

Paraíba

BNB será agente de inovação nas 40 maiores cidades nordestinas de médio porte

Publicado

em

Anúncio foi feito na abertura do I Fórum BNB de Cidades Médias G20+20

João Pessoa, 23 de novembro de 2017 – O Banco do Nordeste vai disponibilizar agentes de inovação nas 40 maiores cidades de médio porte da Região. Eles vão trabalhar como catalisadores do aumento de produtividade em projetos inovadores e estruturantes, capazes de alavancar o potencial de crescimento dos municípios.

O anúncio foi feito pelo presidente do BNB, Marcos Costa Holanda, na abertura do I Fórum BNB de Cidades Médias G20+20, realizada nesta quinta-feira, 23, na sede da instituição, em Fortaleza. O evento prossegue até amanhã, quando ocorrerá uma feira de negócios.

Segundo Holanda, o Banco do Nordeste também concederá certificados de gestão aos municípios e mediará o encontro entre as demandas estruturantes e as ofertas de investidores privados. Além disso, o Banco do Nordeste e o Governo de Israel deverão compor um fundo de R$ 20 milhões voltado para apoiar iniciativas inovadoras das prefeituras. O BNB pretende ainda financiar projetos de infraestrutura por meio de parcerias público-privadas.

“A maneira mais efetiva de apoiar toda a Região é fortalecer seus polos regionais. Por isso, estamos investindo neste importante grupo de municípios responsáveis por um terço do PIB do Nordeste, fora o das capitais. Eles representam uma região competitiva, diversa e com grande potencial de crescimento econômico, que é o que o investidor procura”, afirmou Holanda.

O I Fórum BNB de Cidades Médias G20+20 conta com a presença de especialistas e representantes de organizações de grande expertise para debater a importância das cidades médias na dinâmica econômica da área de atuação do BNB.

Além de Marcos Holanda, participaram da abertura do evento o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, o economista-chefe do BNB, Luiz Alberto Esteves, e os representantes da Fundação Dom Cabral, Luiz Antônio Athayde, e da Fundação Getúlio Vargas, José Henrique Paim. Eles discutiram sobre a importância das cidades médias para a estratégia de desenvolvimento regional.

A programação também incluiu painel sobre os programas governamentais alinhados aos objetivos do Fórum G20+20, com representantes dos ministérios das Minas e Energia, Cidades, Integração Nacional e Turismo. No primeiro dia de evento, também houve identificação e apresentação de investimentos privados instalados em cidades de médio porte com resultados expressivos em termos de impacto econômico.

Feira de Negócios

O segundo dia do fórum, nesta sexta-feira, 24, será dedicado à realização de uma feira de negócios, com participação de representantes de prefeituras, Banco do Nordeste, parceiros institucionais, órgãos governamentais, instituições de pesquisa e investidores/iniciativa privada. Empresas expositoras apresentarão seus portfólios de produtos e serviços a gestores dos municípios participantes, que, por sua vez, exporão as oportunidades de projetos em suas respectivas cidades.

As empresas expositoras participantes são oriundas das áreas de saneamento, energia, gestão pública, transporte, tecnologias da informação e comunicação, urbanização, entre outras, e foram selecionadas de acordo com experiência em estruturação de parcerias público-privadas ou concessões públicas e atuação com o poder público municipal.

Estudo

O Banco do Nordeste iniciou em 2017 a análise do perfil de cidades situadas na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com foco nos municípios considerados de médio porte e com maior capacidade de expandir, aos territórios do seu entorno, os efeitos de investimentos e demais ações desenvolvidas.

Com base no estudo “Cidades Médias do Nordeste: Estrutura Produtiva, Infraestrutura Municipal e Modelos de Gestão”, realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), foram identificados 40 municípios considerando primordialmente o critério populacional: número de habitantes acima de 100 mil, excluindo desse padrão as capitais e os municípios de suas respectivas regiões metropolitanas.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo